agosto 29, 2013

Videoclipe: 내가 이렇지- Zia

Confesso que sei bem pouco sobre a cantora Zia (지아) e seu trabalho, e até menos ainda sobre o cantor Ha Dong Kyun (하동균), mas nada me impede de vir aqui e dizer o quanto esse videoclipe é encantador e um prato cheio para as românticas de plantão.

Não falo somente pela música e o enredo do clipe, mas principalmente pela participação de Lee Jang Woo (I Do, I Do; Man of Honor) e Eum Eunjung (idol do grupo T-ara), que continuam formando o meu casal favorito do reality show We Got Married (우리 결혼했어요), e olha que eles nem fazem mais parte do programa. Aish, que desperdício! E tudo por causa daquele bafáfá de bullying no grupo. 

A história do videoclipe tem um pouco de tudo que já se viu sobre “histórias de amor fracassadas”, desde entrecortes de lembranças até a morte de personagem. Opsss, o spoiler saiu sem querer, então, vamos logo ao que interessa.

QUADRO-A-QUADRO

1) Abrimos o clipe com efeitos de filme antigo. Eunjung (은정) está sentada na cama e ao seu redor 4 lembranças suas são mostradas em uma projeção fraca quase fantasmagórica.



2) A cena corta e vamos com Eunjung recebendo uma silenciosa proposta de casamento de Jung Woo (장우) . Ele coloca a aliança em seu dedo e ela derrama lágrimas. Essas cenas tem um filtro similar ao de sépia.




3) As lágrimas caem, mas logo percebemos que as gotas que continuam caindo são de chuva. E seguimos com o casal correndo pela chuva de mãos dadas antes da cena ser novamente cortada.


4) Voltamos com mais uma lembrança. Dessa vez é Jung Woo indo embora, mesmo com Eunjung tentando evitar que ele vá colocando uma mão em seu braço. As cenas das lembranças parecem mais claras do que o resto do vídeo.


5) Depois do corte, seguimos com o casal ainda correndo e se aproximando de um carro vermelho (um antigo volvo com placa alemã). Jung Woo abre a porta e deixa Eunjung lá dentro. Ela se aproxima da porta do motorista e os dois trocam um olhar apaixonado pelo vidro. (awww~)



6) Voltando do prédio em frente, Jung Woo vem trazendo um buquê de rosas (estonteante) cujas pétalas já estão caindo e ao se aproximar do volvo é atingido por um carro que vem do outro lado. Nãoooo! 





7) Enquanto o acidente acontece, Eunjung se desespera dentro do carro, batendo no vidro e chorando.


8) De repente, as cenas começam a voltar para trás, rebobinando, e paramos um pouco num momento em que Jung Woo parece oferecer a mão para Eunjung dentro do carro, mas na verdade é o momento onde ele soltara sua mão (ao ajudá-la a entrar no carro anteriormente).



9) A cena continua retrocedendo e é entrecortada com cada uma das lembranças (em separado) que surgiram no inicio do clipe.





10) As cenas continuam voltando até chegarmos novamente ao momento em que Jung Woo oferece o anel para Eunjung. Dessa vez ela o pega de sua mão e deixa que ele caia no chão, claramente rejeitando o pedido do rapaz e indo embora. *coraçãopartido*



ENREDO

Bom, para quem ficou meio perdido com a sequência de fatos, o que acontece basicamente é que ela desiste de casar-se com ele para salvar sua vida. Não fica muito claro se o que aconteceu é que ela pode ver o futuro (uma premonição?) ou se lhe foi dada uma chance de voltar no tempo para consertar algo.

O certo é que sabendo que ao aceitar seu pedido, a sequência de eventos a partir dali resulta no atropelamento do rapaz – e muito provavelmente sua morte – ela resolve não aceitar o pedido. Ao que eu pergunto, será que alguém por ai não assistiu à Efeito Borboleta (The Buterfly Effect) um pouco demais, não?! Isso é que pura noble idiocy!

CENAS

O clipe super romântico pode parecer cheio de clichês, embora isso não seja necessariamente um defeito. Algumas imagens em particular funcionam muito bem com as transições da música.


Cada gota que cai nesta parte parece funcionar como representação de cada batida na música. E a batida única desta parte da música vem especialmente sincronizada com a porta sendo fechada.


E sua maior qualidade está exatamente nos momentos em que o videoclipe casa a letra da canção com o que acontece na narrativa em cenas ligeiras e simples. Veja a seguir.

 “손에 힘을 준다 달아 날까 봐
(son-e himeul chunda tara nalkkabwa)
Eu seguro firme em sua mão, pois tenho medo que fujas.
Aqui, depois que passamos da cena com a imagem abaixo – que por sinal é de tirar o fôlego – e tudo começa a retroceder, vem a profunda voz de Ha Dong Kyun nos dizer possivelmente o que Jung Woo irá sentir depois que tudo terminar de voltar para trás.

 “너 혼자만 둔다 (둔다) 아무 일 없듯이 멀어지고
한 번을 뒤돌아 안 보고
(neo honjaman tunda (tunda) amu Il-eoptteushi meoreojigo / han peoneul twidora an-bogo)
Você foi embora sozinha, se distancia como se nada tivesse acontecido
você não olha para trás nem uma vez.

비바람이 분다 분다 분다
니가 다시 나를 떠나 버린다
(pibarami punda punda punda /niga tashi nareul tteona peorinda)
O vento sopra, sopra, sopra
E mais uma vez você está me “jogando fora” (me deixando, me abandonando)


BASTIDORES

E agora, um pouco mais do que aconteceu e não vamos ver no clipe. Eu já disse que adoro esse casal? awnnnn~


Isso doííííí que só lá nas partes! Sim, aquelas partes.





MAKING OFF

Para nossa felicidade, eles filmaram tudo isso lá pelo meio da participação dos dois atores no reality show, e acho que essa filmagem ajudou muito a aproximá-los. Para quem ficou interessado, pode assistir aos episódios 26 (parte 1 | parte 2 | parte 3) e 27 (parte 1 | parte 2) que mostram exatamente como foram as gravações e o quanto o diretor do clipe Suh In Gyo (서 인 교) era fã do casal – é isso aí kamdok-nim (lit. diretor).

RESUMO DA ÓPERA

- Definição: Dose Cavalar de noble idiocy. Sacrificando sua felicidade pela vida do grande amor. Gah! 
- Som/Imagem: Sintonia Defeituosa. Estava tudo bem até usarem aquele efeito de fundo verde nas transições das partes das lembranças para o resto da história.
- Passando na TV: mesmo depois de ter visto 300 vezes ainda fica com o coração na mão quando ela rejeita o cara.
*Posição: 4ª – na lista de sacrifícios de amor incríveis e idiotas ao mesmo tempo. 

BANCO DE DADOS
*Música: 내가 이렇지
*Artista: Zia
*Em: Avancer
*Direção: Suh In Gyo
*Lançamento: setembro, 2011
*Estilo: (K) pop, balada
*Participações: Lee Jang Woo, Eum EunJung
*Featuring: Ha Dong Kyun 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME