março 23, 2013

Muitos nomes conhecidos em um cenário nada agradável: Snowpiercer Info

Parece que o grande público finalmente vai descobrir o que toda a classe empregada no setor de cinema já sabe faz é tempo: projeto interessante está fora de Hollywood. O futuro agora reside nas co-produções mundiais. Depois de Looper: Assassinos do Futuro (Looper) e o ambicioso Cloud Atlas (A Viagem) – me recuso a usar o título nacional – vamos receber Snowpiercer.

Baseada em uma graphic novel francesa de Jacques Lob, Benjamin Legrand e Jean-Marc Rochette, Le Transperceneige, que se passa em um futuro distópico pós-apocaliptico dentro de um trem. Depois que uma experiência cientifica falha ao tentar parar o aquecimento global, o mundo entra em uma nova era do gelo que extermina toda a população mundial com exceção dos sobreviventes que se encontram em um trem chamado de Le Transperceneige, que viaja infinitamente através da neve sem nenhum destino.

O sistema de classes sociais vai sendo imposto pelos poucos sobreviventes de renome e poder dentro do trem e logo cada vagão passa a abrigar apenas aquele de sua classe. Ricos na frente, pobres e famintos atrás. Mas depois de anos na mesma condição os líderes das últimas cabines se preparam para uma revolução – resumindo: “os últimos serão os primeiros” alocados em um trem em movimento. Legal.

Tão, tão legal que depois de Bong Joon Ho (Mother – A Busca pela Verdade, O Hospedeiro) se encantar com a série, lendo-a em pé, por inteira ali mesmo na loja onde havia acabado de encontrá-la, conseguiu no diretor Park Chan Wook (Segredos de Sangue, Oldboy), um parceiro para encarar o projeto, comprando seus direitos e entrando na produção.

Bong sobre o filme: “Eu queira representar conflitos, amor e cooperação acontecendo no trem que é reminiscente de um micro representação do mundo e estudar a verdadeira natureza dos humanos”.

Com a união de Estados Unidos, França, Coréia do Sul e até mesmo o Japão o projeto saiu beirando os 40 milhões de dólares e deu a Bong a chance (e porque não o dever) de reunir um elenco multinacional excepcionalmente estelar com nomes como os vistos logo abaixo no primeiro teaser pôster.


Essa combinação de diferentes raças e classes indisputavelmente diferentes resultam nos entraves de forças, o uso de drogas e álcool, pessoas se arriscando para conseguir alimento e até mesmo uma fonte alternativa de sobrevivência afora o trem. Hum... me parece um pouco com Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness) depois que o pessoal cego começa a ser trancafiado. O conflito central ficará a cargo do jovem revolucionário Curtis que pretende encontrar Wilford (Ed Harris), o criador e mantenedor do motor que mantém o trem funcionando 24/7 sem parar.

E como Bong é o tipo de diretor que simplesmente visualiza perfeitamente o que ele deseja construir, veja nas imagens – muitas vistas na apresentação do filme no site oficial – a seguir que mundo deserto e gelado é esse.







Só de olhar já gelou meus ossos. E depois de todas essas imagens de storyboard, vamos de still oficial, agora com gente de verdade. Não que isso seja lá muito bom, já que são todos passageiros do fundão. Aliás, bem que o nome do trem podia ser “expresso do fim do mundo”, mesmo que pareça nome de filme B.


Snowpiercer foi inteiramente filmado na República Checa e atualmente está em pós-produção, com estreia prevista para o segundo semestre de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME