outubro 25, 2013

A pureza e a simplicidade do amor central de Joia Rara na voz de Milton Nascimento

Adoro novelas de época. Não é preciso muita coisa para me fazer assistir além de “olha, tem uma novela de época passando”. Gosto do capricho que envolve a produção, das luzes, das cores, dos sons. E adoro poder ouvir certas pieguices como “eu te amarei para sempre” e “você não pode impedir nosso amor”, ou frases como “você é um covarde” e “seu bastardo”, pois nesse universo, elas são plausíveis e totalmente aceitáveis. Aliás, são mandatórias.

Joia Rara, a nova novela de época do horário das seis, possui todos esses pequenos ingredientes. A fotografia quase cinematográfica. Os vilões inescrupulosos. Os mocinhos lindos, românticos e sofredores. E a trilha sonora nacional de humilhar as coleguinhas.

E já que toquei no assunto, irei cometer a gafe de dizer que a canção de abertura de Gilberto Gil é ótima, mas não se compara a delicadeza de Nascente, tema de Amelinha (Bianca Bin) e Franz (Bruno Gagliasso), cantada pela primorosa voz de Milton Nascimento com participação de Flávio Venturini, que é co-compositor da canção.

Linda de viver, a canção cuja letra é bem curta, é enriquecida pela voz do cantor e pelo romance à moda antiga. As cenas nas quais surge geralmente são cheias dessas promessas de amor eterno ou algo comum e simples como passear juntos conversando sobre a vida.

No entanto, uma das cenas mais marcantes até o presente momento foi a noite de amor entre os dois personagens (Franz e Amélia). Veja aqui.

E perceba que é a cena que mais se encaixa com a letra da música.

Nascente by Milton Nascimento on Grooveshark
Clareia manhã
O sol vai esconder a clara estrela
Ardente, pérola do céu refletindo teus olhos
A luz do dia a contemplar teu corpo
Sedento, louco de prazer e desejos
Ardentes
A força da canção está mesmo nos arranjos, assim como o casal que tem uma boa química na tela e é um par convincente. O que pode, aliás, ser até engraçado se levarmos em conta que em outra novela (Cordel Encantado), ele morria de amores por ela, mas ela estava apaixonada por outro, e fora a parte que ele não valia nada.

Podemos dizer que é um amor que enfrenta barreiras, como o preconceito social, mas no fundo, acredito que ele seja apenas um desses amores bonitos, simples, gentis, que fazem as pessoas gostarem uma das outras, desejarem seu bem, querendo ser melhores para o bem de si mesmo e do outro.


Nem é preciso colocar na balança todos os desencontros e desentendimentos pelos quais passam ou terão que passar. Já sabemos que eles se amam. Isso não há de mudar, assim como a voz maravilhosa de Milton cantando sobre manhãs e prazeres.

Seja como for, na simplicidade ou na ostentação, Milton ainda traduz pureza como ninguém e mesmo quando não canta muita coisa; canta tudo.

Joia Rara é uma novela das 18 horas e está no ar pela Rede Globo de segunda à sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME