agosto 17, 2013

Fernanda Lima: Capas de Gloss vs. Capas de 2013

As revistas que atualmente circulam em território nacional aprenderam, faz é tempo, o bom negócio de equilibrar as capas das edições entre os artistas da terra e os internacionais. O único problema é que alguns rostos e nomes costumam aparecer mais do que outros. Não é difícil topar com a mesma celebridade de novo quando você recebe o seu exemplar em casa todo lacrado. Algumas vezes dá para culpar as novelas, mas outras... sabe lá.

Fernanda Lima (Amor & Sexo, Pé na Jaca) é uma das famosas que mais posa para revistas. Não saberia dizer se é pelo volume de vendas que suas capas rendem, se ela é queridinha nesse meio, ou se está faltando mais celebridades interessantes no mercado. Seja qual for a explicação, a apresentadora que mês passado foi capa de GLOSS, emplacou assim sua terceira capa seguida nesse ano e sua terceira capa na já citada publicação.

As matérias em geral, falam de sua boa fase profissional e pessoal além do tema “sexo”, que é quase mandatório quando se trata da apresentadora de um programa que trata exatamente de “sexo”. Mas como não pretendo me alongar nisso, vamos analisar cada capa e definir, afinal, qual delas é a mais interessante. Vou começar com as desse ano e passar para as mais antigas.

1ª FASE: 2013 

- VIP (BR) - maio
A primeira concorrente traz um ensaio sensual (a especialidade da casa) com cara de fetiche e fala de “sexo”. Hum, eu já não vi isso antes?


- Marie Claire Brasil - junho
Menos ousada e com os ares sisudos de uma sessão clássica de revista de moda, a apresentadora ganha duas versões de capa, a normal das bancas e uma especial para assinantes (um costume não muito recente da MC), também fala de sexo, embora foque no equilíbrio invejável de seu sucesso pessoal e profissional – meta de quase todas as leitoras da revista.


- GLOSS (BR) - julho
Bem mais descolada e com pinta de editorial de moda, Lima surge impecável como sempre e finalmente não fala simplesmente de sexo, mas outros temas mais abrangentes e, inclusive, ataca de editora da edição da qual é capa, sugerindo pautas e muito mais.


2ª FASE: GLOSS 

A capa acima foi a mais recente aparição da apresentadora na publicação brasileira.

- GLOSS (BR) - julho, 2011
Exatos dois anos antes, Lima retornava à matéria de capa, já humilhando as coleguinhas que ainda estão em busca da fórmula mágica comentando sobre sua boa fase (eita que o equilíbrio existe faz é tempo!) e exibia madeixas um pouco mais longas que as atuais. A centralização ficou diferente, porém não trouxe mudanças significativas no formato que as capas de GLOSS costumavam ter.


- GLOSS (BR) - dezembro, 2008
No clima de Natal, Lima estreou luminosa na publicação. Bem ao estilo jovial que é a cara de GLOSS: temos maquiagem atrevida com cores fortes, embora o resto pareça muito sem-graça e bem basicão, muito provavelmente porque a revista ainda dava seus primeiros passinhos cambaleantes. O cabelão da artista por sinal estava beeem mais claro.



PLACAR PARCIAL

Marie Claire
Capa das bancas
X
Capa do assinante
=
Capa assinante, que ao optar pelo pretinho básico fica chic.


Vip
X
Marie Claire (capa assinante)
=
MC faz melhor ao tentar tirar o rótulo “sexo” que acompanha a apresentadora


GLOSS:
2008
X
2011
X
2013
=
2008 sai na frente pela franca tentativa de ser moleca, gaiata e livre.

PLACAR GERAL

Marie Claire (capa assinante):
 10 pela adequação perfeita de imagem e entrevista com o público alvo +
 7 pela sessão de fotos com classe +
- 4 pelas partes onde vemos que teve photoshop +
 3 por foto de corpo inteiro em revista que não fala de saúde/alimentação/malhação = 16

GLOSS (capa de 2008):
 10 pela fuga do tema “sexo, sexo, sexo” +
5 pelas luzes de Natal +
- 2 pela maquiagem meio drag +
3 pela falta de criatividade no resto = 10

Vencedor: Marie Claire (capa assinante) que merece ter pelo menos 16 exemplares vendidos – nesse caso, 16 assinaturas.

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