dezembro 26, 2012

I Miss You: Quinta Semana

Para quem levou 14 anos esperando, tramando ou simplesmente tentando viver mais um dia, é animador perceber que depois de apenas 3 episódios o universo de I Miss You resolveu parar de chover no molhado *ba dum tshhhh* e definiu que já era hora de começarmos a ver cada um de nossos personagens aprendendo que não basta que o tempo passe, temos que dar tempo às pessoas, para que elas possam se ajustar ao que vier. Menos a Eun Joo, que só Deus sabe o que ela faz nesse elenco. 

EPISÓDIO 9 - RESUMO 

Ok, lembram quando eu disse que Jung Woo aparece na festa de Harry com algo em mente? Pois então, começa mais ou menos assim: depois de assistir às filmagens das câmeras de segurança do estacionamento – hei, essa aí não é a Zoe?! – ele telefona para seu chefe e avisa que irá atrás da designer primeiro. Já na festa, enquanto Harry conversa com Han Tae Jon sobre negócios, Jung Woo tenta alertar Zoe do que está prestes a acontecer, mas ao invés de realmente explicar, ele tenta levá-la a força da festa simplesmente dizendo que ela é suspeita do crime de assassinato do estuprador.


Zoe grita por Harry e ele aparece e questiona Jung Woo, mas a policia chega e o detetive é obrigado a fazer o que não queria: levar Zoe sob suspeita para a delegacia. E com uma ajuda da ajumma da limpeza, Jung Woo faz com que Zoe entre no DP sem ser vista pelos repórteres que já estavam lá acampados.


Ela é interrogada pelo chefe e o parceiro de Jung Woo e o último parece muito ansioso para que a moça segure um copo. Digitais? Eles continuam lhe fazendo perguntas, mas Zoe não fala nada e aparenta estar muito assustada.

Quando Jung Woo finalmente volta para a delegacia, Harry já está lá e parece tão ansioso quanto o próprio detetive. Ele explica (finalmente) a situação de Zoe e pede que o empresário arrume logo um advogado. Reparam na bengala dele por favor!


Depois disso é ele quem passa a comandar o interrogatório de Zoe. E ela permanece muda por um bom tempo, até que ela lhe pergunta se ele não foi atrás dela pedindo que dissesse seu nome como uma forma de teste? Seria tão fácil se ela simplesmente fosse Lee Soo Yeon, não é mesmo? Ela na verdade implica que devido ao passado negro de Soo Yeon, ela seria a principal suspeita do assassinato, ao que Jung Woo rebate dizendo que só porque alguém é filha de um assassino isso não faz da pessoa um também. O detetive afirma que sua amiga jamais seria capaz de matar alguém.

Zoe aproveita para dizer que se ela fosse Soo Yeon, teria matado Jung Woo primeiro. Ele diz que não se importaria de ser morto, desde que ela fosse realmente Soo Yeon. ARGH, esses dois estão me dando nos nervos!



Enquanto isso o chefe de policia recebe um telefonema com o resultado do exame das digitais de Zoe que são totalmente incompatíveis com a de Soo Yeon. Ele então resolve liberar a designer, até mesmo porque a embaixada da França garantiu que ela não sairá do país até que tudo esteja resolvido.

Ela encontra Harry lhe esperando e Jung Woo fica arrasado ao testemunhar a cena de cumplicidade dos dois. Quem também observa a tudo isso é a mãe de Soo Yeon, Min Hee, que foi até a delegacia levar comida para seu filho postiço. Zoe nota a mulher observando e tenta esconder seu rosto com a cortina de cabelos (exatamente como fazia quando criança) e o gesto não passa despercebido pela mãe.

Em casa depois de ouvir Zoe cair no choro, Harry conversa com um amigo desconhecido via IM dizendo que foi uma boa ideia trocar as digitais e que apesar de tudo ela é mais forte do que se imagina. Os dois combinam de liberar dinheiro para Tae Joon, o tanto que ele quiser e mais para que ele se afogue na própria ganância.


No dia seguinte Harry vai até a delegacia conversar com Jung Woo e meio que oferecer um acordo de paz, ao que o detetive recusa por está apaixonado por Zoe/Soo Yeon – ainda não sei bem de qual delas exatamente estamos falando. E sim, ele disse isso na cara de Harry. Porque ninguém quebrou a cara de ninguém, eu me pergunto?

Depois desse pequeno hum... momento, Zoe marca de se encontrar com o advogado. O que a designer não esperava era encontrar sua mãe parada em frente ao portão de mansão. E ela tenta mais uma vez se esconder, baixando o rosto e praticamente se enfiando nos cabelos e a ação é suficiente para fazer a mãe ter certeza de que está vendo sua filha. A mãe chora e põe as mãos no para-brisa chamando o nome de Soo Yeon.


EPISÓDIO 10 - RESUMO 

Zoe não é capaz de continuar com a farsa na frente de sua mãe e assim que ela a reconhece, a designer desce do carro e pede que a mãe entre e as duas voltam para dentro da casa. Lá, a mãe elogia a filha pelas roupas e aparência bonita imaginando que ela tenha vivido muito bem onde quer que ela tenha estado, mas logo a pequena Soo Yeon dentro de Zoe ressurge pedindo desculpas (“잘못했어”) pelo que fez de errado.

A mãe tenta acalmá-la dizendo que ela não fez nada de errado e Zoe diz, meio que pedindo, que não deseja voltar a ser Soo Yeon e a mãe afirma que ninguém precisa saber e logo se recompõe e vai embora esquecendo até de pôr seus sapatos de volta. E enquanto corre, ela se lembra de Jung Woo e se pergunta o que irá fazer com ele.

Na delegacia Jung Woo é informado de que seu pai foi a primeira pessoa para quem o sequestrador-estuprador ligou assim que saiu da cadeia (e usando o celular roubado de Zoe). Ele vai até seu pai fazer as perguntas de praxe, e acaba levando uma tapa com um envelope. Ele repara nos documentos (documentos da investigação) que caem do envelope e afirma ao pai que nem todos os policiais são iguais a esse – com quem ele consegue documentos confidenciais. E afirma que voltará um dia para tirar a limpo tudo o que aconteceu no dia do sequestro.

Na saída uma ligação de Eun Joo o deixa preocupado. Sério que essa é a única função da Eun Joo o drama inteiro?! Ele volta para casa e encontra Min Hee bêbada e descontrolada, chorando por causa de Soo Yeon. Ela começa a tentar expulsá-lo, mas não consegue ir até o fim e cai no choro com ele lhe consolando. Jung Woo sai atrás de remédio para ela e Zoe – que preocupada com a mãe, foi atrás dela com seus sapatos nas mãos – o avista próximo do poste de luz que (ainda depois de tantos anos) continua defeituoso.

Ela o observa brincar no parquinho como o velho Jung Woo e aqui e ali ela parece notar a falta que faz para ele. E de repente ele a vê espiando-o. Ela então vira de costas e vai embora e ele segue atrás até ela entrar em um táxi. Wow, finalmente nenhuma cena com “agarra-o-braço”.





Zoe vai beber em um pojanmacha enquanto Harry a observa de um lado e Jung Woo de outro. Harry por sinal finalmente descobre de onde Zoe tirou a mania de “desaparecer com os maus pensamentos” ao ver Jung Woo repetir o gesto em direção a ela.

No dia seguinte o parceiro de Jung Woo termina de pegar o depoimento de Zoe e recebe uma dica dela, ela tem quase certeza de que o suspeito nas filmagens desse ser uma mulher mais velha. Ele repassa a dica para Jung Woo pouco antes de eles receberem a confirmação de qual endereço de IP um dos materiais usado no assassinato fora comprado. Adivinha só? Do computador que Jung Woo usa na delegacia.

Zoe e Harry vão até a casa de Han Tae Joon para um jantar. Lá Harry se comporta como um fedelho mimado tentando irritar Tae Joon, mas no final das contas, os dois acabam fechando negócio. Zoe é quem fica realmente desconfortável tendo que lidar com a infantilidade do noivo e com a falta de tato de Mi Ran, que continua tentando fechar negócio com ela. Na volta, eles acabam dando carona para Ah Reum que está indo para a delegacia deixar comida para Jung Woo (seu irmão). O detalhe é que Zoe só descobre essa informação depois de deixarem Ah Reum e se indigna com Harry por tê-la feito passar por tudo isso ainda mais sendo eles a família de Jung Woo.

Na delegacia, as coisas fervem. Depois de se concentrarem em procurar um suspeito no pessoal da delegacia três pessoas precisam ser questionadas. A ajumma da limpeza que sempre ajuda a Jung Woo é uma delas, mas consegue desviar do detetive por um momento. Logo ele vai atrás dela, começando a ficar desconfiado de seu comportamento.


Ele a segue até sua casa e ela acaba descobrindo-o. Ela o convence a entrar por um momento para que eles possam voltar a delegacia, porém ela o engana e literalmente dá um choque elétrico no detetive quando ele encontra evidências do crime (corda, fita... aquela parafernália de sempre).

FANGIRLING 

E aí, vocês notaram a bengala, não notaram? Bem, se não notaram fiquem bem atentos agora.


Diretamente do francês para vocês queridos:
sauvez-nous, Seigneur Dieu
(Salva-nos, Senhor Deus)
Umas das passagens onde podemos encontrar esta frase (ou parecida) está em Mateus 8:25
Les disciples s`étant approchés le réveillèrent, et dirent:
(Os discípulos, pois, aproximando-se, o despertaram, dizendo:)
Seigneur, sauve-nous, nous périssons!
(Salva-nos, Senhor, perecemos!)
Essa passagem trata do momento em que Jesus acalma uma tempestade. A principal lição tirada destes versos é o entendimento de que mesmo com tempestades e tribulações em nossas vidas isso não quer dizer que Jesus tenha nos abandonado. Pelo contrário, ele está sempre ali e em Seu Nome podemos repreender o inimigo se tivermos fé e a partir dessas experiências é que nos moldamos ainda mais fortes e fieis no poder e na palavra do Senhor para suportarmos o que vier.

O que me faz pensar duas vezes a respeito do que essa inscrição significa, afinal, não teríamos um close tão óbvio nela se não houvesse algo ali. Estaria Harry se apoiado numa fé invisível para fazer sua própria justiça e vingança?

Isso porque é sabido a muito tempo que bengalas (na antiguidade) costumavam ser receptáculos para espadas ou adagas que se desconectavam do resto do material através de um encaixe ou trava. Hoje por sinal é completamente legal ter uma arma dessas em casa segundo as leis francesas e até mesmo portá-la (sair em público), mesmo que neste caso existam algumas especificidades para a licença. Ou seja, Harry foi muito mais inteligente do que supunhamos quando se mudou para a França? Tem ele ou não um plano B se sua fé vacilar? Teorias, teorias...

OPINIÃO

Ah, que bom que eu me atrasei. Como comentei rapidamente da última vez, estive doente feito um cachorro idoso e basicamente parei de ver os dramas. Depois de quase três semanas descansando voltei para o universo de I Miss You meio que a contragosto, confesso, estive meio aborrecida com o comportamento de quase todos do show. Mas voltei e fui super bem recompensada.

Demorou mas parece que finalmente vamos continuar com nossas vidas e não simplesmente ficar por ai chorando pelos cantos por causa de algo que nunca conseguimos superar. Começando com Soo Yeon que teve um lindo momento com sua mãe.

Retomando uma discussão anterior a respeito dos motivos que a levaram a ignorá-la durante todos esses anos, não entendo o espanto das pessoas. Min Hee nunca foi um exemplo de mãe, e se não fosse pela reação dela logo que a noticia do sequestro e estupro da filha lhe chegou aos ouvidos, poderíamos nunca nem descobrir isso. Era quase possível ouvir os “E se...” dentro da cabeça dela naquelas cenas. Contudo, não se pode negar os laços que a maternidade criam, ainda mais quando Min Hee provou amar a filha mais ainda do que supúnhamos.

Só essa pequena cena e a outra onde Soo Yeon conserta os sapatos da mãe no pojanmacha me fazer ter esperanças de que nossa roteirista talvez queira que Soo Yeon lide com seus fantasmas pouco a pouco – que é o que eu mais queria nesse momento.


Seria ótimo vê-la encontrar um bom companheiro seja em Jung Woo ou Hyung Joon, mas preferiria que isso acontecesse depois que ela tivesse lidado consigo mesma, que ela tivesse aprendido a olhar para si e aceitar e compreender que ela não fez nada de errado como costuma assumir sempre que pede desculpas através de seu 잘못했어 /chalmot-haesseo/, que é uma forma de se desculpar por um malfeito. Soo Yeon minha cara, não é sua culpa que o mundo seja horrível, mas será sim sua culpa ignorar seus sofrimentos. Não deixe de ser Soo Yeon. Transforme Soo Yeon em Zoe e quem sabe assim, toda essa dor que você sente possa ir embora.

Outro que me trouxe alegrias foi Jung Woo que finalmente parou de invadir o espaço da moça a todo instante. Parece que ele finalmente percebeu que ela não está pronta – e como ele mesmo diz, se ela ainda não veio é porque está a caminho. Dê tempo ao tempo Jung Woo e quem sabe vocês não descobrirão que todas essas lágrimas derramadas foram apenas um truque do vento.


Infelizmente Moon Hee Jung parece estar decidida a levar Harry/Hyung Joon direto para o lado negro da força. Tudo bem que o modo como ela vinha escrevendo a personagem já anunciava que o pior poderia vir, mas eu continuei na expectativa, já que tudo o que ele tinha feito até agora fora apenas ser super protetor com Zoe e planejar uma vingança da qual ela não faz a menor ideia.

Mas vou continuar na esperança de que de repente alguém se apiede de mim e faça Hyung Joo feliz porque a última coisa que quero é ter que me agarrar à imagem de Yoo Seung Ho sofrendo pelos próximos dois anos que ficarei sem vê-lo, já que ele vai se alistar. *chora*


Droga de drama que faz a gente sofrer por antecipação. Era p’ra sentir saudades? Ótimo, já estou aqui esperando 2015 chegar para ver o tanquinho do Seung Ho.

I Miss You está no ar pela MBC ás quartas e quintas.

Imagens: MBC/bogo; IMBC [1], [2], [3]; dangermousie; GIFs: Fuck Yeah! Kdramas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME