fevereiro 09, 2012

The Secret Circle: Episódio 1

*Para os novatos, um link útil de introdução aqui.
Para quem não sabe, todas as séries antes de receberam o sinal verde para realmente começarem seus trabalhos, tem de mostrar aos estúdios como a história é de fato; e assim nasce o piloto. Nem sempre o coitadinho vai ao ar. É comum que sejam refeitos partes ou outras vezes o episódio por inteiro (olaaá True Blood). Alguns conseguem o aval, mas passam por reformulações antes de irem ao ar.

The Secret Circle é um desses casos. Muito embora eu faça jus ao meu nome – neé fangirl – e seja adoradora do livro que gerou essa série, tive minhas ressalvas. O que dizer? Eles me oferecem bruxas adolescentes (fantasia + drama + romance) que não usam varinhas, sabem se vestir e ainda têm uma trilha indie excelente; sinceramente, o que vocês esperavam que eu fizesse além de aceitar?! 

RECAP EPISÓDIO 1: Pilot (Piloto)

♪Young Blood – The Naked and Famous♫

Cassie Blake (Britt Robertson) vem curtindo a música acima, quando um maluco ultrapassa. Logo depois o pneu de seu carro estoura. Ela chega a tentar pedir ajuda ao maluco que a ultrapassou, que parou mais a frente na estrada, mas no final o carro segue em frente.

Cassie então telefona para sua mãe (cameo de Emily Holmes) avisando sobre o pneu e enquanto as duas discutem sobre o assunto, vemos um rosto escondido em um carro em frente à casa dos Blake. O dono do rosto sai do carro e a ligação entre as duas cai.


Em seguida à medida que o dono-do-rosto, vou chamá-lo de Cara Suspeito, começa a fazer coisas simples com objetos inanimados, alguma coisa bizarra relacionada aos objetos acontece dentro da casa. Ele joga a água de uma garrafa mineral no chão; água começa a jorrar da pia. Ele risca um fósforo; o fogo da panela sobe. Quanto mais fósforos, mais fogo. Logo a casa inteira está em chamas e era uma vez a mãe de Cassie.


Pausa para a abertura. Que é uma bela porcaria por sinal. 

♪I Go Away – MNDR♫
Um mês depois nossa garota Cassie está se mudando para a casa de sua – um tanto jovem – avó (Ashley Crow – isso, a mãe da Claire de Heroes) na cidade de Chance Harbor, Washington, onde ela se instala no antigo quarto de sua mãe. No minuto seguinte é noite, Cassie está saindo do banho quando nota sua janela aberta e o vizinho gato dando uma espiadela. Eu já adoro esse carinha: ele é tãããããão anos 90! Cassie fecha a janela, troca de blusa e... ei, a janela está aberta!


Antes de dormir Cassie ganha um beijo de boa noite e um conselho de avó para o caso de ter problemas para dormir, já que no dia seguinte é primeiro dia de aula na nova escola. O conselho? Conte as estrelas.


Pela manhã Cassie já está na sala da Diretora Chamberlain (Natasha Henstridge), recebendo boas-vindas. Ao que parece ela e a mãe de Cassie eram boas amigas. Sei. Do lado de fora dois rapazes, Vizinho-anos-90 e um cara de longos e curvados cílios (hei, é o John Connor!) conversam sobre a chegada de alguém. Obviamente estão falando da nossa mocinha.

Em seguida Cassie tenta abrir seu armário quando duas garotas a abordam no corredor. Uma delas, a bonitona de cabelos lisos e jaqueta de couro, solta um ‘você é muito bonita’ e as duas seguem em frente como se nada tivesse acontecido. OK, isso foi muito esquisito. Logo depois outra garota aparece; se apresenta, ‘Hi I’m Diana’ (Shelley Hennig) e a convida para dar uma passada no Boat House, obviamente o point da galera pós-escola.


♪A Heavy Abacus – The Joy Formidable♫

Ela resolve aparecer e dá de cara com um gatão homem de lindos olhos azuis que imediatamente a reconhece como a filha de Amelia Blake – até que enfim, estava começando a achar que essa mulher não tinha nome. Eles começam a conversar e ele simplesmente declara que amava Amelia. Ok, isso foi muito mais esquisito, mas só pra arruinar o que eu acabei de dizer ele segue adiante com sua conversa (esquisita)² bem assim: 
- Estava escrito. 
- O quê estava escrito? – pergunta Cassie. 
- Nossas famílias estão escritas nas estrelas. Estamos destinados, têm sido assim sempre.


Antes que alguém possa gritar ESQUISITO, Adam Conant (Thomas Dekker), o cara dos cílios femininos, interrompe seu pai – esquisitice dobrando por minuto – de dizer mais alguma coisa, anunciando que a hora de beber ainda não chegou. Bem, isso explica muita coisa.

Os dois conversam um pouquinho e Cassie senta para fazer um pedido. Mal Adam sai, as duas garotas de antes aparecem novamente e se sentam a mesa. Elas são Melissa Glaser (Jessica Parker Kennedy) e Faye Chamberlain (Phoebe Tonkin). Embora Melissa seja bem agradável, não se pode dizer o mesmo de Faye, que protagoniza outra rodada de Conversa de Gente Anormal. Sério qual é a do roteirista?


Finalmente Cassie se irrita e resolve ir embora. Enquanto ela se vai e entra no carro, Faye e Melissa deduzem que ela não deve saber ainda (que ela é uma bruxa, shhhhhh é segredo), então, Faye decide dar um empurrãozinho.

Ela olha fixamente para o carro de Cassie e logo depois fumaça começa a sair pelo capô. Cassie tenta sair, mas está trancada por dentro. Para piorar o veículo começa a pegar fogo e todo mundo se espanta, inclusive Faye e Melissa. Adam aparece para ajudá-la, mas não consegue abrir a porta. Ele passa uns segundos olhando para o fogo até que ele se apaga e finalmente a tranca abre e ele tira Cassie de lá.


Depois do susto os dois conversam sobre o que aconteceu, inclusive com Diana, que logo aparece. Adam afirma que o carro simplesmente pegou fogo, enquanto Cassie está decidida que foi outra coisa. Deixa para que Diana aviste Faye e Melissa saindo do Boat House. Diana insiste que Adam leve Cassie em casa e ela infla e murcha no momento seguinte ao saber que Adam é namorado de Diana. Opss, eu prevejo um amor proibido. 

♪We Won’t Run – Sarah Blasko♫ 

Já na frente da casa de Cassie os dois voltam a falar sobre o incidente com o carro e rola o maior clima. Ohhh, eles não são fofos?! Mas então, Cassie resolve falar sobre o elefante na sala, que atende pelo nome de Diana. Antes que ela vá embora, Adam tenta se desculpar pelas coisas que seu pai disse, mas Cassie não o levou muito a sério e diz que seu pai é um ‘fofo’. Hum, fofo não é exatamente a palavra que eu usaria para definir Sr. Olhos Azuis.

Bem mais tarde, Diana resolve tirar a história do carro a limpo com Faye. As duas discutem a respeito da idiotice e sobre contar ou não para Cassie a verdade. Diana parece realmente preocupada enquanto Faye só falta pular de alegria com a realização de que toda a história sobre o Círculo é verdade e que eles passaram a ter poder de verdade com a garota na cidade.

Diana ameaça Faye a não fazer nada e Faye devolve com um: - Quer tentar de novo? Porque eu meio que não acreditei, você não? AUCH! Cara, eu já adoro essa Faye.


No dia seguinte Cassie sai pela cidade em busca de sua avó e dá um encontrão em ninguém menos que Cara Suspeito. Ele a reconhece como a filha de Amélia (mais um?!) e se apresenta como um velho amigo. Seu nome é Charles Meade (Gale Harold) e a próxima coisa que vemos é uma saltitante Diana, feliz que Cassie conheceu o PAI dela. YIKES! Esse episódio fica mais bizarro a cada minuto que passa. Elas se despedem de Charles e depois de perceber a aflição de Cassie, Diana resolve ajudá-la.


Corta para a avó de Cassie, Jane Blake, se encontrando com a Sra. Chamberlain, Dawn. Elas falam sobre o incidente do carro e Jane demonstra suspeita em relação a isso tudo com adolescentes ‘praticando’. Desculpa, elas não estão falando de sexo. Dawn assegura Jane que é impossível que eles estejam ‘praticando’ e que manterá um olho neles, pois elas não podem deixar que ‘aconteça de novo’.



Diana leva Cassie até uma casa abandonada no meio do mato onde ela encontra Melissa, Faye, Adam e Vizinho-anos-90 que finalmente se apresenta: - Oi vizinha. Sou Nick, também conhecido como o Cara-na-janela. Outra forma de dizer isso é: Sou Nick Armstrong (Louis Hunter), o vizinho pervertido que parece integrante de boyband.

Cassie fica nervosa, e não é pra menos. Diana começa a fazer rodeios e Faye perde a paciência e simplesmente fala a verdade: Você é uma BRUXA, duuuhh!


Parece a abertura da caixa de Pandora; depois que a tampa sai (duuuh, você é BRUXA) todos começam a falar sobre feitiços (só conseguem fazer os medíocres), ancestrais (são parte de um legado), diários de bordo (que mostra cada linhagem), círculo (completo tem 6 pessoas), família (fazem parte do círculo), ritual (que os unirá para ajudar a controlar os poderes.)...  

Oh-oh, muita informação para a cabecinha loira de Cassie. Ele se espanta e sai correndo pelo bosque. Adam vai atrás e tenta fazer com que ela veja que é tudo verdade, mas a garota continua duvidando. Alôooô, mágica não existe!, é só o que ela falta dizer. Adam se oferece para mostrar então. Yee!

Ele dá a Cassie uma folha contendo uma gota de orvalho e pede que ela se concentre nela em suas mãos e diga: “Uma gota de água, tão leve quanto o ar”. Ela tenta, mas não dá certo. Ele então põe suas mãos embaixo das dela (e eu dou risinhos cínicos para os dois) e eles tentam novamente.

A próxima coisa que você vê, são os dois rodeados por inúmeras gotas de orvalho suspensas no ar (MUITO GAY, mas muito bonito). Os dois ficam tão envolvidos com a ‘energia’ que quase se beijam, mas Cassie (boa menina!) se esquiva e sai correndo enquanto as gotas despencam e Adam fica pra trás.


Adam volta para contar o que aconteceu e recebe reprimenda geral. 
Diana: Você fez magia com ela? 
Adam: Eu pensei que se ela soubesse do que era capaz, ela não teria tanto medo disso. 
Melissa: Vocês fizeram a água flutuar? 
Faye: Que romântico! 
Nick: E depois você simplesmente a deixou fugir. 
Adam: Eu perdi o controle.
Faye: Parece mesmo.

PWUHAUHAUAHAUH! Mas não sei por que eu acho que essa conversa soa bem pior na minha cabeça:
Diana: Rolou um clima entre vocês? 
Adam: Não foi minha culpa, eu achei que o que eu estava sentindo fosse só por causa dos poderes e tal... 
Melissa: Mas é sério esse negócio com a água? Que brega! 
Faye: Que romântico! (soando dez mil vezes mais sarcástica) 
Nick: E aí ela te deu um pé. 
Adam: Eu não consegui me controlar! 
Faye: Eu notei, com toda essa ‘energia’ solta por aí...
Tá parei. Voltando para o recap.

♪Wrong Time Wrong Planet – Does It Offend You, Yeah?♫

Cassie resolve procurar o pai de Adam e pergunta sobre sua mãe e os motivos dela para ter ido embora. Ele deixa escapar que tem algo a ver com o pai dela e o fato dele ser um ‘cara mau’, mas antes que ele possa dizer algo mais, Charles chega e os interrompe. É evidente que os dois não se dão bem e parece que eles só precisam de um motivo para quebrar um a cara do outro. Adam também aparece. Enquanto ele vai ajudar seu pai, Cassie escapa.

♪DNA –The Kills♫

Enquanto os outros estão à procura da loirinha, Faye está na marina aproveitando seus poderes como uma boa menina má. Ela apaga as luzes, chama trovões e faz chover. Do outro lado Diana encontra Cassie. Ela continua irredutível, agarrada a idéia de que a mãe manteve isso em segredo para protegê-la e ela deveria continuar assim.

Quando a chuva começa a virar uma tempestade as duas percebem Faye do outro lado e vão atrás dela. Faye parece estar se divertindo, mas resolve parar quando Diana quase me machuca. Mas, opss, a tempestade se rebelou e não a obedece mais. Cassie então avança e a faz parar, sozinha. As meninas se impressionam, mas Cassie deixa claro que não quer saber de nada disso.


Ethan Conant (Adam Harrington), o pai de Adam, está bebendo no escuro quando Charles entra. Ele começa uma conversa esquisita sobre beber demais, falar demais, tsk, tsk, não gosto disso. Ele imagina então um cenário no qual Ethan acaba caindo na água e se afoga. Em seguida pergunta a Ethan se ele sabe como é se afogar. E por mais que o coitadinho não saiba, Charles, faz com que ele experimente ali mesmo como seria. AHHHH, que feitiço mais perfeito! Do mal, mas perfeito. Bem, Ethan pode se considerar avisado.


Pula para Dawn pronta para abrir a porta de casa quando ela simplesmente abre sozinha, ou melhor, se empurra sozinha. Ela parece assustada por alguns segundos ao mesmo tempo que Charles vem subindo a escada e quando Dawn vira, sua expressão é bem amistosa. Parece que o assunto Ethan era um termo que os dois já haviam discutido anteriormente e ela parece satisfeita que ele tenha resolvido. O próximo item da lista é Cassie e embora Charles tenha duvidas se ela fará ou não o que eles precisam, Dawn lhe assegura que eles não precisam fazer nada; o Círculo sozinho fará isso por eles.


Na casa dos Blake, Cassie se prepara para dormir e observa as estrelas fosforescentes SE MEXEREM (eu quero, mãe!). Ela ouve um ruído estranho vindo da lareira, aliás, de uma peça da lareira e quando ela vai inspecionar o objeto, percebe que ele está solto e por detrás um caderninho escondido. É o Livro das Sombras. No meio dele Cassie encontra uma carta de sua mãe alertando-a dos perigos que ela corre.


COMENTÁRIOS

De modo geral, achei que foi um bom episódio e uma boa forma de começar a história. Olhando de um ponto de vista estritamente fechado e focado no livro, mudanças bruscas foram feitas, mas como estamos falando de adaptações, nada mais justo do que aceitarmos que são públicos diferentes, portanto modificações são necessárias. 

Ainda não me sinto muito confortável com alguns personagens. Britt Robertson às vezes não me parece muito confortável na pele de Cassie e Diana tem um ar panaca demais para o meu gosto. Ethan, o pai gato bebum de Adam, foi um bônus que eu não esperava e adorei. Melissa e Nick me parecem café com leite. Eles não tiveram lá muitas falas e alguém do figurino precisa fazer alguma coisa com os dois e logo. Faye e Adam são os que mais convencem e o elenco adulto (salvo Charles em determinados momentos) está perfeito. 

Obviamente algumas falhas de execução eram esperadas. Detalhes como o figurino, a idade dos atores ou até mesmo as falas são as que mais pesam. O que dizer de todo mundo na cidade reconhecendo Cassie e vindo falar com a garota do nada? Até eu ficaria assustada! Mas acredito que a maior gafe tenha sido cometida com Adam Harrington e aquela fala de Ethan sobre amar Amelia. Demais esquisito. Até constrangedor.

Mas nada disso me deixou mais aborrecida do que esses malditos clichês sendo reciclados. Uma bruxa que não percebe que tem o dedo de alguém quando sua cozinha vira fogueira de São João e não se salva? E a carta com o aviso que na verdade não ajuda em porcaria nenhuma a não ser comprovar que a pessoa que a escreveu realmente era muito idiota ou muito ingênua.

O momento romântico também foi bem brega, como disse Faye, Que romântico! Nem tanto pela coisa com a água flutuante, essa parte foi bonita, mas sim o estou-a-fim-de-beijar-um-cara-comprometido e o tal cara comprometido com essa de sou-comprometido-mas-não-resisto-a-energia-entre-nós? PFTTTTTT. Eu vou ter ataques com toda essa coisa de fomos-destinados-um-para-o-outro.

Mas pelo menos não temos varinha. Não me entendam mal, eu adoro HP, mas pra mim já deu. Tragam-me as bruxas que só precisam apertar os olhos e tudo acontece. Natureza uma ova, isso é que eu chamo de feitiço.

*Agradecimento especial ao pessoal do www.secretcircle.com.br que me permitiu usar os screencaps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME