fevereiro 23, 2013

That Winter, The Wind Blows: Primeiras Impressões

Eu fiquei aqui com meus botões pensando que eu não iria falar tão cedo sobre mais nenhum dorama sul-coreano, visto que o drama de Kang Ji Hwan não segurou meu interesse por mais de uma semana e estou fugindo de melodrama desde I Miss You, que por sinal, ainda não consegui terminar. Então vocês podem imaginar minha vontade de encarar mais um drama makjang, com direito a heroína cega, herói usurpador e com tema invernal até no nome: That Winter, The Wind Blows (그 겨울, 바람이 분다).

Não noticiei nada exatamente para não criar expectativas, mas não pude ignorar a dose cavalar de Jo In Sung (What Happened in Bali), Song Hye Gyo (The World that They Live In) e Kim Bum (Padam Padam). Eu cedi à tentação e agora só tenho um maldito pensamento na cabeça: “falta muito para chegar quarta-feira?”.

Normalmente quando faço o andamento via "impressões" tento fazer um resumo de pelo menos umas duas semanas, mas nesse caso vou meio que comentar só o primeiro dia mesmo, pois foi o suficiente para me fazer seguir em frente com ele nesses 5 episódio que já foram ao ar. E se algo mais me chamar atenção, volto aqui para comentar.

COMPACTO EP. 1

Abrimos com a beleza impactante – e extremamente beneficiada pela iluminação – de Oh Soo (Jo In Sung, mais lindo do que nunca) deitado ao lado de uma de suas conquistas recentes, a modelo/atriz Jin So Ra (Seo Hyo Rim). Aprendemos que ele foi abandonado ainda bebê em um dia gelado sob uma árvore. Aff, já odeio essa mãe.


Oh Soo passa seu tempo apostando alto no pôquer, andando com gente perigosa e basicamente se metendo em terreno escorregadio junto de seu BFF pavio-curto Park Jin Sung (Kim Bum, com um cabelo vermelho que estou amando).


Soo é um importante CEO em alguma empresa, mas basicamente o vemos como um tremendo playboy, mesmo que ele seja bem legal com as pessoas ao seu redor como um outro amigo seu que também se chama Oh Soo. Esse Oh Soo diz ser filho do dono de um conglomerado importante, o PL Group, mesmo vivendo modestamente. Óbvio que ninguém acredita no cara.

E falando em PL Group, seu dono está bem doente. Em sua casa, ele permanece cercado por máquinas e pessoas – seu velho amigo e advogado, sua secretária (e pelo que entendi amante), seu quase-genro e sua filha Oh Young (Song Hye Gyo, que parece não envelhecer), nossa heroína cega.


Logo Oh Young descobre pelo carteiro que seu irmão, de quem ela está separada desde criança, esteve lhe mandando cartas por meses, mas é a primeira vez que uma delas chega em suas mãos. Ela então resolve ir atrás dele.

Com o endereço da carta, ela vai bater no apartamento de Oh Soo-nosso-herói-canalha, pois o amigo-Oh-Soo usou seu endereço. Oh Soo-o-herói explica isso para Oh Young que em troca pede que ele leia a carta para ela, e é mais ou menos aí que ele finalmente percebe que ela é cega.


O momento em que ele lê a carta é realmente interessante, pois ele interrompe a leitura o tempo todo para fazer comentários próprios. Nesse momento ele recebe uma ligação de Jin Sung mandando que ele dê o fora do edifício, pois a policia está indo para lá prendê-lo pois sua “peguete” So Ra fez um rombo nas contas de seu benfeitor e plantou documentos que o incriminam.

Ele rapidamente se despede de Oh Young e sai correndo ao que o amigo-Oh-Soo o vê e vai atrás dele tentando entender o que está acontecendo e poucos metros de perseguição depois amigo-Oh-Soo é atropelado e Oh-Soo-o-herói-gato pára com o susto e é preso. O pior é que a poucos metros dali Oh Young que acabou de receber um telefonema avisando que o estado de saúde de seu pai piorou, grita desesperadamente por um táxi.


Depois que ele é preso So Ra ainda tem o desplante de ir à prisão dizer que já combinou com a promotoria que ele vai cumprir só um ano de reclusão, o tempo exato que ela passará filmando nos EUA, pois não conseguia pensar em ir embora e deixá-lo solto por aí fazendo vocês-sabem-o-quê. Ouvi alguém dizer LOUCA, por aí?

Um ano depois Jin Sung vai buscar Oh Soo e o leva até um rio congelado onde jogou as cinzas do amigo-Oh-Soo que acabou morrendo naquele atropelamento. E as más notícias não acabam. Oh Soo é barrado de tentar ganhar uns trocados no pôquer, seus contatos lhe dão as costas e um cara chamado Moo Chul (Kim Tae Woo), que está a mando do CEO de quem ele supostamente roubou (So Ra extraviou simplesmente ₩7 BILHÕES), lhe dá um prazo de 100 dias para devolver todo o dinheiro. E sabe como ele dá seu recado de não-estou-brincando? Ele esfaqueia Oh Soo!


Com o pessoal do PL Group as coisas também não estão lá muito bem. Oh Young chega a fazer uma apresentação para a empresa, mas nada muito importante, até mesmo porque quem assumiu as funções na empresa foi a Secretária Wang (Bae Jong Ok), ajudada pelo noivo de Young. Ela por sinal deixa bem claro para a secretária que não pretende se casar com ele.

Depois de fugir do hospital Oh Soo tenta com seus contatos descobrir como se virar para conseguir o dinheiro que deve (#NOT) e acaba sendo espancado pelos reforços de Moo Chul. Chegando em casa – na verdade o quartinho do amigo-Oh-Soo, já que seu apartamento de verdade foi confiscado pelo cara que teve o dinheiro extraviado – ele se encontra com o advogado Jang, o amigo do CEO do PL Group, que pergunta por Oh Soo. Ele obviamente responde que é o próprio e fica confuso quando o advogado se apresenta como se eles se conhecessem, mas assim que ele olha para o cartão de visitas que o advogado lhe mostra com o logo da empresa ele faz a ligação de que ele deve estar se referindo ao amigo-Oh-Soo.

Vemos tudo o que se passa em sua mente e ao invés de Oh Soo esclarecer o mal entendido e dizer que o verdadeiro Oh Soo (nesse caso) está morto, ele confirma que o Oh Soo que o advogado procura é ele mesmo.

OPINIÃO FINAL

Coloquei aqui somente o 1º capitulo, mas vou me referir à primeira semana de exibição como um todo, que excepcionalmente ao invés dos dois capítulos de praxe, resolveu começar no primeiro dia de exibição com dois episódios, um atrás do outro, que por sinal, adorei.

É uma boa tática para tentar conquistar o público, já que concorre no horário com Level 7 Civil Servant (7급 공무원) e Iris 2 (아이리스 II), mas acaba ferrando com a programação dos 13 episódios restantes, a não ser que eles resolvem estender o drama. O jeito é esperar.

Mas voltando ao que interessa...

Esse primeiro episódio é extremamente importante para que entendamos os porquês dessa história. Já sabemos o que leva Oh Soo a tomar o lugar de seu amigo morto, afinal, 7 bilhões de won não é quantia pouca (mais de 1 milhão e 800 mil reais). E sabemos que não será nada fácil para ele arrancar esse valor de sua “irmã”, pois Young não é o tipo de mulher que se deixa manipular facilmente, não só por causa de sua deficiência, mas os resquícios do sentimento de abandono também pesam bastante na forma como ela lida com as pessoas ao seu redor.

Excetuando Moo Chul e So Ra, a verdadeira antagonista é a Secretária Wang, que além de ter deixado o pai de Young morrer (sim, ela evitou que ele fosse socorrido) parece estar mancomunada com o noivo da jovem para controlarem o PL Group. E apesar disso sinto que tem algo mais em relação a ela, que não fica totalmente claro.

As atuações estão sendo feitas no ponto, nem mais nem menos, até mesmo porque ninguém dentro desse enredo foi realmente projetado para tela com aquela divisão maniqueísta. Os personagens todos têm um lado negro e um claro e ligeiros tons de cinza no meio que nos compelem a não julgá-los com força total e sim observá-los com cuidado, tentando entender se de fato suas atitudes precisam ser medidas na base do 8/80.

O que mais me toca é o fato de que Oh Soo é um cara que se declara sem um propósito para viver e mesmo sem um sonho, uma razão, ou qualquer outro fragmento de meta na vida ele deseja mais do que tudo continuar vivendo e em contrapartida temos Young que mesmo tendo lidado com sua deficiência visual tem um ardente desejo de morrer.

Estou contando que, apesar de ter certeza da dor que Young passará quando descobrir que seu irmão perdido já morreu e tem um cara estranho se passando por ele, nada será pior do que perceber que ela abriu sua guarda para um vigarista e esse mesmo vigarista foi quem mostrou a Young que ela não precisa de nenhuma justificativa pomposa para querer viver, basta que ela se dê conta de que viver é bem mais do que simplesmente acordar todo dia e respirar. O mais curioso é que isso vale para os dois.

A expectativa de ter isso tudo mostrado nos próximos capítulos é o que tem me feito continuar a esperar ansiosamente pela quarta-feira e já sei que estou nessa para o que der e vier.


Outro ponto forte do drama é o quão bonito as coisas são. Amo como a câmera se aproxima tão perto do rosto dos atores e a iluminação é simplesmente perfeita. Mas isso não é novidade para o diretor Kim Kyu Tae que tem no currículo outros títulos com universos espetaculares como Padam, Padam... The Sound of His and Her Heartbeats (빠담빠담... 그와 그녀의 심장박동소리), A Love to Kill (이 죽일놈의 사랑) e o ainda mais poderoso The World that They Live In (그들이 사는 세상).

E claro os atores também ajudam muito no coeficiente de beleza. Tentei pausar diversas cenas de Jo In Sung no primeiro dia, só para me lembrar depois que estava assistindo ao vivo. Sério, me diz que você não beijar sua tela agora?!

*hiperventilando*
E mesmo que sua beleza não estivesse em questão há algo que funciona ainda melhor: a extrema intensidade com que ele interpreta cada fala de Oh Soo e o modo como seu olhar nos prende de uma forma vivida e forte dentro do que Oh Soo está sentindo ou pensando. Essa sintonia com o texto é dificílima de atingir e estou grata de presenciar mais um ator brilhando. É bem verdade que Jo In Sung sempre trabalhou dessa forma, roubando a cena, mas nesse drama, essa habilidade parece ter se expandido de tal forma que a impressão que se tem é que o rapaz ai explodir a qualquer momento. Seja de emoção ou de sex appeal.

That Winter, The Wind Blows está no ar ás quartas e quintas pela SBS.

Imagens: SBS/baramibunda; dangermousie

2 comentários:

  1. so assisti dois episodios disponiveis no ohayo dramas,,,e estou ansiosa por mais,jo in sung,,,,no filme a fronzen flower, me deixou babando o tempo todo,,,,e um deus coreano,,,,e o filme,alem de ter uma boa historia,me deixou boquiaberta,,,nos doramas e sempre aqueles raros selinhos...affff,que me deixa indignada,,,,ja nesse filme tem muitas cenas de sexo,praticamente explicito e os beijos,meu pai....e esse homem nu e uma coisa de louco....aiii,desabafei...entao qdo vi que a serie era com ele,ja achei que iria valer a pena....obrigada pela sua postagem,,,fiquei tao interessada,,,que foi legal ler a sua opiniao....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Jo In Sung é mesmo de deixar qualquer um sem fôlego.

      Excluir

COMENTE E/OU RECLAME