janeiro 06, 2013

마법의 성 (Magic Castle); valorizando o passado no toque telefônico de I Miss You

Para quem é fã de carteirinha de k. pop, com direito a fandom com nome próprio e cadastro em site, não passou despercebido pela cena icônica do episódio 5 do dorama I Miss You em que um aparentemente bêbado Park Yoochun aparece em um noraebang berrando desafinadamente sem a menor piedade a letra da canção 마법의 성 (Magic Castle) e deve como eu, ter se espocado de tanto rir.


Agora, para quem está perdido feito cego em tiroteio, vamos contar qual a graça. Yoochun fez parte do grupo que canta a versão dessa canção, que está sendo usada a torto e a direita nos episódios mais recentes.

마법의 성 (Magic Castle) é um dos hits mais conhecidos de toda a Coréia do Sul. Produzido em 1994 pelo grupo The Classic tornou-se uma das canções que mais contém versões na cena musical coreana – e produzido por todo tipo de artista em vários gêneros. Provavelmente a versão mais conhecida – e aqui usada – é a feita pelo grupo DBSK ou TVXQ (como também é conhecido) em 2004, ou seja, quando eles ainda eram um grupo de 5 pessoas e não um duo e teve até direito a um videoclipe natalino (medonho).

Yoochun, à época conhecido como Micky Yoochun, cantava apenas dois trechos da canção, mas na cena citada e algumas outras, canta mais partes, embora bem, bem pior. Meu pai, eu tive um ataque de risos tremendo quando vi a desafinação do cara! O que prova que o ator está comprometido com o seu papel a ponto de manchar sua imagem de cantor com essa cena agora clássica.

A canção é utilizada no drama na fase adulta dos personagens como o toque telefônico de Jung Woo, personagem de Yoochun, por ser sua canção preferida – e ela assim é por ter sido a canção que ele escutou com seu primeiro amor, a jovem Soo Yeon, interpretada por Kim So Hyun na adolescência e por Yoon Eun Hye na fase adulta.

Mas ela não é simplesmente um toque telefônico. Se não me engano, a primeira vez que temos explicado o seu uso, vem no episódio 10. Soo Yeon que agora é conhecida pelo nome de Zoe observa disfarçadamente Jung Woo brincar feito uma criança no mesmo parquinho que marcou todo o relacionamento dos dois. Enquanto observa, o alarme programado às 7 horas da noite começa a soar pelo telefone do detetive, sendo que o som usado como alarme é a canção que citamos acima.



Enquanto encara seu telefone Jung Woo conversa consigo mesmo e acaba revelando para todos nós, inclusive Soo Yeon ali à espreita, que esse é o momento que ele definiu para si como aquele em que está livre para pensar em Soo Yeon do jeito que ele quiser. Só por aquele momento.

A verdade é que desde o incidente no qual os dois se separaram (sequestro dele, seguido do estupro dela) Jung Woo nunca foi capaz de perdoar o fato de que na única oportunidade de fuga que eles tiveram, Jung Woo correu para se salvar, deixando para trás uma agredida e ensanguentada Soo Yeon – isso logo depois que ela foi estuprada. E sim, eu sei que parece horrível, mas dadas as circunstâncias, eu entendo a escolha de Jung Woo que à época tinha apenas 15 anos.

Na fase adulta do drama percebemos que Jung Woo não se permite mais nada a não ser viver em função de sua culpa, salvo os momentos aqui e acolá onde ele convive com a mãe de Soo Yeon, Min Hee, e parece um pouco melhor. Sendo assim, Jung Woo vive seu futuro em função do passado que ele não se deixa esquecer, por todas as consequências de sua ação, mas principalmente por ter falhado novamente à pessoa que mais lhe era querida, justo quando ele havia prometido não abandoná-la. Some a isso o fato de que Soo Yeon era uma criança vinda de um lar violento e que era constantemente obrigada a enfrentar a intolerância e o abandono de pessoas a sua volta.

O toque telefônico não somente prova para Soo Yeon que ela estava errada ao achar que Jung Woo simplesmente lhe virara as costas e se esquecera dela, quando ele vem passando os últimos 14 anos se remoendo pelo que fez, como também funciona como sinal de sua devoção (ou obsessão dependendo do ponto de vista) pelo passado que eles viveram juntos e nunca mais poderão ter de volta.


A letra da música por sinal, se encaixa bem com o que entendemos de ambas personagens nesse ponto do drama – quando Soo Yeon retorna como Zoe, ainda não tendo superado o que lhe aconteceu, se recusa a afirmar que é Soo Yeon, até mesmo porque ela foi dada como morta, mesmo com Jung Woo ali do seu lado insistindo no contrário.

E depois de pensar e pensar, nisso e naquilo, chego a conclusão de que Jung Woo está meio que forçando a garota a entrar em terapia, sabe? Meio como o que dizem por aí que o primeiro passo para a recuperação é assumir que se tem um problema para só depois resolvê-lo. Soo Yeon viveu esses 14 anos negando seus traumas e os colocando para debaixo de seu tapete francês chique e fashion, mas Jung Woo reapareceu em sua vida pronto para levantá-lo. É bem verdade que ele deveria respeitar o tempo dela, e deixar que ela se conscientizasse sozinha, porém tenho sérias dúvidas de que ela faria diferente se tivesse mais tempo, tendo em vista que nem ela, nem a pessoa que esteve ao seu lado durante esse tempo, Hyung Jong/Harry Borrison, são bons em abrir o jogo.

Jung Woo serve como uma espécie de Grilo Falante para a Pinocchio-Soo Yeon – embora aqui ele não seja bem sua consciência, mas sim um lembrete andante e falante de que ela tem problemas e precisa resolvê-los, e que ele estará com ela para o que der e vier. E se não acredita em mim dê uma olhadela nesses trechos da canção:

마법의 성 (Magic Castle) by DBSK on Grooveshark
그러나 언제나 굳은 다짐뿐이죠
(no entanto, é sempre uma promessa difícil)
다시 너를 구하고 말거라고
(que novamente vou te salvar, não importa como)
[…]
마법의 성을 지나 늪을 건너
(além do castelo encantado e dos pântanos)
어둠의 동굴 속 멀리 그대가 보여
(eu te vejo dentro da escuridão da caverna)
이제 나의 손을 잡아보아요
(agora, segure a minha mão)
우리의 몸이 떠오르는 것을 느끼죠
(você sente nossos corpos subindo?)
자유롭게 저 하늘을 날아가도 놀라지 말아요
(mesmo que voemos livremente alto no céu, não se assuste)
E agora, acreditam em mim?

Mas voltando à coincidência; será que alguém tinha alguma coisa em mente quando resolveu usar uma música do antigo grupo de Yoochun, tendo ele e mais três participantes saídos do grupo em meio a uma das batalhas legais mais conhecidas do cenário musical k. pop?

Eu não sei exatamente o que é, porém sinto que deva ser muito mais difícil para o cantor fazer essas cenas com esse "toque" sempre ali lembrando a todos que "era uma vez a maior boyband da Coréia..."

Estamos mesmo valorizando o passado em todas as suas dimensões ou apenas cutucando o leão com a sombrinha amarela vara curta?


Adoro quando não tenho respostas para minhas perguntas bizarras.

I Miss You está no ar pela MBC as quartas e quintas.

Imagens: MBC/bogo; dangermousie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME