fevereiro 01, 2013

Bluetory Review

Falemos primeiro da capa, afinal, a embalagem também ajuda muito; a não ser que você seja um desses estranhos que nunca cobiçou um Box-edição-limitada-lindo-super-exclusivo? *pensamentos impróprios sobre o box de Superman*. Enfim, vamos à capa. Logo simpatizei com o visual Beatles dos rapazes, levando em consideração que:

a) tem que ter muita coragem para fazer isso logo no EP de debut na Coréia;
b) a banda toca rock.

Sempre gostei dessa troca entre preto e branco em capas, principalmente para quem está começando, deixa limpo, simples, e você perde menos tempo tentando decifrar as mensagens subliminares (alooô Oasis) ou esses malditos riscos e respingos e empolgação no Photoshop que povoa as prateleiras. Essa imagem vem do photoshoot promocional da banda, e todo o resto do ensaio está no encarte, que conta com uma mini biografia dos rapazes e as letras das músicas. Adoro encarte com letra!

Cronologicamente falando, este vem a ser o terceiro trabalho da banda, mas se levarmos em conta que C.N.Blue (씨엔블루) foi lançado inicialmente no mercado japonês, que costuma ser bem mais receptivo ao rock do que o mercado coreano; reprodutor frenético do pop chiclete de grupos que costumam ter mais integrantes do que talento (sério, pra quê nove pessoas, se dois podem fazer o trabalho dos outros 7?), Bluetory vem a ser o primeiro (mini) álbum – EP – da banda na Coréia do Sul.

Pela proximidade tanto sonora quanto empresarial eles costumam ser comparados ao FT Island. Para aqueles que não estão acostumados com o mercado asiático, poderíamos dizer que há uma similaridade com o Maroon 5 dos primeiros anos – pense This Love, esqueça Moves Like Jagger (lembra como era ótimo?) – ou um quê de Matchbox 20. Mas acima de tudo, o que dá credibilidade ao pacote é o fato de que mesmo sendo uma banda fabricada - e por fabricada me refiro a serem escolhidos por empresários, passado por audição, e depois formarem a banda p’ra começar a tocar (roteiro natural do meio musical da Ásia) – eles cantam, tocam e tem carisma pra carregar esse (indie) pop rock sem precisar fazer estripulias físicas.

ANÁLISE PARCIAL

1. 외톨이야 (I’m a Loner)

A palavra diferente, com certeza define a primeira faixa. Diferente bom. Com trocas de vocais mais suaves (JongHyun, o 2º da esquerda pra direita) por mais graves (YongHwa, o 3º) que ainda assim mantém a harmonia e uma batida funk, que flerta com o jazz, brinca com rap, mas no fundo é bem rocker. Não sacou? Escute e me diga se não queres ficar cantarolando daridiridara du~ o resto do post. Escolha perfeita para single.

2. Love Revolution
Segue a vibe iniciada em 외톨이야 - Wetoriya (lê-se Uêtôriyá) com a mesma batida pra cima e essa dose de música indie de verão. O rap, bem mais presente, e os riffs fazem metade do trabalho na hora de empolgar. Diferentemente da letra de 외톨이야, Love Revolution realmente te faz querer cantar.
I want a you in my life. Nae samŭi sanso katheun neo.
I want a you in my life. Mae-il neowa hamkke sumshwigo pha
3. Y, Why...
Simplesmente uma balada. De inicio me pareceu meio estranha a posição, quando vínhamos de uma seqüência frenética. Como se de repente, alguém puxasse o freio de mão. A melodia é uma delicia e por mais estranho que o rap possa parecer, casou bem com a canção e até mesmo as partes em inglês me deixaram mais nostálgica do que as em coreano, muito embora eu não seja tão partidária da versão toda em inglês (presente no 2º EP japonês). Hum-hum, Aerosmith demais pra mim.

4. Now or Never
Geralmente é a faixa que eu pulo, não porque seja ruim, quer dizer, ela poderia ser rotulada como um "pop rock qualquer de uma banda de pop rock qualquer"; bem genérica. Talvez tenha sido a maior presença dos vocais de JongHyun do que YongHwa , ou apenas por anteceder aquela que eu mais adoro, que vem a ser...

5. 그럴 겁니다… 잊을 겁니다… (I Will… Forget You…)
O mais curioso é, eu realmente, realmente não gostava de 그럴 겁니다… 잊을 겁니다… - Keureol keomnida... ijeul keomnida... (lê-se kúrôrl kómnida... ijúrl kómnida...). A primeira vez que eu a ouvi foi na versão de Park Shin Hye no dorama que ela e YongHwa estrelaram em 2011, You’ve Fallen For Me (oh, quantas esperanças eu tinha em vocês dois...), que com certeza está num tom não só abaixo, mas também bem mais docinho. O que faz dela especial é que simplesmente foi me pegando aos poucos. O som de violão, os hum~ aconchegantes de JongHyun – vocal que casa mais do que perfeitamente com a música – e a letra.

Que letra! Chame de babaquice sentimental se quiser, mas eu tenho um fraco por músicas de amor infelizes, e é bem verdade que fica melhor se você estiver no clima de fossa, 그럴 겁니다… 잊을 겁니다… tinha todo o toque, porém só virou favorita depois da tradução. Acompanhe comigo:
그럴 겁니다 잊을 겁니다 오늘부터 난 – Eu vou te esquecer. Começando por hoje.
그대란 사람 모르는 겁니다 한번도 본 적 없는 겁니다 – Eu não te conheço. Eu nunca te vi.
길을 걷다가도 스친 적 없는 – Nós nunca nem sequer passamos um pelo o outro.
괜찮습니다 잊었습니다 바쁜 일상에 행복하죠 – Eu estou bem. Eu esqueci tudo. Estou feliz com minha vida ocupada.
근사해 보이는 사람도 만나고 – Eu também encontrei uma ótima pessoa.

사랑이 다 그렇죠 시간이 가면 희미해져 – O amor é sempre assim. Ele desaparece depois de um tempo.
기억조차 할 수도 없겠죠 Oh – Não consigo nem me lembrar dele.
사랑이 가면 또 다른 사랑이 다시 올 겁니다 꼭 그럴 겁니다 – Quando o amor se vai, outro amor vem novamente. Certamente virá.
지금은 아파도 조금만 지나면 아물 겁니다 – Mesmo que machuque agora, ele irá curar um pouco depois.
그럴 겁니다 잊을 겁니다 나도 그럴 겁니다 – Eu vou esquecer. Eu também vou.

어렵진 않아요 오늘만 아프면 모든 게 잊혀질 겁니다 – Não é difícil. Eu esquecerei tudo depois de hoje.
달라진 일상에 어색할 뿐이죠 Oh~ NO – Estou apenas me acostumando a minha diferente vida. Oh~ Não

사랑이 다 그렇죠 시간이 가면 희미해져 – O amor é sempre assim. Ele desaparece depois de um tempo.
기억조차 할 수도 없겠죠 그렇죠~ - Não consigo nem me lembrar dele. Sim...

사랑이 가면 또 다른 사랑이 다시 올 겁니다 꼭 그럴 겁니다 – Quando o amor se vai, outro amor vem novamente. Certamente virá.
지금은 아파도 조금만 지나면 아물 겁니다 – Mesmo que machuque agora, ele irá curar um pouco depois.
그럴 겁니다 잊을 겁니다 나도 그럴 겁니다 – Eu vou esquecer. Eu também vou.

모두 지울 겁니다 – Eu vou apagar tudo
꼭 그럴 겁니다 – Eu definitivamente vou.

사랑이 가면 또 다른 사랑이 다시 올 겁니다 꼭 그럴 겁니다 – Quando o amor se vai, outro amor vem novamente. Certamente virá.
눈물이 흘러도 조금만 지나면 웃을 겁니다 – Mesmo que lágrimas caiam agora, eu irei sorrir um pouco depois.
그럴 겁니다 (이젠) 잊을 겁니다 (이젠) 상처가 아물 듯... – Eu irei (agora) te esquecer (agora). Da mesma forma que uma ferida cicatriza...
그럴 겁니다 그럴 겁니다 잊을 겁니다 – Eu irei. Eu irei. Eu irei te esquecer.

BÔNUS

E como o conceito de cada álbum sempre rende sessão fotográfica, aqui vão as imagens oficiais usadas no encarte de Bluetory. Vale lembrar que não estão todas as imagens aqui.











C.N.Blue - a banda

Jung YongHwa

Lee JongHyun

Kang MinHyuk

Lee JungShin
--

Enfim, p'ra você que nunca deu uma olhada em banda asiática, aqui está a chance de começar com o pé direito. De repente pode não ser amor à primeira vista nem à quarta ou quinta, mas duvido que você não consiga curtir por pelo menos cinco minutos. Já é um começo.

JÚRI FINAL
 
- Nota: E de excelente trabalho, pra quem vive num nicho e mesmo assim procura fazer algo com qualidade.
- Capa: P&B – não me importa se você é preto ou branco, já dizia Michael Jackson. Te adoro ainda mais por isso.
*Fangirlmomêtro: Febre de 39° - beirando a dor de tanto que grita por eles.

BANCO DE DADOS

*Título: Bluetory
*Artista: C.N.Blue
*Gravadora: FNC Music
*Ano: 2010
*Estilo: (K) Rock, Pop Rock, Indie Rock
*EP (Extended Play)/Mini Álbum
*Tracklist:
  1. 외톨이야 (I’m a Loner)
  2. Love Revolution
  3. Y, Why...
  4. Now or Never
  5. 그럴 겁니다... 잊을 겁니다... (I Will… Forget You…)

Imagens: AnnisaASH; Amazon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME