março 14, 2013

Abertura de Malhação 2012/2013

Depois de amargar um inicio de temporada com poucos resultados satisfatórios para a casa, Malhação entrou em uma nova fase dando adeus não só a seu mocinho safado e sem carisma além de outros personagens e deu um tapa no visual para fazer o que faz de melhor há anos; dar uma renovada. E a renovada foi tão grande que até mesmo a abertura deu uma mudada.

Mas antes de seguir com o assunto, confesso que estou levemente irritada com a Rede Globo. Anda rolando uma boataria terrível de que a emissora estaria insatisfeita com os índices dessa temporada e já estuda meios para levar a nova temporada (2013/1014) ao ar pelo menos dois meses antes do que faz normalmente, ou seja, ao invés de agosto, podemos dar adeus à galera do Colégio Quadrante ainda no primeiro semestre.

E as chances de eu continuar acompanhando a novelinha depois disso são praticamente zero. O motivo? Bem, porque estou adorando essa temporada. Então em homenagem à ela vamos falar sobre a abertura super bacana.

Como disse no inicio, com a saída de Dinho (Guilherme Prates e seu núcleo) e Rafael (Rodolfo Valente) e a entrada de Vitor (Guilherme Leicam) e seu irmão problema Sal (Pedro Cassiano - eita é o Binho!), as imagens dos dois primeiros foram substituídas pelas dos dois últimos na nova versão da abertura que começou a ir ao ar desde o final de janeiro.

Que tal uma comparação? É bem fácil, é só notar Leicam e Cassiano ou quadros de um tom menos ensolarado para saber quais as partes da nova filmagem, mas se você tem preguiça ou ainda não conseguiu pegar direitinho, vou dar uma ajuda e colocar tudinho logo abaixo.

SEQUÊNCIA
 
A sequência já começa diferente. Na primeira começávamos de cara com Dinho (seguido de Lia, Fatinha, Orelha e Ju), por isso foi cortada. Agora vamos de Pilha, Lia, Vitor com Fatinha e Orelha.

Trocando um mocinho pelo outro logo de cara.
Isso é que é aviso.

A antiga cena dos sapatos/pezinhos dançantes de Morgana, Rita e Rafael (vi o vídeo umas 5x para poder ter certeza) – que não mostra a cara de ninguém, mas mesmo assim teve que sair – foi substituída pela cena das pernas dançantes de Vitor, Fatinha, Orelha e Lia.


A sequência de “bateção” de cabelo sofreu leve alteração, mesmo sendo toda da gravação antiga. De Lia, Fatinha e Ju para Fatinha, Ju e Lia.


A parte das mãos nos olhos também modificou com o corte das imagens de Rafael. Agora feitas por Ju.


Uma rápida passada pelo abraço de Dinho e Ju e mais um corte. Esse plano foi trocada por um onde ainda sentados, os 4 da cena das pernas (Orelha, Fatinha, Vitor e Lia) aparecem e Vitor faz um desajeitado air guitar que é seguido pela antiga parte de Lia tocando guitarra.


A antiga parte de Pilha sentado fazendo malabares foi expandida na nova sequencia.


Antes da parte onde as letras da palavra Malhação aparecerem temos uma parte pequena onde Lia puxa Vitor pelo braço e Orelha passa de skate ao fundo.


Das letras foram trocadas o primeiro “A” e o “O”.


Seguidos por uma rápida passada da câmera pelos atores na nova filmagem e um Pilha de cabeça para baixo.

Bastidores
A parte dos rostos sendo emoldurados também foi encurtada, deixando para trás os rostos de Rita, Morg, Rafa e Gil, e cedendo espaço para novas cenas com a mesma moldura que agora enquadram pés. Pelas imagens dos bastidores dá para notar que essas imagens eram da primeira gravação, mas só foram utilizadas agora.

bastidores (ok, a bota é da Morg).
bastidores (a parte da grama)

Assim como a sequência dos atores pulando em sincronia, cada um para um ângulo diferente. Bem legal.

bastidores

A cena noturna com as velas estrelinhas também ficou menor para dar lugar às partes da nova filmagem com enquadramento especial em Cassiano e Leicam e mais uma passada de câmera por eles, sentados (só que agora no chão).


E fechamos tudo com a velha e boa cena dos balões flutuantes.

bastidores

E se mesmo assim vocês não confiam em mim, podem ir aqui e aqui assistir as duas versões. A primeira gravada em uma antiga fábrica de chocolate tem uma luz mais brilhante, por ter sido feita num dia forte de sol e a segunda parece bem mais fria (talvez um dia nublado?) com imagens filmadas lá pelo Projac mesmo.

BASTIDORES

Outra diferença bem menos perceptível foram os diretores das sequencias. Na primeira Alexandre Pit e Alexandre Romano se dividiram na tarefa, mas na segunda Pit ficou sozinho. Para quem se perguntou como devem ter sido as filmagens é só ir aqui e ver uma matéria do Video Show à época da gravação da primeira versão ou então pode se deliciar com as imagens de bastidores de ambas.

essa parte aparece naquele pedacinho entre os intervalos comerciais

o personagem de Rodolfo vai fazer falta...
Lembra quando esses dois formavam "o casal"?
Jurando com o mindinho! Só não voltem a prometer nada sobre garotos, que não dá certo.


E depois de ter tudo isso de gente no elenco principal...
...só chamaram esses. Será que estamos vendo os que sobreviverão ao corte de temporada?
Gostei do resultado das duas, mãos no final das contas tenho que concordar com o pessoal de uma certa campanha publicitária quando eles falam sobre upgrade; vai ou não vai me dizer que vale mais a pena trocar o egoísta e infantil Dinho pelo romântico, poeta e íntegro par de olhos azuis de Vitor?
Fico com a segunda opção na hora, mesmo que o pacote venha com um irmão com ares de psicopata. Fazer o quê, o Príncipe-Encantado-motoqueiro tinha que ter um defeito!
Malhação está no ar de segunda a sexta pela Rede Globo.

3 comentários:

  1. Ai, não, credo, mil vezes o Dinho! O Vitor era brochante de tão certinho! E a abertura original era muito mais natural, as mudanças ficaram muito offs. E com certeza o Gui Prates como Dinho tinha muito mais carisma que o fraquíssimo Leicam como o entediante Vitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... no fim, realmente Vitor ficou um chato. Ainda assim curti a diferença. De qualquer forma minha principal razão para assistir à essa temporada foi o par Fatinha e Bruno. Ai que saudade desses dois!

      Excluir
  2. Dinho foi cortado por ser um homem que comete erros e isso é inadmissível pra lacracao,o homem tem que ser perfeito e nao pode ter rivalidade feminina.
    Estragaram completamente a temporada,mas pelo menos tiveram a decência de chamar o Dinho pro final.

    ResponderExcluir

COMENTE E/OU RECLAME