abril 04, 2013

Groupies bleiben nicht zum Frühstück Review

und dabei will ich doch, Lila, nicht ohne dich♫ - E apesar disso eu estou determinado, Lila, não sem você.
Christopher/Berlin Mitte

Imagine se apaixonar sem querer pelo gatinho roqueiro pé rapado, para pouco depois descobrir que ele é, na verdade, líder da banda mais popular do momento, e você era a única que não sabia. Acredite, aqui tudo é possível. Ok, mas como?

Lila Lorenz (Anna Fischer) acaba de voltar de um intercambio nos Estados Unidos, onde ficou hospedada com uma família que simplesmente não permitia internet, televisão ou rádio dentro de casa, e assim Lila ficou sem se atualizar com as noticias de sua terra natal. O que explica bem porque ao tentar roubar uma planta especial - que ela prometeu trazer dos States, mas acabou esquecendo - para seu amigo Gustav (Josef Mattes) a garota não reconhece Chriz (Kostja Ullmann), o vocalista da banda que se tornou sensação da Alemanha no último ano.

Durante o encontro Lila esquece seu celular – feito uma Cinderela moderna – e Chriz resolve de muito boa vontade devolver-lhe o aparelho pessoalmente e assim os dois aproveitam para se conhecer melhor e passear por Berlim.


Na manhã seguinte Lila acaba descobrindo a verdade sobre Chriz e depois de um adeus apressando ela arruma um jeito de encontrá-lo mais uma vez, mas acaba se decepcionando com o rapaz quando ele finge que não a conhece e ainda leva umas cacetadas de uma fã revoltada.

É bem verdade que depois o cantor consegue se redimir do que fez e proporciona a Lila uma noite inesquecível. O único problema é que por contrato Chriz supostamente tem que ficar solteiro (daí o outro nome pelo qual esse filme é conhecido Single by Contract).

Ou seja, GBNZF é uma mistura de Starstruck: Meu Namorado é uma Super Estrela (Starstruck) com Um Lugar Chamado Notting Hill (Notting Hill). Com direito as cenas clássicas de “encontro fatídico”, “passando vergonha” (Lila), “difamação na imprensa” (Lila), “declaração de amor pública” (Chriz), “rompimento por motivo idiota” (Lila, outra vez) e “o reencontro que conserta tudo” (na pista de decolagem do aeroporto).

Muito embora este filme tenha um charme próprio por seus personagens serem TODOS adoráveis e terem uma química excelente.


Anna Fischer e Kostja Ullmann formam um par romântico fofo e engraçado na medida certa. Ela por sinal se sobressai ainda mais por conseguir dar a Lila uma personalidade tão própria, comum e condizente com o que poderia ser qualquer outra garota de qualquer outra grande cidade, que nos apegamos ainda mais a personagem.

Os coadjuvantes como Luzy (Amber Bongard), a irmã mais nova de Lila, que é uma super fã de Chriz; Nike (Nina Gummich), a melhor amiga e parceira de confusão e Horst (Michael Keseroglu), o segurança durão de coração mole, ajudam a manter o filme leve e divertido.

Os núcleos também são convincentes. A família de Lila podia ser a sua, ou a da sua melhor amiga e a banda de Chriz, Berlin Mitte, funciona bem quando quer nos dizer que os quatro músicos são grandes amigos que realizaram o sonho de ser uma banda conhecida e para isso tiveram que ceder um pouco a loucura que vem junto com a fama e o sucesso.


E é toda essa soma de fatores felizes de GBNZF que nos faz passar por cima da previsibilidade do enredo e curtir todas as bobagens, inclusive aquela parte onde você deu gritinhos de felicidade (confessa vai, eu também fiz isso – e minhas amigas malucas também!).

TRILHA SONORA

E se tem algo mais que excede expectativas neste filme, de certeza é a trilha sonora. Palmas para Gerd Baumann e Roland Spremberg.

O pop rock tomou conta das faixas exatamente para acompanhar um filme que trata exatamente do mundo pop – nada mais acertado. Todas as canções acompanham sincronicamente a edição e algumas cenas em especial, sem passar despercebida por nenhum momento, pelo contrário, se integrando a cada uma delas de modo a ressaltá-las.

As faixas mais radiofônicas (Battlefield, Here She Comes, Beautiful Day, Homerun) foram separadas especialmente para serem carros-chefes da Berlin Mitte e algumas usadas durante a parte do show no filme, o que ajudou a dar a vibração e energia necessária para convencer a plateia de que se tratava mesmo de uma banda popular.

O que me faz lembrar da sequencia de abertura do filme, que ao mesmo tempo que apresentava os créditos, funcionava como um videoclipe da banda, que de tão bacana mereceu mesmo uma edição especial com imagens do filme.



Infelizmente do total de 13 faixas, apenas uma fez juz a nacionalidade do filme, ou seja, está em alemão, que é por sinal a canção que Chriz usa para se declarar/desculpar com Lila, Nicht ohne dich, cujo pequeno trecho consta lá em cima no post.

Das cantadas em inglês gosto de todas, até mesmo da mais-do-que-reutilizada Can’t Take My Eyes Off You (lembra de 10 Coisas que eu Odeio em Você?), embora a faixa final Stumblin’ In também usada para finalizar o filme, tenha ficado ainda mais especial com a realização do dueto entre o OTP.


REFERÊNCIA CRUZADA

Berlin Mitte é o nome dado a localidade central da cidade de Berlim (também localizada no distrito de Mitte, cujo significado em alemão é centro, no meio). O distrito compreende boa parte do centro histórico da cidade e por isso é considerado o “coração” de Berlim.

Logo no inicio do filme Lila confunde o nome da banda com o de outra localização da cidade, o Bahnhof Zoo, que é o nome encurtado de uma das estações do sistema de transporte terrestre de Berlim (lá se encontra as plataformas para o metrô e a linha urbana de ônibus rápido).


Como Lila fez graça do nome, ela depois pergunta por que eles o escolheram e Chriz diz que o sonho deles era tocar em Berlim, pois tocando na cidade, eles poderiam se considerar no centro do mundo, famosos e realizados. O legal é que enquanto ele explica isso dentro da limusine, a câmera abre a cena e vemos o carro passar pela Potsdamer Platz, que é a estação de (Berlin) Mitte.

PÔSTER


JÚRI FINAL

- Nota: feito filme Disney Channel - você tem vergonha de dizer que já assistiu, mas morre de vontade de indicar para todo mundo.
- Soundtrack: tão bom, que dá vontade de comprar o CD.
*P.S.: ter fama de groupie pode até não ser lá muito legal, mas pense pelo lado positivo, não foi um sonho, você deu mesmo uns beijinhos (às vezes até bem mais que isso) no roqueiro famoso.

BANCO DE DADOS

*Título Original: Groupies bleiben nicht zum Frühstück
*Ano: 2010
*Estilo: romance, comédia, Disney Channel
*Direção: Marc Rothemund
*Estúdio: SamFilm

3 comentários:

  1. Adorei sua resenha e post todo ficou ótimo.
    Muito poder encontrar alguém que teve as mesmas sensações que eu tive.
    Teria outros filmes desse estilo para me indicar?
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!
      Filmes desse estilo? Hum... precisa ser alemão? Se for comédia/romance alemão temos:
      1. Lila, Lila (Daniel Brühl é adorável);
      2. Aprendendo a Amar (Um pouco tosco);
      3. Kokowääh (lindoooo!)
      4. What a Man (previsível, mas legal)

      Se for filme em geral, ai o leque é maior. Deixa eu ver, hum, comédia romântica na qual a mocinha não sabia a identidade verdadeira do mocinho...
      hum...
      1. Um Príncipe em Minha Vida;
      2. Encontro de Amor;
      3. Starstruck (citado no texto);
      4. 7급 공무원 (cuidado, tem um dorama do mesmo nome, o nome do filme "My Girlfriend Is an Agent").

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Gostaria muito de assistir o filme, onde posso encontrar?

    ResponderExcluir

COMENTE E/OU RECLAME