novembro 16, 2013

Videoclipe: Y - MBLAQ

Logo em sua estreia os rapazes do MBLAQ (ou por acaso eu deveria dizer garotos, já que é isso que está mesmo na sigla que dá nome ao grupo?) anunciavam que não estavam entrando de gaiatos no navio. E não deixaram ninguém se esquecer disto ao lançarem seu segundo EP em 2009, que por sinal vem do nome da canção do videoclipe de hoje, Y. Que para quem não sabe é a forma encurtada de por que no inglês. Assim: whyy.

Agora porque diabos eles usam o tal do “y” na música já é outra história, já que nem acho que fique tão bem assim. Digo num sentido estilístico, pois na construção da frase em coreano, esse tal de “y” funciona na questão melódica – ou seja, rima – mas na questão de estilo fica tão esquisito.

Mas levando em consideração outras atrocidades que já ouvi em konglish o Y dos garotos está de bom tamanho. E de qualquer forma, o objeto da postagem é o videoclipe e não a letra da música. E quanto ao videoclipe, tenho tanto para dizer que é possível que esse texto saia o dobro do tamanho normal.

Lançado em 2010, o vídeo já está ficando velhinho e os integrantes do grupo também, ainda que eles nem tenham mudado tanto assim, mas em compensação o estilo fashion varia mais rápido que guarda-roupa de socialite. Por isso, vamos em frente com apresentação da banda pela composição vista no cenário escuro com lâmpadas fluorescentes ao fundo.


Lee Joon ou Joon, o gato do tipo ô-lá-em-casa – cabelo castanho escuro em corte simples, o mocinho da história do clipe, dono do tanquinho mais desavergonhado que eu já vi e rei do esfumado preto na pálpebra inferior.


Thunder/CheonDung – de cabelo mais comprido e com cor castanha média, é adepto da purpurina na pálpebra inferior e é a coisa mais fofa que você já viu. SeungHo – tem os fios mais rentes na parte baixa da cabeça e tons avermelhados nos cabelos e é tão gato que até mesmo o sex-appeal do Joon não é páreo para ele (vocês irão entender isso com o decorrer do clipe).


G.O – o comportado com cabelo escuro natural e corte sem graça, sempre parece precisar se barbear e provavelmente deve ter algum parentesco com o Rain (porque né, vai dizer, que ninguém reparou?) e Mir (미르) – cabelo de cor clara em corte desfiado, comprido, franja, geralmente é o mais esquecido do grupo, até que ele recebe um close-up da câmera e você se assusta com tanta beleza. Sério, o Mir precisa parar de se esconder no grupo.

E antes de seguirmos em frente já vou logo avisando que hoje o formato dos comentários será diferente então não se assustem com certas barbaridades que escreverei.

ENREDO

A historinha do clipe é bem próxima do que diz a música, só que umas dez vezes melhor, por uma infinidade de motivos. A primeira delas é óbvia: JOON. Duhhh. Aliás, esse vídeo inteiro podia ser só o Joon tomando banho que eu não iria me importar. *safadeeeeeenha*

E todas as leitoras do blog acabam de ter seus ovários explodidos de tanta emoção e os meninos ganharam ovários, só para que eles explodissem logo em seguida

Agora falando sério, a história do clipe mostra o mocinho (Joon) sofrendo desconsoladamente depois que sua namoradinha (a mocréia que somos obrigados a ver na maior intimidade com ele e ainda por cima dançando aleatoriamente durante o clipe) o abandona para ficar com outro cara gato, ninguém menos que o companheiro de banda do cara, mais conhecido como, MEU bias, SeungHo.

Os dois acabam trocando uns sopapos e a mocréia magrela acaba levando um tiro no meio da testa – bem feito, quem mandou dar uma de Yoko Ono provocando discórdia na banda alheia?!

Sério, essa mulher cavou a própria cova, se Joon não tivesse atirado nela, as A+ fariam isso por ele, de boa. Enfim, vamos em frente com color coded romanizada (fonética da língua portuguesa feito por mim blá blá blá). CheonDung, Lee Joon, SeungHo, G.O, Mir.

MBLAQ yeah let's again 2010 let's go

Somebody nugunga nareul chom mallyeojwoyo
Eotteokhe ireokhe tanghalsuga innayo
Neomuna mideotteon keunyeoga nal palbeunchae
Chagapke teungeul tollyeo

Niga nareul tteonaseo mwol halsu ikkenni nan
Ajikdo kkaedapchi mothago tto naneun neoreul
Naneun majimageuro nege kihoireul chunda
Ije eojjeol su eopseo

Give to my Y listen to my Y chebal nareul torabwa
Give to my Y taedaphae naege wae-ireoneunji mareul haebwa oh yeah

Nobody ijen nal malliji marajwoyo
Teo-isang keunyeo-ege noranagi shireo
Cheoncheonhi ijen nan chumeogeul chwi-lyeohaeyo pok’sureul shijakharyeo

Niga nareul tteonaseo mwol halsu ikkenni nan
Kothongeul chugesseo naegabadeun sangcheomankheum
Naneun majimageuro nege kihoireul chunda
Cheoncheon-hi tagaganda

Give to my Y listen to my Y chebal nareul torabwa
Give to my Y taedaphae naege wae-ireoneunji mareul haebwa oh yeah

Oh oh ho, ho ho oh (that's right)
Oh oh ho, oh oh ho nae mami muneojyeoga
Oh oh ho, oh oh ho (MBLAQ)
Oh oh ho, oh oh ho (give it up)

Chebal marebwa naege

Let that just slow down
Niga umjigineun keu modeungeol maraetteon
Keu pak’cha-e mat’cheoseo chilleotteon
Na-e neol pureuneun oichimi piutteon
Keu moseup’ chiuryeo aesseudeon keol teureobwa
Nae norael listen to my ah ah ah
Shilkheot’ ureobwa (kajima) neol sshipeoseo paetheojunda

Give to ma Y listen to ma Y chebal nareul torabwa
Give to ma Y taedaphae naege wae-ireoneunji mareul haebwa oh yeah

Oh oh ho, ho ho oh (that's right)
Oh oh ho, oh oh ho nae mami muneojyeoga
Oh oh ho, oh oh ho (MBLAQ)
Oh oh ho, oh oh ho (it's body let's move)

It's over babe it's over babe it's over

É garota, it’s over, ou no popular “perdeu playboy”! E ainda que a MM (não gente, não é a Miyagi, é a mocréia magrela) tenha morrido, tem muita coisa nesse videoclipe que precisa ser estudada em detalhes. Veja só.

Antes de tudo, quero deixar claro que isso não é de modo algum uma reclamação, mas ocorreu à alguém porque raios o Joon aparece tomando uma chuveirada? Hum, hum? Isso, minhas queridas é o que chamamos de fanservice de qualidade.


Uma mulher que perde o tempo lendo livro quando deveria estar namorando esse deus grego da foto acima e ainda usa um esmalte dessa cor pavorosa (foto abaixo) certamente não está bem da cabeça. Não me interessa se ela é brasileira e era época da Copa, esmalte verde cor de c*co de cavalo não rola.


E outra coisa, qual é a utilidade dessa pessoa se contorcendo no meio do clipe? Que me importa vê-la rebolar, quando o diretor decidiu que nem iria mostrar a cara da dita-cuja? Aliás, por que isso? Isso tudo é medo das fãs atacarem a modelo?


Depois de quase arruinar uma banda, fazendo os dois se socarem no meio da boate, a mocréia ainda tem o desplante de “fazer doce”, quando Joon tenta levá-la consigo. Assim amiga, eu entendo completamente você ter trocado um rapaz pelo outro, eu até te defenderia se você não fosse uma lombriga-destruidora-de-banda.

E outra, não se testa a paciência de um cara que descobre que é corno. Aprendam isso gatinhas, é lição de vida!


E depois quando uma praga dessas morre, ainda vem alguém para dizer: “mas coitadinha dela”. Coitado do Joon, isso sim! Que sofreu, chorou, fez carta de despedida, é corno, socou o companheiro de banda, virou um assassino e está tão perdido, tadinho, que a qualquer minuto vai se atirar dessa ponte.


E ai, era uma vez um garoto de música vivendo em absoluta qualidade.

CENÁRIO

O que não falta é cenário diversificado nesse videoclipe. Tem um pouco de tudo, provavelmente por causa da historinha.

  • O banheiro (só pode ser um banheiro, vamos combinar?);

  • O palco das paredes onduladas que piscam; 

  • As pistas de corridaestradas;

  • O flat;
  

  • O lugar escuro com lâmpadas fluorescentes de fundo;

  • O túnel das luzes que piscam;

  • A boate (que é o palco com parede onduladas, mas agora mobiliado);

  • A ponte:

FIGURINO

Talvez isso não seja surpresa para ninguém, porém se existe um estilista que é praticamente a personificação do WTF – depois do John Galliano é obvio – deve ser exatamente a pessoa que cuida do guarda roupa do MBLAQ.

Sério, não importa se o videoclipe tem conceito ou não, tem sempre alguma vestimenta que sabe Deus de onde a pessoa tira imaginação para produzir.

Dentro das opções de figurino de clipe de dança, só é possível usar normalmente os figurinos pretos e com ressalvas (tipo, para a boate). G.O usa uma combinação quase natural que dá para ir ali na esquina tranquilo.


O único que obviamente tem chance de parecer normal é Joon, durante as partes da historinha. Mas neste sentido, é difícil escolher só um, porque o Joon nunca fica feio. Esse cara podia andar com um saco de sarrapilha na cintura que eu ainda acharia a coisa mais perfeita do universo.



Mas vamos combinar que sem roupa é muito melhor.


COREOGRAFIA

Se tem algo que esses meninos aprenderam com seu tutor definitivamente foi a coisa da dança sensual. As sequências são sempre bem definidas com movimentos que nos fazem trabalhar o corpo inteiro e principalmente, com passos que encaixam perfeitamente na batida da música – aí gatinhas(os), é só treinar!

Sério, só de assistir ao clipe uma única vez, já é possível saber fazer pelo menos a parte do “oh-oh-oh-oh-oh-oh”.
  • adorrrooooo... a abertura cheia de agachadas. Trabalha os glúteos sem precisar daquele aparelho infernal da academia;
  • babe... com o Joon se alisando;
  • não precisava... fazer tanta ondinha com a mão, isso aqui não é axé pô;
  • mas curto... fazer o Y, como se eu estivesse pagando tributo à YMCA;
  • pode doer... o movimento de cabeça – pescoço é um tormento;
  • ria... do movimento “tapa na vadia” que o Mir executa com perfeição;
  • se joga... no final, quando tiver que estufar o peitoral.

Outro elemento p'ra lá de clássico nas coreografias do MBLAQ é o MSGDV (ou Movimento-super-GAY-da-vez). Em Y temos um que não sei se é exatamente gay, talvez mais para go-go-boy falido, mas já repararam na quantidade de vezes que Joon tenta rasgar a própria roupa?


MOMENTO FANGIRL

Gente, pára tudo. Não, sério, pira paz. Ser “sékxi” em todo maldito enquadramento de câmera é sacanagem pura. Quando eu digo que o Joon entrou na fila da gostosura dez vezes, usava açúcar ao invés de talco e explode ovários com apenas um olhar (já que engravidar os outros é trabalho do T.O.P) eu estou falando sério e pensando em fazer um estudo científico sobre o assunto. Ou talvez eu apenas queira uma desculpa para colar prints do rapaz na minha parede.

Com esse olhar, até o lado feminino mais encubado do universo sai correndo do armário
Momento: BIAS, te amo! (Mocréia venenosa saia de perto dele, minha vingança será maligna)
Me agradeçam depois ^ .^

BÔNUS

Fotografia em preto e branco é a glória! E por isso, trago para vocês as imagens do 2º EP do grupo, que é uma sessão fotográfica feita no mesmo cenário deste videoclipe e nos faz babar ainda mais.








RESUMO DA ÓPERA

- Nota-se: que videoclipe com coreografia e historinha é mais legal.
- Nos espanta: o uso contínuo dessas "corebas" magrelas que não adicionam nada.
*Em uma palavra: wow! – MBLAQ é tudo de bom, mesmo sem saber por quê.

BANCO DE DADOS

*Música: Y
*Artista: MBLAQ
*Em: Y
*Lançamento: 2010
*Versões: normal
*(K) R&B, pop, dance


Imagens: Absolute MBLAQ

POSTS RELACIONADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME