novembro 26, 2012

I Miss You: Terceira Semana

Seguimos com as consequências da semana passada. As que vêm logo em seguida, com direito a mais feridas sendo abertas; e as que se arrastam pelo tempo, irredutívelmente abertas e sangrando esse tempo todo. O interessante aqui é que no fundo, no fundo, os personagens de I Miss You (보고싶다) simplesmente aprenderam a sobreviver ignorando a dor, ou algo bem próximo a isso.

EPISÓDIO 5 - RESUMO 

Depois de se demitir, Detetive Kim procura por ajuda fora da polícia (num bar onde ex-policiais gostam de frequentar) e Jung Woo vai junto com ele já que rompeu laços com o pai e não tem mais para onde ir.


Detetive Kim consegue chegar até a Enfermeira Hye Mie e o esconderijo onde estão as duas crianças. Hyung Joon percebe o detetive se esgueirando pelo local e pensando ser ele um dos capangas de Tae Joon,  arma um jeito de inutilizar o carro do policial. O garoto talvez não tenha imaginado que impedindo o carro de frear, acaba provocando a morte do único adulto normal e são do drama inteiro.

O tempo passa (amo a transição de tempo) e 14 anos depois nos encontramos novamente com Jung Woo (Yoochun), agora um detetive cujos passatempos são ir à noraebangs e infernizar a vida dos seus dois sequestradores. Um está solto e o outro prestes a ser libertado. É errado que eu me sinta feliz quando ele quebra a cara do estuprador nojento? Dentro da prisão e usando seu status de policial? #NOT

Descobrimos também que ele agora mora junto com a mãe de Soo Yeon, que finalmente parece uma mãe de verdade e Eun Joo (Jang Min In Ae), que bebe tanto quanto um gambá, mas ainda é sua grande protetora. Eles formam uma adorável família de perdidos, atormentados e sofredores que agem como bravos guerreiros.

Em Jeju – sim, a ilha mais famosa de toda Dramaland - nos encontramos com uma jovem designer colocando uma modelo histérica em seu lugar. E ela nem se preocupa com possíveis reprimendas legais, pois seu protetor/financiador/amante-podre-de-rico com certeza pode dar um jeitinho nisso. Os dois; Zoe, a designer, e Harry, o financiador podre-de-rico conversam tranquilamente sobre isso enquanto flertam.


E se você ainda não adivinhou, vou te contar, eles são Soo Yeon (Yoon Eun Hye) e Hyung Joon (Yoo Seung Ho) depois da cirurgia plástica. Não, isso não foi ironia. E eles estão na Coreia à trabalho, já que estão morando em Paris.

Para azar de todo mundo, a enfermeira Hye Mi que se passava por tia de Harry/Hyung Joon se afogou na piscina de sua casa na Coreia e o caso foi parar nas mãos de Jung Woo. Com isso Harry/Hyung Joon é forçado a voltar para o país e Zoe/Soo Yeon o segue (sem ele saber), pois como vocês poderão notar assistindo ao drama, a garota continua com sérios problemas de abandono e isso somado ao outro trauma.

O episódio termina com Jung Woo e seu parceiro saindo da cena do crime – a casa de Harry/Hyung Joon – no momento em que Soo Yeon chega até o local. A garota não consegue contatar o noivo pelo telefone e se planta na frente do portão. Detalhe: está chovendo. Jung Woo para o carro do outro lado do portão e sai para tentar abri-lo. E é assim que ele nota a mulher de capuz no meio da chuva recitando o velho mantra de Soo Yeon ele vem, ele não vem. Aqui no caso, vai parar de chover, não vai parar de chover. E estou com lágrimas nos olhos só de escrever isso.




EPISÓDIO 6 – RESUMO 

Jung Woo corre atrás de Zoe/Soo Yeon hipnotizado pelo que viu. Ele a agarra pelo pulso e mais uma vez somos lembrados de como para ela ser tocada por um estranho é bem mais do que simplesmente isso. Eles se olham por um minuto até que o detetive finalmente percebe que ela não pode ser a sua Soo Yeon.




De volta á delegacia ele se tranca (ou quase) no banheiro enquanto observa diversas fotos de Soo Yeon que mostram como ela estaria com mais idade. Essa é apenas mais uma pequena amostra de como Jung Woo é consumido dia a dia pela culpa.

Hyung Joon se aborrece com Soo Yeon por ter voltando sem avisá-lo, mas ela sabe que ele não está tão irritado assim. Ela comenta com ele sobre o que aconteceu com o detetive. Mais tarde, de madrugada, Soo Yeon ainda está rolando de um lado para outro na cama e Hyung Joon deita com ela (não é o que você está pensando) e eles conversam. Ele nota que ela não pergunta sobre Hye Mi nenhuma vez e ela responde que ela não deseja se lembrar de coisas que já se esqueceu.

E mais uma vez notamos no meio da conversa o quão dependente ela se tornou dele e vice-versa. É romântico de um jeito bizarro e perigoso. Ela por sinal faz o mesmo gesto que Jung Woo fazia para “tirar as lembranças más”.



 

Seguindo com a investigação Jung Woo acaba tendo que interrogar tanto o secretário de seu pai quanto sua madrasta. Mais tarde voltando à casa de Hyung Joon a procura de seu parceiro/hyung ele se encontra com Soo Yeon, insatisfeita com os policiais na casa. Em um determinado momento ela ouve o nome de Jung Woo e pela sua expressão DING DONG ela o reconhece. Em choque ela o encara e algo começa a incomodá-lo também.

Vou ser sincera, é terrível assistir a essa parte. Ainda mais com o hyung interrogando Hyung Joon enquanto ele observa Jung Woo observar Soo Yeon, que fica de costas o tempo todo com os olhos cheios de lágrimas. Jung Woo acaba bebendo todas mais tarde para afogar toda a tensão sofrida naquele momento. E eu bebo vinho para aliviar a tensão também.

Finalmente chega o dia de soltura do estuprador cretino e o hyung de Jung Woo (bom menino!) impede o parceiro de fazer besteira. Por capricho dos deuses Hyung Joon atropela o estuprador. Soo Yeon está com ele no carro e reconhece o FDP. A cena corta e vemos Soo Yeon passando pela terrível experiência de reviver o trauma. Hyung Joon tenta acalmá-la e eu bebo o resto do meu vinho, porque né...

Durante a noite o estuprador viciado liga para Soo Yeon e a convence a ir até ele. Em seguida uma pessoa toda disfarçada de preto, aparece em sua casa e imaginando ser ela, ele abre a porta e é atacado com um aparelho de choque elétrico. Hyung Joon, que também recebe uma ligação no meio da noite, vai até o encontro do secretário de Tae Joon e é chantageado por ele. Dinheiro em troca de seu silêncio sobre sua nova identidade e a de Soo Yeon.

Enquanto isso Soo Yeon volta de seu passeio noturno e dá de cara com Jung Woo esperando por ela no portão da casa. Ele diz que sabe que é loucura e que não pode ser, mas como Zoe o faz se lembrar de sua amiga, Lee Soo Yeon, ele pede que ela diga seu nome, Han Jung Woo, só uma vez. Ela não parece inclinada a tanto, mas acaba fazendo o que ele quer. Ela fala o nome de um jeito comum, como qualquer um faria e ele pede que ela diga novamente (e fecha os olhos). Colocando a mão sobre os olhos fechados ele pede que ela repita mais uma vez e finalmente ela diz exatamente da mesma forma que fazia quando eles eram crianças:
“Jung Woo-ya... Han Jung Woo”


 
Ele vira para ela perplexo e o episódio acaba.

FANGIRLING

Será que é errado que eu esteja apaixonada por Soo Yeon e Hyung Joon juntos, feito um casalzinho? Eu sei, eu sei, o OTP é Soo Yeon e Jung Woo, mas vamos checar algumas coisas antes, ok?
  1. Jung Woo tem a culpa de ter deixado Soo Yeon naquele galpão o corroendo por 14 anos e nada mais. SENTINDO FALTA dela 24/7;
  2. Soo Yeon, mesmo não tendo realmente lidado com seus fantasmas, conseguiu seguir em frente ao lado de Hyung Joon, sem demonstrar nenhuma vez (que eu tenha entendido) pelo menos ½ da falta que Jung Woo sente dela, por ele;
  3. Por 14 anos ela e Hyung Joon foram (obviamente) companheiro, amigo, confidente e protetor um do outro, juntos contra o mundo, unidos pela perda e a sensação de abandono provocada pelos que mais amavam – é possível um laço mais forte que esse?
  4. Os dois ficam bem juntos;
E mesmo que essa lógica toda ai acima não existisse eu ainda ia querer os dois juntos.


Quem mandou vocês dois terem química?

OPINIÃO

Essa tríplice divina de Ys (Yoon Eun Hye, Yoo Seung Ho, Yoochun) é definitivamente a melhor coisa desse show.


Deixando de lado minha completa e assustadora predileção por coisas relacionadas a Yoo Seung Ho, ele consegue me fazer admirá-lo ainda mais por ser um ator incrível. Hyung Joon é um personagem cheio de potencial para exigir de Seung Ho seu melhor, uma atuação com relevos, minúcias e repleto de dedicação.

Em um episódio e meio eu já fui capaz de arranjar desculpas para todos os mal feitos do rapaz e isso tem a ver com o fato de que o personagem ainda está sendo apresentado de maneira coerente – via como é escrito, não via interpretação – as situações e o que aconteceu antes dessas situações foi o que o levaram a tomar decisões que podem ter acabado em erro, como a morte do Detetive Kim.

Hyung Joon teve de ser mais esperto do que todos a sua volta para garantir sua própria sobrevivência e não posso condená-lo por isso, não quando ele é forçado pelas circunstâncias e pessoas ao redor e não porque ele é ambicioso e cruel, como é o caso de Tae Joon, a quem podemos odiar abertamente.

Eu espero que a escritora tenha calma para se aprofundar no personagem e mantê-lo plausível e não simplesmente dar um 360°, o transformando em um psicopata só para unir o OTP como o figurino manda. Qual o problema de dar ao personagem secundário uma chance de ser feliz e amado?


E qual o problema em não querer dar à personagem principal uma chance de ser feliz e amada? Soo Yeon já começou o drama sofrendo, seguiu o drama sofrendo mais ainda, pulou 14 anos e continua sofrendo. Deus do céu, quando todo esse sofrimento vai parar?

Sério, qual é a dificuldade em fazer esses personagens irem ao terapeuta para variar?! Ok, eu sei que “sem dor, sem drama”, mas será possível diminuir a dosagem, por favor? A única coisa boa disso tudo é que pelo menos as pessoas têm agora uma prova sólida de que Yoon Eun Hye é, de fato, uma atriz competente. Você não sente a dor dela? Você não se apieda do seu sofrimento? Você também não chorou junto na cena do banheiro? Wahh~ aquilo foi... sem palavras.

E seu coração não se apertou ao vê-la apreciar a chuva, como aquela doce menina de 15 anos?



Mas quem definitivamente me deixou sem palavras, sem fôlego e com a cara inchada foi Yoochun. Cada cena dele é mais surpreendente que a outra. E de todos é o que mais conseguiu capturar a essência e os pequenos detalhes da personagem em sua fase jovem e o trouxe para a idade adulta na medida certa, e isso aqui é mérito todo do ator.

Nós sabemos que Jung Woo sofre, mas a cada cena que Yoochun nos mostra isso é como se estivéssemos vendo a dor pela primeira vez. É como uma ferida mesmo, você sabe que dói, que arde, que machuca, mas nenhuma é igual à outra – cada vez que Jung Woo nos mostra seu sofrimento é uma nova ferida, uma nova marca.


Eu vejo nos olhos de Yoochun a sua entrega. Eu vejo nos detalhes a sua preocupação em mostrar o que fez aquele garoto cheio de vida e amor para dar, carente e amável crescer cheio da mesma paixão só que agora consumida pelo peso das vidas que ele colocou em suas costas para carregar, não como um fardo injustificável, mas como parte de si.

Eu nem me importo em lhe dar todas as minhas lágrimas, eu provavelmente daria meu fígado para atuar metade do que ele está atuando. E sim, eu sei que disse que Seung Ho é meu favorito pelo amor de Soo Yeon, mas quem eu quero que seja feliz, independente de como ou com quem, é mesmo Jung Woo.

Não tem mais volta. Não depois que eu vi as mãos de Yoochun literalmente TREMENDO naquela última cena. Esse é o tipo de momento que me faz parar e perceber porque esse drama mexe tanto comigo – ele fala diretamente com o meu coração.


I Miss You está no ar pela MBC ás quartas e quintas.

Imagens: MBC/bogo; dangermousie; GIFs: Fuck Yeah! Kdramas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME