agosto 19, 2012

Malhação (2012/2013): Primeiras Impressões

Então, a nova Malhação começou. Mas como isso soou estranho vamos refazer essa frase dizendo que a nova temporada de Malhação em 2012 começou. E aí, melhorou? Não né? Embora essa ladainha soe velha, e velha seja, parece que o novo reside no velho e uma das frases da canção mais arco-da-velha desse país me vem à mente: “panela velha é quem faz comida boa”. Ok, o que isso quer dizer?

Para quem, assim como eu, se aproximou dessa nova temporada com a mesma espontânea-se-apossaram-da-minha-TV-vontade se surpreendeu e talvez saiba que eu não deveria ter me sentido assim, afinal, não acompanho a novelinha há anos, no sentido de, não vejo uma Malhação do primeiro ao último capítulo & torcendo pelos mocinhos desde os tempos de Guilherme Berenguer (ainda com sotaque) e a Vagabanda. Ah, bons tempos!

Portanto, desde minha última tentativa – PFTT, eu devia saber que o Fiuk de herói não ia dar em nada – eu não esperava nada de muito novo nessa temporada, mesmo com as chamadas tendo feito o trabalho delas; i.e. chamar a minha atenção. E verdade seja dita, com exceção da moda, porque essa dificilmente permanece a mesma, essa nova Malhação é velha. E mesmo assim é um sopro de juventude. Literalmente. Salvos os personagens reincidentes, ou atores reincidentes melhor dizendo, tá tudo novo.


Nesses 5 capítulos que foram apresentados, voltamos aos tempos da escola, com personagens genuinamente adolescentes; com cara de adolescente, nada de gente de 25 anos se passando por 15. Foi mal, acertei alguém aí One Tree Hill e Barrados no Baile (Beverly Hills, 90210)?

E junto com esses rostinhos jovens uma onda de hormônios veio com eles e me lembrei de como era ter essa idade e claro, como eu sou uma velha. #MomentoDeprê

Para todos que estão por aí, a maioria sabe o que é/foi ser adolescente. E nesse novo pacote temos de tudo um pouco. O primeiro beijo, o primeiro amor. Aquele sentimento de insatisfação, incerteza, incompreensão e rebeldia, todos num mesmo bolo. A vontade de fazer tudo o que dá na veneta ao mesmo tempo do não querer fazer nada. Curtir a vida. Curtir os amigos (não estou falando sobre Facebook). Curtir a vida.


Quanto tempo faz que não vemos o que é ser jovem, puramente jovem, no melhor sentido da palavra? Você pode até citar Rebelde, mas isso é outra história.

A nova abertura também é quase tudo o que eu disse, em formato audiovisual. AMO a abertura. I FREAKING LOVE essa abertura. Sério. Ela é linda, tem uma canção que é perfeita, num sentido bem amplo, e basicamente já sei que vou colocá-la naquela prateleira da minha mente onde ponho essas coisinhas que me fazem sentir saudades dos velhos tempos. Gosto do feeling dessa história, o que já exprime minha aprovação quanto à troca de escritores. Gostei dessa dupla. Elas trouxeram personagens com os quais nos conectamos e nos instigam a torcer e obviamente, assistir.

Temos as amigas de infância Lia (Alice Wegmann) e Ju (Agatha Moreira). Uma rebelde e outra romântica. As duas são quase inseparáveis. Ju está interessada por Dinho (Guilherme Prates) e chega a lhe dar um beijo, mas o garoto só quer curtição, tanto que já deu uma ‘curtida’ com Lia, há tempos atrás.


Em uma cena, as amigas chegam a prometer não deixar sua amizade ser abalada por um garoto. Duh, alerta de "essa amizade com certeza vai para o ralo por causa de um garoto".


Dinho (o tal garoto pivô) tem dois pais instáveis e como melhor amigo, Orelha (Davi Lucas), um garoto sem noção que tem um videoblog (?) sobre as fofocas da escola. Estou sintonizando #GossipGirlFeelings

Orelha realmente não tem filtro e fala o que pensa, e muito do que pensa não é nada agradável. Rafael (Rodolfo Valente) é um dos alunos que sofre com a perseguição de Orelha e também dos outros colegas. Yep, Bullying à vista.


Rafael é bem unido com Morgana (Cacá Ottoni), uma garota meio desligada, que teria uma vibe riponga se esta Malhação se passasse nos anos 70, mas como estamos em 2012, ela curte leituras de runas, sonha com fadas e elfos e outros tantos termos de RPG além de gostar da saga Crepúsculo (Twilight).

E como hoje em dia tem que ter uma oferecida - não, espera, esse termo é da minha época - temos que ter um projétil de periguete, com vocês Fatinha (Juliana Paiva), para os íntimos, Facinha.

*super me espoquei de rir nessa cena!

O enredo que envolve os adultos – professores, pais, donos de lanchonetes/cyber café/points e qualquer outra figura de autoridade que passe por mais de 30 anos – ainda precisa de mais desenvolvimento por isso, não vou comentar.

Contudo, uma figura um pouquinho mais velha, tem todo o meu apoio para aparecer mais, nem que seja pegando menininha de colégio.

*não tinha screencap melhor, mas vocês tem que se lembrar dele na novela das 9 como o filho revoltado da Dagmar (Chris Vianna). Moreno alto, bonito, sensual e garoto de programa (!). Lembrou agora?

Não tenho qualquer problema em dizer que meu corpo se desliga da mente toda vez que Rodrigo Simas aparece. GZUIS!, tenho encarado até Dança dos Famosos por você, búniito! *fazapiscadinhadoFabian*.

E falando em galãs, todo mundo já sabe quem vai ganhar esse titulo nessa temporada, certo?


Depois de tantas releituras do que é a adolescência, não temos como escapar dos clichês e lugares-comuns, mas ter essa idade é isso mesmo, não dá pra negar. As vezes até dá, mas fugir que é bom, não, péssima ideia. Então ao invés de inventar tramas complicadas, com mistérios sobrenaturais, e viradas dignas da Televisa, a nova Malhação, resolveu abraçar esse lado seu que todo mundo conhece, que todo mundo viveu/vive e disse assim:
*solta o som DJ*
Hoje o tempo voa amor, escorre pelas mãos, mesmo sem se sentir.
E não há tempo que volte amor, vamos viver tudo o que há pra viver, vamos nos permitir.

Como estamos na era da reciclagem, a versão deste clássico de Lulu Santos, ficou a cargo de Jota Quest. E como estou prestes a cantarolar o resto da música até o sol raiar (é eu curto o Lulu, qual o problema?), vou parando por aqui, exatamente onde a novela parou na sexta. Momento fura-olho:


Duas beijocas em uma semana; tá bom pra você ou quer mais?

Malhação está no ar de segunda à sexta pela Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME