junho 28, 2013

BLAQ Style Review

Quando o assunto é música, se existe algo como um guia espiritual, eu diria sem nenhuma dúvida que o meu é o Last.fm. Até hoje, todas as recomendações que o site me deu, baseado em minhas preferências musicais se provaram valiosas, pois fui capaz de descobrir artistas incríveis, como o que trago agora. Diretamente da Coréia do Sul, lhes apresento MBLAQ os cinco garotos que provam mesmo viver em absoluta qualidade, como o próprio nome declara.

Para os que não conhecem, explico, MBLAQ é uma sigla para “Music Boys Live in Absolute Quality”, em bom português: "garotos musicais ao vivo em qualidade absoluta" (mas se você acha que podia ser "meninos musicais vivem em qualidade absoluta", também não está errado). E o nome ambicioso e arrogante não é mero acaso dado seu rigoroso treinamento de dois anos e serem os pupilos de Rain – a primeira boyband a ser produzida por ele, vale lembrar.

Então ao mesmo tempo que ser protegido do cantor é honra, também pode ser um pesadelo. No debut dos rapazes, ficou claro para todos a influência de Rain e os assegurou o apelido de “5 mini Rains” pelo forte apelo físico do trabalho.

BLAQ Style é o primeiro álbum de estúdio deles, que vem a ser seu terceiro lançamento, depois dos dois primeiros EPs (Just BLAQ e Y) – por sinal, trabalhos cheios de vigor. E nele descobrimos não só a qualidade como o fato de que os rapazes tem a capacidade de se parecer menos com seu benfeitor quando lhes é dada a chance.

E é um álbum que abraça sem medo o R&B de um jeito que poucas bandas da Coréia podem se dar ao luxo de dizer que fazem e assim sendo tornou-se um trabalho forte, mesmo não tendo sido brilhante. E pode se gabar também, de ser um álbum que ouço por inteiro, sem pular faixas.

BLAQ Style veio com um conceito aquático. Então todas as imagens promocionais desse álbum, assim como os videoclipes, molham, encharcam ou apenas umedecem os rapazes de alguma forma. Confesso que acho o conceito estranho e sempre penso em peças de balé quando vejo as imagens dessa era, mas de modo geral, não reclamo.





E se alguém aí de alguma forma se lembrou da revista Elle, não é mera coincidência.

A review vai seguir as faixas do CD normal e depois comentar separadamente as faixas adicionais do repackage, ou como foi chamado, 3D Edition.

ANÁLISE PARCIAL

1. Sad Memories (Intro)
 
É uma composição toda em piano feita pelo líder (e meu bias, saiam fora) SeungHo, mostrando um pouco do talento do rapaz. A peça é fluída, gentil e no final ligeiramente dócil. É até questionável seu uso, já que parece dar a entender que a banda virá cheia de baladas, quando na verdade, o CD mistura muitas influências, mas a forma como esse álbum termina à torna interessante.

2. Stay
“Hey, stay. Love is all over, try to black it out.
Still can’t believe that you’re gone. And this is MBLAQ”
É assim, com a declaração de Thunder que a faixa abre num som vibrante e bem conduzido pelos vocais de Joon e SeungHo, seguindo uma deixa bem encaixada para o refrão cantado por G.O. E falando nele, essa parte da canção não seria tão bacana se não pertencesse à ele, pois o rapaz conhece bem a própria voz e dá à esses versos aquele "quê" de súplica e faz o balanço da canção entre vibrante (muitos sintetizadores) e tocante (letra pedindo “não me deixe”).

Note também a boa parceria dos rappers Mir e Thunder na segunda parte da canção – uma excelente complementação uma da outra. A música é bem chicletinha e logo nos rendemos e tentamos cantar junto, nem que seja só a parte do “ah, ah, ah, ah~”, e “ih, ih, ih, ih~”.

3. Cry
Mais lenta, a faixa três produz um som sexy (isso sequer é possível?) e emocionante ao mesmo tempo. É aquele tipo de canção de amor que podia ser sobre a coisa mais banal do universo, mas ainda assim (sem saber a letra, é claro), você sempre irá por a mão no coração para cantar junto e dirá “oh, meu Deus, essa música é tão triste!”. Palmas para você, porque ela é mesmo.

É um amor que se acaba de tal forma que o eu lírico na letra sofre em cada palavra dita. A coisa toda é super clichê, pegue essa frase, por exemplo:
이제 울다 울다 지쳐 쓰러져만 가잖아
(Agora, doente de chorar e chorar, estou desmaiando)
Mas da forma como é cantada, soa como se nenhum outro homem na face da Terra tivesse enfrentado tanta dor e desespero como este aqui. Se não confia em mim, veja as carinhas do Joon no videoclipe. E-Tribe sabia mesmo o que estava fazendo ao produzir essa faixa, que exagera é verdade, mas nem por isso é ruim. O clipe sim, mas aí, é outra história...

Nota 10 para as notas altíssimas que G.O alcança e os vocais de Joon. Eu praticamente derreto toda vez que ouço e olha que já me peguei várias vezes fazendo cara de sofreguidão – para acompanhar a vibe da música – sentada no ônibus a caminho de algum lugar e o povo sentado do meu lado me olhando estranho.

4. 그대여
Ou Darling (lit. querida), como é mais conhecida, foi escrita por Rain especialmente para seus pupilos.

Alerta de Auto-Tune, cuidado! A música tem um compasso mais dançante e soa perfeita para playlist de DJ. Infelizmente, a sensação de repetição interminável faz com que pareça de certa forma incompleta.

5. 버린다 
Ou Throw Away (lit. jogar fora). Introdução com Auto-Tune, fique atento. Por outro lado é uma daquelas que você realmente, realmente deseja que tenha um clipe em versão dance só para ter o prazer de dançar uma música verdadeiramente dançante.

6.
E então voltamos para as canções de amor mais lentas. Abrimos com Mir nos contando sobre seu coração que está enferrujado e isso é tudo o que ouviremos dele. O resto da canção que tem sim ares de balada de amor triste, é carregada pelas vozes de G.O, Joon e SeungHo (ok, Thunder canta, mas não é lá essas coisas).

Gosto do som de dedos estalados e achei um pouco engraçado o som de gotas de água caindo, que por sinal é bem mais notável do que em Cry. Será para nos lembrar do conceito aquático do trabalho?

7. Tonight
Nada mais é do que uma dose cavalar de “por favor, volte para mim” em mid-tempo. E assim como a faixa anterior é carregada e exalta as vozes de três dos cinco rapazes (os rappers cantam/falam menos) e funciona muito bem para mostrar que existe qualidade vocal na banda.

8. 이러지 않았으면 해
Adoro falar mal dos anos 90, mas quando me fazem lembrar dessa época de um jeito legal, é outra história. JR Groove (codinome produtor, nome verdadeiro Bae Jin Ryul) é o tipo de cara que sabe fazer isso como ninguém e não deveria deixar de produzir MBLAQ nunca na vida.

Dito isto, aqui está uma de minhas preferidas, cheia de referências à década retrasada, que te chama para dançar, cantar, pular, além de elevar o ritmo. Cante o refrão:
♪ 날 사랑했다면 이러지마 다거짓말
우린 만날수가 없단걸 알아
날 저주했다면 이러지마 꺼져봐
더는 말이 필요없단걸 알아
U make me wanna Love
So make me wanna Love ♫
9. You’re My +
Sabia que o Mir contribuiu para a letra desta canção? Uma informação bem legal se levarmos em consideração a quantidade de “fall in love” (lit. apaixonar-se) na letra e o “+” no título. Por acaso é está uma declaração de amor para as A+?

É outra também que adoro cantar fazendo dancinha improvisada tosca na frente do espelho.

10. Rolling U
Sabe, não é como se eu não gostasse dessa música, na verdade, acho bem dançante e tudo, mas não é uma faixa que me faça querer dizer muita coisa sobre ela.

11. Oh Yeah (C-Luv & Blue Magic Remix)
Seguimos com mais uma faixa dançante, muito embora eu prefira muito mais a versão original de Oh Yeah, já que a canção perdeu aquela introdução gaiata e a vibe super R&B. E fora que nesse remix passamos mais de um minuto ouvindo “Oh Yeah” incessantemente.

12. Y (JR GROOVE Remix)
Quando digo que o tal do JR sabe o que está fazendo, estou falando sério. Diz se quando você ouve essa faixa não dá vontade de levar o CD para a boate mais próxima e implorar para o DJ colocar essa para tocar, só pra você ir pro meio da pista?

13. 또 다른시작 (Outro)
Outra composição em piano e a voz de alguém (Joon? Mir?) recita:
“We did it. It’s another beginning. We are MBLAQ. Just MBLAQ.
Faster. Stronger. Deeper. Thanks to all the fans, see ya”

Agora em relação as faixas adicionais que vêm na versão BLAQ Style 3D Edition:

2. 다시
Urgh, Auto-Tune! Mas assim como muitas outras faixas do álbum, acaba funcionando bem. A música é dançante e até mesmo pede um pouco daqueles “nhaim~” que o programa força nos vocais.

3. 돌아올 수 없는
Nós ainda não sabíamos que G.O e Mir davam uma parceria interessante, mas ganhávamos nossa primeira prova disso bem aqui nessa faixa, composta por um (G.O) e escrita em parceria. E ela também mostra que MBLAQ tem sim um certo quê musical para chamar de seu.

4. You
Essa faixa Thunder pode mesmo chamar de sua, já que lhe pertencem letra e composição. É ainda mais próxima de algo que Rain faria ele mesmo, do que as outras canções que vimos, muito embora não seja nada espetacular e se repita bastante, quase igual a 그대여.

E em relação a essas faixas o que acho mais interessante de tudo é o fato dos rapazes estarem envolvidos musicalmente falando com elas, afinal o título de boyband geralmente denota “grupo de cantores dançarinos com pouco/nenhum talento musical que se possa falar a respeito”. E antes que alguém queira me mandar a PQP, termine de ler o que estou escrevendo, por favor.

O rótulo de boyband tem seu lado negativo e acaba dando a todos um conceito que talvez não seja verdade. No cenário k.pop é ainda mais difícil dizer, pois são poucos os grupos que se arriscam com instrumentos, então é sempre muito bom para todos (fãs, músicos e críticos) quando os integrantes tem a oportunidade de dizer que sim, não são apenas beleza, mas também talento.

Além de tudo isso BLAQ Style explora diferentes (embora nem tanto) vertentes de um R&B meio dance meio hip hop que gosta de dizer “te amo, estou sofrendo, quero me afogar” ou algo assim, de uma forma agradável aos ouvidos, mas acima de tudo uniforme, pois a sequência de faixas faz com que o trabalho soe inteiro, mesmo que algumas canções em particular soem incompletas.

Na verdade a maior falha deste trabalho está na comparação com o que lhe precedeu. MBLAQ é uma dessas bandas excepcionais em 2010 que tinha EPs e/ou singles incríveis e que berravam aos quatro ventos “potencial à vista”, e infelizmente só viu mesmo o potencial de longe, pois quando chegaram os álbum de estúdios se perdeu muito daquele vigor dos formatos mais curtos. No nosso caso, MBLAQ nem foi tão azarado assim, pois o resultado final é muito bom.

VERSÕES

Como já havia dito, esse primeiro álbum tem a versão normal (imagem submersa) e uma versão 3D Edition (imagem com gola de pele) que nada mais é do que a versão repackage, ou para quem não está acostumado com o termo, uma nova versão do mesmo CD com algumas faixas a mais e um conceito visual diferente.


Em relação ao conceito visual, prefiro muito mais o lance do balé aquático. Continuo achando que o MBLAQ tem um péssimo senso de estilo (ou melhor, um péssimo stylist) e por isso mesmo, tendo duas opções ruins, fico com a que for menos.

Até mesmo quando colocamos o formato físico dos dois em questão, o primeiro ainda sai ganhando. A edição 3D realmente é caprichada, o CD e encarte vem dentro de uma caixa com o logo da banda, quase um caixa de joia e ainda acompanha óculos 3D para ver as imagens do encarte. Como não gosto dos modelitos, também não gosto muito da sessão fotográfica.

Já a versão normal é de cair de amores. Incluindo CD, encarte, fotos e cards promocionais, ele é cheio de detalhes lindos como gotinhas multicoloridas espalhadas pelo material interno e o “M”estilizado que encapa o material.


Tudo super bem caprichado inclusive a sessão fotográfica, mas essa vou deixar para comentar mais a frente. 

BÔNUS

De modo geral o ensaio fotográfico desse trabalho girou em torno de tecidos fluidos e transparentes, pois nas duas partes desse ensaio eles estão presentes, mudando apenas a cor de preto para branco. As imagens a seguir compõem o encarte do CD com a biografia dos integrantes.


SeungHo você é bias e te adoro, mas tinha pavor dessa cor de cabelo





E para desespero geral, na versão normal do CD vem junto 10 LINDÍSSIMAS imagens dos rapazes em close-up PERFEIÇÃO. Trago agora essa sessão.

Mir em momento de pura sedução

Até de perfil esse cara é sedutor, vôtefalar




Joon pediu para ser gato e abusou
Não bias, não sofra, venha para o colo da noona >.<

Que tal, MAIS perto ainda?


Diz se ele não está a cara da irmã nessa foto?


Sério, ele passou pela fila da gostosura mais de uma vez, não é possível.

JÚRI FINAL 

- Nota: 9,5 suado – (ou borrifado com água pelo maquiador, como queriam) se prepararam muito bem, mas ainda assim erraram aqui e ali.
- Capa: balé aquático – se era para molhar mesmo, vamos até o fim.
*Fangirlmomêtro: Febre de 39° – com direito a banho e tudo para ver se diminui a temperatura.

BANCO DE DADOS

*Título: BLAQ Style
*Artista: MBLAQ
*Gravadora: J. Tune Camp
*Ano: 2011
*Estilo: (K) R&B; dance
*Álbum de estúdio
*Tracklist:
  1. Sad Memories (Intro)
  2. Stay
  3. Cry
  4. Darling
  5. 버린다
  6. Tonight
  7. 이러지 않았으면 해
  8. You’re My +
  9. Rolling U
  10. Oh Yeah (C-Luv & Blue Magic Remix)
  11. Y (JR GROOVE Remix)
  12. 또다른 시작 (Outro)
*Versão 3D (faixas adicionais)
   2. 다시
   3. 돌아올 수 없는
   4. You

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME