novembro 20, 2012

I Miss You: Segunda Semana

Ah, o primeiro amor! Porque tão inocente? Porque tão leve? Porque tão doce? NÃÃOOO! Sinto muito rabiscar em cima de todas as coisas boas que essa imagem nos provoca, mas chegou a hora da verdade. E se alguém achou que já tinha visto o suficiente de dor e tristeza nos dois primeiros episódios, eu o aconselho a respirar bem, bem fundo. Cenas fortes vêm por aí. Não, isso não foi uma metáfora. 

EPISÓDIO 3 - RESUMO 

Depois da noite divertida, Jung Woo telefona (wow, há quantos milênios eu não vejo esse tipo de telefone) para Soo Yeon. Ele está totalmente ansioso para que chova, já que ela lhe prometeu um presente para um dia chuvoso. Ah, porque tão fofos?

Finalmente chove e Jung Woo corre para a casa de Soo Yeon. No meio do caminho ele é capturado por um sujeito e Soo Yeon acaba vendo quando o amigo é sequestrado. Ela corre atrás do carro e acaba sendo levada junto com ele para sei-lá-onde. A enfermeira Hye Mi é quem está por trás disso à mando de Kang Hyun Joo, que apesar de ser uma péssima mulher, tem uma cena tão sentida ao ver o filho de longe.


Ela tenta se libertar de Han Tae Joon ameaçando matar seu precioso filho – Jung Woo – se ele não soltá-la. Tae Joon não é de se deixar ameaçar, ele a ignora, mas procura verificar por onde o filho anda.

Enquanto isso no cativeiro...


Jung Woo se desespera ao perceber que Soo Yeon também foi sequestrada e eles tentam escapar, mas antes que eles consigam um dos sequestradores, muito doidão (drogas mesmo – acho que heroína), arrasta a garota pelas pernas e pelos sons, gritos e o horror no rosto de Jung Woo, dá para imaginar o que aconteceu. Eu preciso mesmo escrever?

E ele abandona Soo Yeon depois do... abuso... bem assim: 



E o pior é que ao perceber uma porta aberta e a distração do FDP-do-sequestrador-nojento-doente, Jung Woo corre para se salvar deixando Soo Yeon para trás. M.E.U.D.E.U.S. Tinha como ficar pior? Eu nem sei se posso culpá-lo. O que mais um adolescente amedrontado e agredido faria?

Depois de fugir e despistar os sequestradores Jung Woo (agora com menos medo e mais consciência) entra em contato com seu pai e com a polícia, mas não consegue terminar de dizer tudo para a emergência, pois os sequestradores o encontram. Felizmente (é, mais ou menos) Tae Joon chega bem na hora e resgata o filho, que desesperado pede que ele salve Soo Yeon, mas a essa altura a garota já não está mais no galpão abandonado.

O Detetive Kim, a preocupação em pessoa, acaba sendo informado sobre a ligação e começa a procurar por Soo Yeon. E pelo andar das coisas parece que a sucessão de desgraças ainda não acabou.


EPISÓDIO 4 – RESUMO

Jung Woo parece estar enfrentando o pós-trauma muito mal. Além das marcas físicas, as psicológicas só faltam gritar em cena. Ele se esconde em seu quarto, amedrontado e se sentindo culpado por ter deixado Soo Yeon para trás.

Preocupadas com a garota, Min Hee e Eun Joo, resolvem procurá-la na casa de Jung Woo e é exatamente neste estado atormentado que Eun Joo encontra o garoto. Ela tenta chamá-lo a razão e até lhe entrega o diário de Soo Yeon – com todas as suas inocentes confissões – embora logo seja carregada para fora da casa. Eun Joo por sinal é quem continuamente se mantém forte durante todo o stress.

Com a quantidade de evidências e provas físicas que o Detetive Kim conseguiu do cativeiro, não demora muito para que ele descubra indícios de que Soo Yeon fora abusada sexualmente. A notícia o põe em ação e ele consegue um mandato para tirar Jung Woo de casa e interrogá-lo sobre o que aconteceu naquela noite. O garoto, que depois de ler o diário de Soo Yeon parece ter voltado a si, prova ser um bom observador dando ao detetive meios de identificar os culpados.

Com a ajuda de uma testemunha, Detetive Kim consegue encontrar o buraco onde os criminosos estão escondidos. Dramaland nunca viu tanta fúria num homem da lei defendendo sua filha (de consideração). E eu espero que o chute que aquele tarado-asqueroso-FDP recebeu no meio das pernas o faça morrer de dor pelo resto da vida.

E com ele preso e sua confissão de ter matado Soo Yeon (tá de brincadeira, né?) é inevitável a reconstituição do crime. Me recuso a descrever isso. A mãe de da garota mais do que ninguém pode nos dizer tudo nessa simples imagem.


Jung Woo vê as imagens pela TV (Yikes!). Ele volta a relembrar todo o acontecido e finalmente algo a respeito de seu pai e o resto da história que parece muito mal contada o faz revirar o escritório de sua casa e encontra um celular junto com vários documentos a respeito de Detetive Kim. Ele liga o aparelho e a coisa recebe uma chamada. É SOO YEON na linha! A garota não diz nada além do nome dele antes de ser interrompida por Hye Mi.

Ele então corre até o Detetive Kim, desafiando seu pai e mostrando que tem caráter, para lhe contar que a garota está viva. E a esperança que ele carregava o faz desabar em prantos.


Ao que parece o pequeno Hyung Joon reconheceu Soo Yeon (do dia do incêndio no quartinho) e impediu que Hye Mi fizesse algo de ruim com a garota. E mesmo sem perceber a besteira que está fazendo ele diz que Jung Woo a abandonou ao que a garota grita em negação.

FANGIRLING

Sem fangirling hoje.

Ok, como estou meio drenada vou apenas dizer que no próximo episódio já teremos elenco adulto. Infelizmente não temos nenhuma promessa de qualquer momento de felicidade - que o diga a fúria de Jung Woo em versão Yoochun.


OPINIÃO

Tristeza pouca é bobagem? Isso aqui é PURA DESGRAÇA. DOR. CRUELDADE. MALDADE. Dê-me qualquer palavra que evoque coisas ruins e eu te provarei que I Miss You (보고싶다) tem. E pior, consegue filmá-la em toda a sua grandeza destroçadora.

Essa semana não nos poupou dos detalhes cruéis da vida e por isso mesmo não posso evitar comentar. Notei que as opiniões ficaram dividas a respeito de tamanha carga emocional. Algumas pessoas consideraram desnecessário, incompreensível e até mesmo um pouco sensacionalista do drama fazer o que fez, e outras pessoas acharam que o show não teve pudor algum em nos dizer: “Não se engane. A humanidade? Ela é cruel; não duvide disso nem por um segundo”.

Eu particularmente estou no segundo grupo. Tudo bem, estamos na ficção, estamos procurando entretenimento, queremos diversão então porque tanta... sofreguidão? Primeiro de tudo, I Miss You é um melodrama – ele foi desenvolvido para evocar emoções, para provocar em nós sentimentos sejam eles bons ou ruins. Outro detalhe, o drama desde seu inicio deixou muito claro que esse universo seria construído através de uma lente cruel e terrível – lares destroçados, separações antecipadas, perdas, tristeza... cara o nome do drama é "EU SINTO SUA FALTA"!

Então por que, eu me pergunto, as pessoas estão tão revoltadas com o que foi produzido? Como afeiçoada que sou a esse estilo, muito do que posso dizer pode ser considerado protecionismo, mas ninguém pode negar que o show preocupou-se em nos dizer verdades, nada de enfeites, nada de proteção. Eu só faltei arrancar os cabelos em To the Beautiful You quando o quase abuso sexual de Jae Hee aconteceu e eles varreram o acontecido para debaixo do tapete como se não fosse nada. E a lida da produção do mesmo tema em Equator Man? Preciso mesmo comentar? *perguntaretórica*

Os ocidentais talvez não tenham muito noção, mas esse tipo de acontecido nem sempre é tratado com menos leviandade na realidade da sociedade asiática, como um todo. Mulheres abusadas no Japão, só para citar, já foram, há não muito tempo atrás, consideradas párias pela sociedade e até mesmo culpadas pelo acontecido. A Tailândia é outra que sempre me aborrece com enredos sobre abusos da mesma vertente. *REVOLTADAON*

Muito se especulou sobre o que seria capaz de separar esses jovens tão cedo, por 14 anos. Precisaria ser algo realmente grande. Algo com peso. Algo capaz de deixar marcas imutáveis. E depois de recebermos em outros dramas, explicações idiotas para casos similares, eis que temos finalmente um motivo poderoso o suficiente para segurar o fôlego de Seul inteira.

Palmas, palmas para Moon Hee Jung que teve coragem para escrever uma cena como essa. E Lee Jae Dong que foi sensato o suficiente para não mostrar nada e mostrar tudo ao mesmo tempo. Além do olhar vazio de Kim So Hyun na cena, a ideia de posteriormente cobrir seu rosto com bandagem é tão provocativa quanto.


A violência que uma mulher sofre nesse momento é incomensurável, no entanto, nos lembrar que além da violência sexual, física e mental, a essência do que nos configura mulher se perde, foi o que mais me chamou atenção aqui. A identidade com o eu, com nossas feições, com o que nos diz ser mulher, se vai – nosso orgulho, nosso eu se desfaz diante de um ataque tão inescusável e desumano. Nos cobrir; nos esconder será sempre a primeira reação.

Não tenho dúvida alguma que Kim So Hyun sofreu durante essas filmagens. E como é boa atriz! Sua interpretação é irretocável.

Assim como a de seus colegas de elenco. Yeo Jin Gu, Song Ok Sook e Jun Kwang Ryul foram tão viscerais que ao fim dos episódios se está completamente drenado. A dor e a culpa parecem emanar das personagens cada vez que elas surgem em cena e esses sentimentos se multiplicam a cada minuto que passa e não estou dizendo isso num sentindo ruim. Estou dizendo que quero atravessar minha tela e entrar nesse universo horrendo e cruel e abraçar a todos eles e dividir lágrimas e dizer que vai ficar tudo bem, mesmo que seja tudo uma mentira. Não é a verdade nas palavras, é o desejo com o qual você espera que elas se tornem realidade que conta, e que por vezes conforta.




E se por acaso você se perguntou se eu fiquei louca, se perdi a noção da realidade e não tenho a menor ideia de que estou falando sobre ficção, eu tenho algo a lhe dizer. Só porque não é de verdade, não quer dizer que não é real. O que senti, o que ouvi, os arrepios e as lágrimas são o que fazem a diferença – elas me dizem que esse drama me toca, e para mim isso é o que basta no fim do dia.

Ainda que eu morra de saudades. Agora tente explicar para alguém o significado dessa palavra e veja como é difícil explicar o que simplesmente pode ser inexplicável.


I Miss You está no ar pela MBC ás quartas e quintas.
 
Imagens: MBC/bogo; IMBC 1, 2; GIFs: Fuck Yeah! Kdramas;

3 comentários:

  1. Olá!! Descobri o blog procurando informações e fotos sobre o drama. Adorei o resumo e suas opiniões!! Estou gostando muito de "I miss you", mal posso esperar pra ver os próximos episódios e estou com muito medo do final....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, já estava achando que esse drama não ia ser bem recebido aqui no Brasil.
      Fique por aí que vou continuar com os resumos, mesmo estando com medo do final também, mas vou fazer pensamento positivo. *cruza os dedos*

      Excluir
    2. Pode deixar, venho sempre aqui ler os resumos =) Daqui a pouco vou assistir os episódios 5 e 6.
      Tb estou no pensamento positivo pelo final. Sinceramente, torço que aquelas cenas não sejam o que eu pensei e que só fizeram isso pra confundir a gente.

      Excluir

COMENTE E/OU RECLAME