maio 23, 2012

Let Yourself In Review

Acho que não consigo deixar muito claro, mas eu gosto de um visual mais limpo, principalmente quando temos artistas estreando. Nos dá tempo para acostumar com o nome do indivíduo, do CD e marcar na memória coisas boas a respeito da música, que de fato, é o que importa. Quero dizer, é interessante ver artistas que constroem suas carreiras em cima de uma determinada imagem, mas no fundo, voltamos sempre pelo prazer de ouvi-los.

E vou te contar, que vontade eu tenho de ouvir Tiago Iorc! Eu olho esse sorriso fácil e meio tímido, com o violão por perto e parece que as canções instantaneamente aparecem na minha mente. E o que dizer então da versão para o mercado asiático? Fotos em preto e branco são simplesmente lindas.


Com seu álbum de estreia, Iorc foi trilha de novelas (Viver a Vida e Malhação, por exemplo) e explorou um som aconchegante, agradável ao ouvidos e até certo ponto, seguro. Seguro por ser descomplicado, mas acredito que não tinha como ficar melhor se levarmos em conta que ele teve apenas semanas para produzir Let Yourself In.

À primeira vista é difícil acreditar que estamos falando de um brasileiro – cantando em um inglês bem neutro de sotaques. Há toques aqui e ali de algo que lembra Matt Wertz, Jason Mraz e o incrivelmente agradável e algumas vezes surpreendente John Mayer. Por favor, não se deixe enganar. Por entre esses mesmos toques pode-se perceber o quanto Iorc pode mais e a simples ideia de todo esse potencial inexplorado me deixa cheia de esperanças.

ANÁLISE PARCIAL

1. No One There
Iorc abre os trabalhos sem medo de mostrar que tem algo a dizer. E meus caros, como ele têm. Segue a tradução do trecho, que acho um pouco ambígua: 
They'll try to fix you up, try to fit you in
(Eles vão tentar te consertar/"tentar armar para ti", tentar te moldar) 
Try to make you proud, of what you've been
(Tentar te deixar orgulhoso do que tens sido) 
Who's to say what's good enough
(Quem é esse para dizer o que é suficiente), 
Or when it's safe to try?
(ou quando é seguro tentar?) 
When truth lies inside
(Quando a verdade fica [por] dentro.)
2. Blame
Tem cara de hit e foi single. Bem mais animada e roqueira, eleva os espíritos. Aquela que, para você que não tem conhecimento algum em inglês, a letra não importa, melhor mesmo é balançar a cabeça e os pés com o ritmo. Mas se você quer mesmo saber, serve para o seu (sua) ex cretino(a) que gosta de se fazer de vítima.

3. Fine 
Foi a música que me apresentou para o trabalho de Iorc, aquela que foi parar em dorama coreano e projetou o rapaz para o mercado asiático. De sua letra provém o título do álbum. Essa é provavelmente a faixa que faz uma meia pá de pessoas ficarem com cara de ‘?’ pensando, "É o John Mayer?". "Nah, é o Ryan Star". Pftt.
A faixa trata desse sentimento de aceitação e adrenalina ao deixar alguém fazer parte da sua vida, e faço agora coro e peço; let yourself in.

4. Nothing But a Song
Aqui sim temos o toque John Mayer-dos-primeiros-anos. Balada deliciosa e uma de suas canções mais executadas e mais conhecidas. Sinta a vibe... e cantarole Hum dap dararah~ Hum dap dararah oh~ 

5. Scared
Repete um pouco o clima de Fine, embora soe mais como uma continuação do que com um mais-do-mesmo. Não foi à toa que ela deu a Iorc o prêmio em um festival de música da PUC. Seja como for, ela prepara terreno para...

6. Ticket To Ride
Quem em sã consciência teria c*lhões para se meter nas águas escuras que é fazer versão de uma obra perfeita dos Beatles? Iorc tem e ainda por cima traz toda a loucura que é um arranjo em jazz, o que me faz parar por um segundo e morder minha língua por maldizer o estilo por aí. Mas convenhamos, se todo jazz fosse assim... *suspira*. Soa Jamie Cullen demais para você? É, eu sabia que alguém ia bancar o puritano.

7. There’s More To Life
É uma meia-lua ou é uma vassourinha batendo pratos que eu escuto? Seja como for eu me entrego de bandeja para o que quer que ela esteja liderando. Viu o que eu disse sobre jazz? É disso que eu falo, mas como estou ocupada demais cantando, por favor, me deem um minuto.
♪ Don't try to break me.
Don't try to save me.
It won't be easy to try.
Don't try to make me get high on something.
I've had this feeling inside, for so long ♫

8. It’s Not Time
Ah, blues, como eu te adoro! Como eu gostaria de dizer todas as sensações maravilhosas que essa faixa me trás, mas ainda não é hora, vou apenas ir me ajustando e quando estiver pronta eu aviso vocês.

9. My Girl
Mais uma versão, dessa vez do The Temptations – para aqueles que adoram uma Sessão da Tarde, me digam, qual é nome do filme? cofMeuPrimeiroAmorcof Bem, finalmente eu tenho que baixar a bola e dizer que normalmente nem ouço essa. Ela não me parece lá muito excepcional ou qualquer coisa e de outra forma eu realmente prefiro o vocal original – anos de ouro da Motown.

10. When All Hope Is Gone
Sinceramente, eu venderia meu fígado para ter visto como Iorc escreveu essa letra. E eu nem sequer vou tentar explicar como ela fecha (ou quase) o CD com chave de ouro. Sem mais delongas, a tradução: 
Wait a minute, step back – Espere um minuto, pare aí
Get a little closer – Chegue um pouco mais perto
We're just a little off track trying to get it all done – Nós estamos só um pouco fora de rumo ao tentarmos fazer tudo
I think I'll pour another glass – Eu acho que vou encher outro copo
I'm feeling kind of sober – Estou me sentindo meio sóbrio
We're just a little off track trying to get it all done – Estamos só um pouco fora de rumo ao tentarmos fazer tudo

On it goes – Segue em frente
And still nobody knows – E ainda assim ninguém sabe
What we're all fighting for – Pelo que estamos todos lutando
Soon when all hope is gone – Logo quando toda a esperança se vai
We'll find love – Nós encontraremos amor

Wait a minute, step back – Espere um minuto, pare aí
See what's going over – Veja o que está acontecendo
People watching our backs protect us from each other – Pessoas tomando conta de nós, nos protegem um do outro
It's just another way of sitting back and blaming others – É apenas outra forma de não levantar um dedo (‘não fazer nada’) e culpar os outros
We're just a little off track trying to get it all done – Estamos apenas um pouco fora de rumo ao tentarmos fazer tudo

On it goes – Vai em frente
And still nobody knows – E ainda assim ninguém sabe
What we're all fighting for – Pelo que estamos todos lutando
Soon when all hope is gone – Logo quando toda a esperança se vai
We'll find Love – Nós encontraremos Amor

11. Nothing But A Song (Acoustic) - faixa bônus
Replay em versão acústica. Sinceramente? Prefiro essa.
--

Concebido ás pressas, por um jovem que exala o dom de cantar e compor, apostando na boa recepção de apenas uma música e tendo até encantado o mercado asiático, Let Yourself In, prova que não é uma obra-prima, é apenas o mínimo que podemos esperar de seu criador. E se em algum momento eu deixei de dizer que ele também é um colírio para os olhos, bem... posso usar em minha defesa que sou meio ciumenta?

JÚRI FINAL

- Nota: Tde Talento não se discute, nem quando ele só tem uma semana pra se revelar.
- Capa: Versão alternativa japonesa – que rouba todo o brilho luminoso de um sorriso tímido e transforma numa introspecção em escala de cinza. #PedroBialFeelings
*Fangirlmomêtro: Febre de 38,5° – Seriamente preocupada com a gravidade da situação (codinome: vicio)

BANCO DE DADOS

*Título: Let Yourself In
*Artista: Tiago Iorc
*Gravadora: Som Livre
*Ano: 2008
*Estilo: soft rock, pop rock, pop
*Álbum de estúdio
*Tracklist:
  1. No One There
  2. Blame
  3. Fine
  4. Nothing But a Song 
  5. Scared
  6. Ticket To Ride
  7. There’s More to Life
  8. It’s Not Time
  9. My Girl
  10. When All Hope Is Gone
  11. Nothing But A Song (Acoustic)

 Imagens: Encartes Pop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME