setembro 10, 2012

Conheça Nice Guy e seu lado não tão legal e intencionalmente errado

Bip-bip-bip-bippppppp! Alerta de melodrama! Contrário ao que muitas pessoas possam achar, eu na verdade gosto muito desse gênero. Especialidade: montanha russa emocional, angústia, dor, muitos objetos sendo atirados nos momentos de raiva e litros de lágrimas. Hei, hei, voltem aqui! Ainda nem expliquei nada sobre o drama. *magoada*.

Escrito por Lee Kyung Hee de (melo)dramas como Will It Snow For Christmas? (interminável angústia), I’m Sorry, I Love You (tragédia pura) e A Love to Kill (Argh! Pura e interminável choradeira), tem em seu elenco principal Moon Chae Won (Shining Inheritance, The Princess’ Man), Song Joong Ki (Will it Snow for Christmas?, Sungkyunkwan Scandal) e Park Shi Yeon (Coffee House, A Sweet Life).


A história começa com Kang Maru (Song Joong Ki) um batalhador jovem estudante de medicina que é totalmente dedicado ao amor de sua vida, a jovem repórter Han Jae Hee (Park Shi Yeon). Para ela, Maru era seu paraíso particular, seu único refúgio da vida dos infernos (sem pai, mãe prostituta e irmão abusivo) que levava.


Desesperada para se livrar desse mundo e sair da pobreza opressiva em que vive, Jae Hee conhece um importante CEO, que lhe oferece todo o conforto e segurança (hum, ok, dinheiro) que ela deseja, e rápido e profundo como o nome diz, Jae Hee corta seus laços com Maru. E no meio do caminho faz picadinho do coração e da alma do pobre inocente rapaz.

Anos mais tarde nos reencontramos com eles, agora, pessoas endurecidas pelo tempo. Maru torna-se um gigolô, bartender e verdadeiro homme fatale. Um dia ele conhece uma jovem herdeira, Seo Eun Ki (Moon Chae Won), que foi ensinada desde cedo a tratar o mundo como seu inimigo, sempre fria e calculista, nunca mostrando seus sentimentos. Mas Maru é diferente de tudo o que ela já encontrou e o que começa como uma simples curiosidade rapidamente se torna uma paixão louca. 


O que Eun Ki não sabe é que Maru está na verdade usando-a para se vingar de sua ex-namorada, a golpista Jae Hee, que vem a ser... tcham, tcham, tcham, tcham... a madrasta da jovem. E para complicar ainda mais, Eun Ki faz o favor de perder a memória em algum momento do desenrolar da vingança.

Oh-oh, isso não soa nada bonito. Mesmo assim, eu gosto dos trabalhos de Lee Kyung Hee que sempre prima por personagens densos e ricamente construídos, o que é um bônus se formos olhar para os moldes melodramáticos clássicos, onde os conflitos costumam ser mais desgraça do que qualquer outra coisa.

O que não quer dizer que não haja desgraça suficiente em Nice Guy. Embora não doa nada ter personagens que nos magnetizam e vão nos trazendo para o seu complexo quebra-cabeça emocional, o que pelo menos está nos prometendo esse drama. Quer ver só?

“Ninguém escapa aos ‘truques da memória’: a memória é desbotada, esquecida e desenhada ao longo do tempo. Então todos nós nos tornamos amnésicos, esquecendo pessoas amadas e emoções preciosas e teimando em como éramos no inicio.

Esse drama irá levar seus personagens à reviver os valores prévios que eles perderam, mas não com facilidade. Os protagonistas nesse drama serão capazes de se lembrar do amor e sacrifício que persiste profundamente em suas mentes, o que eles irão descobrir no seu destino final assim que chegarem lá, em meio a embates e brigas um com o outro.

Nós esperamos que vocês vão junto com eles, que irão embarcar em uma longa jornada de peregrinação e os ajude com uma luz guia, para que eles possam achar seu caminho por si mesmos.

Nós queremos que vocês estejam ao lado deles, não com o impiedoso escritor, e tornem-se seus amigos em sua longa jornada, encorajando-os e levantando sua moral.

Vocês podem muito bem se pegarem pensando, depois que o drama acabar, em de onde nosso ódio, raiva, tristeza e dor vêm. E nós esperamos que vocês se lembrem de que eles se originam do amor”.

Wow, pretensioso, não? Mas se fizer o que está pretendendo, serão as minhas lágrimas mais bem derramadas. E falando nisso, morra com esse pôster.


Aliás para você que sabe um pouquinho de coreano ou ainda está meio intrigado com o nome do drama, vamos esclarecer algumas coisas. Além de ter sido chamado anteriormente como “The Nicest Man on Earth” e “The Nice Guy Never Seen Anywhere in the World” e firmando com o nome “The Innocent Man”, estou preferindo usar o encurtado Nice Guy de seu título imenso There’s No Such Thing as Nice Guys, já que o nome em hangul, 세상 어디에도 없는 차칸 남자, literalmente quer dizer, “não se encontra no mundo um bom homem” e aí você tem o "não existe esse negócio de cara legal" do título em inglês.

Mas o problema é que o adjetivo "bom" (legal/educado) está errado. No título oficial está 차칸 (chakhan) quando na verdade a palavra é 착한 (chak-han), ou seja, mesma pronúncia, escrita errada. Tipo, asa e ‘aza’.

O bafafá a respeito do erro foi tão grande que até mesmo o Instituto Nacional da Língua Coreana fez um pedido oficial para que o título fosse mudado com receio que esse pequeno erro acabasse dando informações erradas a estrangeiros, já que boa parte desses dramas é assistida mundo afora (hei, olha nós aqui.).

O que não se sabia até então é que esse errinho era proposital. O diretor Kim Jin Won (Ordinary Love) explicou: “Mas, o título se encaixa no drama muito bem. Ele implica uma mensagem que encoraja a viver moralmente e algumas pessoas estão tendo visões negativas apenas por causa de um erro de soletração intencional. Kang Maru é um cara legal, mas ao mesmo tempo, ele não é. Ele usa o amor de outra garota para a sua vingança. No entanto, para criamos tal ‘cara legal’, nós decidimos usar um adjetivo tão contraditório e soletramos errado para um efeito dramático”.

Posso dizer que eu simplesmente adorei isso? É tão esperto e falso e mascarado e terrivelmente traiçoeiro como Kang Maru parece e por sinal, como o tom do drama está sendo mostrado.


Se de fato existem caras legais, eu realmente não sei, mas se vão se dar ao trabalho de criar um monstro, por favor, façam direito. Se for para ser mau, seja mau, ou nesse caso, seja MAL. Ô trocadilho infame.

Nice Guy estreia nesta quarta-feira no lugar do (altamente badass) Gaksital (ou Bridal Mask) na KBS.

Ps: Esse horário é pura carnificina e vai custar todas as minhas horas de sono com To The Beautiful You e Arang and the Magistrate todos passando no mesmo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME