fevereiro 01, 2013

Minegishi Minami aparece com a cabeça raspada em vídeo por causa de fofocas

Normalmente não repassamos fofocas de celebs aqui no midiaholics, por que esse não é o nosso intuito e estilo (dissecamos, não difamamos, ok), mas ao que parece teremos que falar sobre uma, pois além de ter provocado reação negativas no público e surpreendentes nos envolvidos, nos faz refletir mais uma vez sobre a parte nada glamourosa do cenário pop, seja ele restrito a um país ou não.

Tudo começou ontem quando a revista semanal Shukan Bunshun (週刊文春) – bem conhecida pelo sensacionalismo, as fofocas, e até por difamação – revelou que Minegishi Minami, uma das cantoras originais da primeira formação do grupo AKB48 e que ainda fazia parte do grupo, teria passado a noite na casa de Shirahama Alan do grupo GENERATIONS. Os dois se conheceram durante o tempo em que estrelaram a peça Moshimo Kimi ga em 2011, e permaneceram amigos segundo as agências de ambos.

Tirando o fato de que é extremamente embaraçoso e invasivo ter sua vida pessoal estampada em uma página de revista, é preciso levar em consideração que o fato é elevado a potência de escândalo e confusão em menos de cinco minutos se nos lembrarmos de que estamos falando do Japão.


As meninas que formam o AKB48 são bem conhecidas pelo número exagerado de integrantes, superexposição na mídia, além é claro, de como suas vidas e carreiras são controladas por seus empresários e agência, vide a restrição à qualquer espécie de relacionamento afetivo com o sexo oposto (sim, elas são proibidas de namorar).

Muitas delas sofrem perseguições de fãs mais afoitos e obsessivos embora continuem a ser promovidas como um modelo de beleza virginal sexualizada com seus olhos grandes, rosto juvenil e fotos provocantes usando apenas lingeries. Esse tipo de indiscrição é capaz de arruinar a carreira de qualquer uma delas em dois tempos, pois coloca em cheque um dos maiores trunfos de seu merchandising que é a ilusão que seus fãs tem de que poderiam se envolver com elas algum dia, sem esquecer da parte do “garota virgem” no pacote. O que mais assusta é saber que a grande maioria de seus fãs é formada por homens adultos, solitários e oprimidos que acabaram se tornando fãs como uma válvula de escape de sua sociedade rígida e agora ainda mais propensa a depressão com a crise econômica.

Era de se imaginar que algo nada bom viria a acontecer com Minegishi, pois nesses casos quem normalmente sofre a punição pelo “erro” é a mulher. No mesmo dia da circulação da noticia, foi anunciado pelo empresário do grupo, Tomonobu Togasaki, que ela voltaria ao status de kenkyuusei (trainee; em bom português, uma aspirante) a partir de 1º de fevereiro - o dia seguinte - como forma de punição pelo escândalo.  

Como se não bastasse isso, Miichan, como é conhecida, teria entrado no camarim do grupo e cortado os próprios cabelos e quando tentou ser impedida afirmou que precisava fazê-lo para demonstrar o quão forte era sua resolução a respeito do que havia acontecido. A prática dos cortes de cabelo no Japão feudal, só para exemplificar, era muito comum após a perda de algum ente querido ou quando se perdia a honra aos olhos dos demais.

Para confirmar o que estou pensando, a cantora fez um vídeo onde fala sobre seu arrependimento logo depois de ter picotado seu cabelo. Sinceramente não sei se essa atitude partiu inteiramente de Minegishi ou se houve alguma sutil sugestão. De qualquer forma fiquei ainda mais triste e contrariada com a história toda depois de vê-la chorar aos olhos do mundo (via YouTube) pedindo desculpas profundas por sua indiscrição já que ela era vista como um exemplo para muitas garotas de sua idade.

Isso é tão triste e deprimente e perturbador ao mesmo tempo, e vem nos alertar que os problemas dos artistas asiáticos com o entretenimento estão longe de acabar. Felizmente Miichan parece estar tentando passar por cima do incidente com um sorriso no rosto. Vide a foto que Itano Tomomi postou em seu twitter com as garotas da primeira geração dando força para a companheira.


Eu apenas desejo que isso não cause mais nenhum problema a Miichan, seja ele pessoal ou profissional, visto que elas passam por todo o tipo de provação para conseguir a carreira de seus sonhos e se descobrem em um eterno pesadelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME