agosto 01, 2014

WWW Review

Eu sei que JYJ já lançou o novo álbum, mas enquanto não escuto, vamos falar um pouquinho de Jaejoong, que tal?! Já faz tempo, mas eu ainda lembro-me bem de um rapaz franzino e complicado. Ainda lembro-me bem de como as fãs costumavam esnobá-lo. E também de como ele sempre parecia não saber muito bem o que queria dizer com sua voz que não carregava lá muito bem algumas notas.

Dez anos depois, aqui estamos e sabe esse rapaz (“tadinho” dele) de quem eu estou falando? Pois é, o tempo sabe o que faz. A transformação de rapaz complicado e idol fora dos padrões para a pessoa que conhecemos hoje não veio da noite para o dia. Foram anos de pura devoção marcados por momentos muito, muito ruins, mas também de momentos muito, muito bons e felizes. E apesar dos tropeços no meio do caminho, o cantor finalmente parece ter encontrado seu verdadeiro lugar.

No inicio de 2013, o cantor lançou I o primeiro EP solo de sua carreira e surpreendeu a todos – inclusive eu mesma – com as pitadas de rock que apresentou. E pelo final do mesmo ano resolveu lançar seu primeiro álbum de estúdio, chamado de WWW, encurtado de “Who When Why”.

Anunciado como um álbum de rock mais genérico do que seu EP e que o consolidaria como vocalista; tivemos uma prova do que exatamente isso queria dizer com o lançamento antecipado de dois singles, que apesar de dizerem que o rock vinha para ficar (Butterfly), o cantor não deixaria para trás seu maior triunfo, as baladas comoventes (“Sunny Day”).


Há inúmeros exemplos de álbum e artistas (incluindo algumas vezes o próprio Jaejoong) cujo maior propósito parece ser agradar à todos e acabam por produzir álbuns que por serem muitas coisas em uma só, acabam não sendo nada. A versão repaginada de I, por exemplo, chamada de Y, é terrivelmente desconexa e soa como muitas músicas feitas ao acaso colocadas juntas. Eu mesma sou capaz de fazer uma mixtape melhor do que o citado álbum.

Mas como já disse em uma postagem anterior, se você quiser dizer que os Ws de WWW são de “wwooooooow” também não está errado, já que ele consegue cumprir o que prometeu misturando diferentes sabores de rock de maneira sem igual e ainda consolidando o cantor como um grande intérprete.

Da mesma forma que o CD mistura essas formas de rock ele também acaba interpretando diversas facetas do que chamamos “amor”. E não, isso não é pieguice, o próprio cantor afirmara isso, adicionando inclusive que os Ws, são exatamente os pontos que constituem o amor (a pessoa, o lugar, o momento), seja no inicio ou no fim.


Espero que estejam todos preparados para se encontrarem nas músicas a seguir, já que ninguém escapa de ter um grande amor, ou a droga de um coração partido.

ANÁLISE PARCIAL

Parece que Jaejoong não dá muita sorte comigo. Sempre que ele lança algo novo, estou sem tempo. Teve um filme uma vez... que eu vi quase 2 anos depois. Teve um dorama também... que eu ainda não sei o final. E teve o famoso EP... que eu só me lembrei que já tinha baixado depois que precisei apagar arquivos por causa do HD lotado.

Mas para compensar, Jaejoong é figurinha carimbada no meu player, desde que o ano começou. O que é bom, pois de outra forma, teria perdido a oportunidade de criar este review. Então, lá vamos nós.

1.

WWW - Kim Jaejoong by 황 셰일라 on Grooveshark Se por acaso esse álbum tivesse vindo ao mundo há alguns anos atrás quando eu ainda não havia abraçado minhas raízes asiáticas, eu poderia muito bem ter dito que essa música era de alguma banda japonesa de rock e também abertura de anime. Caramba, eu poderia até ter chutado L’Arc~en~Ciel, só para ser engraçada.

Todos os elementos que compõem as duas coisas (rock japonês e música de anime) estão presentes na primeira faixa (também chamada de Brighter ou Light – essa última a tradução literal) e o ritmo acelerado combina perfeitamente com a confusão representada na letra, desde o momento no qual você se encontra apaixonado por alguém quanto aquele no qual você percebe que tudo vai acabar.

Eu especialmente amo a frase que inicia a canção e se repete diversas vezes ao longo dos quase 4 minutos de música.
상처를 만들어 날 얻으면 뭐 해
Do que adianta me ganhar, causando-me dor (“feridas”)?
*pergunta retórica*

2. Don’t Walk Away

Apesar de ter elementos instrumentais clássicos, como o som de violinos (se não estiver enganada) essa é uma, se não a mais pop de todas as canções deste álbum, tanto é que segue bem a fórmula melódica de “verso-refrão-verso-refrão”. Possui um refrão fácil de gravar embora o rap feito pela voz inconfundível de Junhyun (B2ST) não adicione muito.

O ritmo levemente dançante combina com a sensação de nós mesmos quando apaixonados e desejosos de estar com a pessoa amada o tempo todo, exatamente o que a música nos conta. É realmente como ter borboletas no estômago, ou uma sinfonia no peito.

3. Just Another Girl

Podem dizer o que quiserem sobre Just Another Girl ter sido polida para o mercado; ela ainda é uma faixa de post-grunge, sim senhor! E é com certeza a faixa que representa efetivamente o álbum como um conjunto.

Sim, a transição dos versos para o refrão é feita em perfeição com a bateria, e o mesmo sistema “verso-ponte-refrão” de sempre está presente, mas as pessoas esquecem-se do mais importante sobre o gênero: os riffs, a raiva e a angústia. Não é preciso ter nem o básico de coreano para saber que essa é uma música de amor, que ela não é feliz, e quem canta está sofrendo.

O inicio com os riffs já vem alertando que há solidão. A bateria pontua a dor. E a voz poderosa de Jaejoong atinge todas as notas para contar o quão terrível é ter um coração partido inúmeras vezes, porque você simplesmente não aprende.

You’re just another girl
Nareul kajigoman noneun neo
You’re just another girl
Nareul apheuge hajima
Wae irae, wae tto say good bye, ya
Nae thaseun hago kajima
Cause you’re just another girl
Just another girl,
another broken heart for me
É como ele mesmo diz: “você é só mais uma garota; mais um coração partido para mim”. Meu caro, se nós dois sentarmos para beber e falar sobre nossa coleção de decepções amorosas, iremos acabar com o estoque de soju de toda Seul, ou alguém perderá o fígado.

4. Butterfly

A quarta faixa repete a boa fórmula da terceira com uma pitada da animação da primeira, ou seja, revigora a canção com um ritmo mais acelerado, embora mantenha as transições quase imperceptíveis.

A faixa se sobressai com a linha de baixo e um refrão poderoso. Esse é pra cantar com toda emoção durante aquela viagem de carro ou embaixo do chuveiro.
Butterfly
Neoreul chaja kagesseo
Hello Hello naya maja
Follow Follow yeoreun shikhyeo

5. Rotten Love

De primeira, Rotten Love foi minha preferida e provavelmente continuaria sendo se *cofcof* uma certa faixa de número 13 não existisse... Mas voltando para cá, esta é uma canção muito interessante de se observar por vários motivos, um deles é que foi toda criada pelo próprio Jaejoong.

Ouvir a canção é um exercício recompensador, pois é possível notar que apesar de soar mesmo como uma dessas melodias simplórias, ela possuiu muito mais elementos, que de tão bem usados se fundem nesse ritmo e quase que desaparecem. A guitarra e a bateria reinam absolutas e dão a música aquele toque de rock clássico – um pouco até dos anos 80 – embora o uso do piano casado ao vocal a diferencie.

Depois da explosão de força (e raiva no caso de Just Another Girl) das faixas anteriores, o tempo mais calmo de Rotten Love é bem vindo, e muito bem aproveitado pelo tom mais baixo que Jaejoong escolheu usar para expor a sua decepção diante de mais um amor que termina (mal).

6. 햇살 좋은 날

Seguindo o desacelerar da faixa anterior, #6 entra completamente no terreno das baladas aconchegantes. Infelizmente 햇살 좋은 날 (mais conhecida como Sunny Day) não consegue reter a mesma emoção que as canções anteriores provocam, embora pareça mais convidativa durante os trechos cantados por Lee Sanggon (Noel) e tenha toda a bossa de trilha sonora de dorama.

7. Let The Rhythm Flow

Então de repente voltamos a acelerar o ritmo, e o som perfeito de brit pop invade meus ouvidos de tal forma que me sinto de volta aos dias nos quais ouvia Sing (exemplar adorável da banda Travis) como se não houvesse outra música no planeta todo.

E Let the Rhythm Flow daria uma boa canção da banda citada, criando aquela sensação de conforto e doçura que realmente deixa o ritmo fluir, simplesmente. E mais uma vez, casa naturalmente com a letra, refletindo o gosto bom em estar feliz, de estar bem ao lado de quem se gosta.

8. 그랬지

Desaceleramos novamente para testemunhar Jaejoong confessar ao piano, ou a mulher amada como queiram, sobre o dissabor de ser abandonado, de ser trocado e descobrir que tudo poderia ser evitado se ele tivesse apenas aproveitado mais os momentos ao lado dela.

A faixa é também mais um retorno as baladas tristonhas. No caso de 그랬지 (também chamada de I Said I’m Sorry) a harmonia do vocal com o instrumento é natural e leve, e provavelmente ficaria linda em um pocket show.

9. Now Is Good

A nona faixa é uma das canções mais delicadas do ano passado, com todo esse ar folk (culpe a guitarra acústica) e confissões honestas sobre o quão bem ele se sente de simplesmente estar ao lado da pessoa que ama.

Outro detalhe enriquecedor da textura da canção é a parte instrumental que é introduzida na segunda parte, elevando a confissão a um estado de pompa que só faz aumentar aquele calor no peito quando você se pega vendo o amor na sua forma mais meiga e bela.

Ah, caso você tenha achado que a canção não se parece muito com o cantor, é possível culpar um pouco Yoon Do Hyun (YB), um dos nomes mais conhecidos da cena rock na Coréia, a quem pertence letra e composição.

10. 9+1#

Absolutamente viciante e misteriosa, é como posso melhor resumir o que esta faixa é.

Se você pensou que ela queria dizer que as faixas nove e um estão sendo combinadas, errou feio. Em um evento de autógrafos do final do ano passado o cantor explicara que 9+1 seria uma espécie de homófono (mesmo som, escrita diferente) da palavra “salvação” em coreano. Veja:
구원 = salvação, redenção. Romanizado: kuwon (pronunciado mais como “gú-wôn”);
9 em coreano pode ser (pronunciado gú) e 1 em inglês, “one” (pronunciado “wôn”).

Sim, ele poderia ter escrito simplesmente 구원, mas não teria o mesmo efeito e ele sabe disso. Não à toa a música parece ter reverberação e uma textura quase sonhadora na forma como Jaejoong canta e mais uma vez entra em completa harmonia com a letra floreada e repleta de metáforas.

11. Luvholic

Se alguém te dizer que não se pode aprender a cantar, esfregue essa faixa na cara dessa pessoa. Para aqueles que acompanham JJ há dez nos, devem lembrar-se bem como o rapaz ainda não sabia muito bem o que estava fazendo com sua voz, enquanto Junsu, por exemplo, arrepiava corações com sua voz aveludada e treinada à exaustão.

Luvholic é um bom exemplo do que dedicação pode fazer. Perceba as diversas inflexões que ele faz para poder brincar não só com o ritmo da música, mas também para combinar com a voz grave de Ha Dong QN (não se preocupem, essa não é a romanização do nome, só o codinome artístico).

Só não entendo muito bem qual é a do som da moeda rodando.

12. Modem Beat

Esta faixa volta para as influências japonesas do álbum não só pelo ritmo acelerado singular, mas principalmente pelas mãos de Takuro (Glay). O tipo de música que nasceu para tocar nas rádios, para ser hino de alguma coisa e de arrebatar corações nos shows.

As repetições não são cansativas e funcionam bem, embora faça a canção parecer mais curta do que realmente é. Dá vontade até de formar uma banda cover só para tocar músicas como essa (ou melhor, músicas do JJ). Quem apoia?

13. Paradise

E na última e derradeira música, a mágica acontece. Eu aperto play e fico completamente arrepiada. Sou tomada pela voz sonhadora, pela reverberação, pela bateria dramática, pela tensão sexual... pela letra. Por tudo.

Sei que li em algum lugar que ele chegou a ficar tão emocionado no primeiro dia de shows em Seul que lagrimou e nem sequer chegou a terminar a música. Ainda não vi o vídeo e nem pretendo, pois sei que acabarei com uma impressão diferente do que tenho da canção até agora.

A explosão que vem de seu vocal e da letra desconexa, quase que incompleta – seguindo o estilo do próprio JJ – é que fazem de Paradise excepcional e nenhum pouco apologética sobre qualquer uma dessas coisas. Ele sabe que está indo além e não tem medo disso. Descubra tudo isso por si só, com a tradução a seguir.
Give me one last hug Give me one last kiss – Dê-me um ultimo abraço, dê-me um ultimo beijo
Give me one last hug Give me one last kiss – Dê-me um ultimo abraço, dê-me um ultimo beijo
I don't want you to go please 너만 있으면 돼 – Eu não quero que você vá, por favor, contanto que tenha você, estou bem
Not feeling no pain no fear 무섭지 않아 않아 – Sem sentir nenhuma dor, nenhum medo, não sinto medo, não sinto...
Look at my eyes Look at my eyes 천국이 보여 보여 – Olhe para meus olhos, olhe para meus olhos*, o paraíso eu vejo, eu vejo...
Let me show you what's you're missin’ – Deixe-me mostrar o que você está perdendo
Let me show you what's you're missin’ – Deixe-me mostrar o que você está perdendo
I'm your I'm your paradise – Eu sou seu, eu sou seu Paraíso.
사랑해 사랑해 널 사랑해 널 사랑해 널 사랑해 – Te amo, te amo, eu te amo, eu te amo, eu te amo Look at my eyes Look at my eyes 천국이 보여 보여 – Olhe para meus olhos, olhe para meus olhos, o paraíso eu vejo, eu vejo...
Let me show you what's you're missin’ – Deixe-me mostrar o que você está perdendo
Let me show you what's you're missin’ – Deixe-me mostrar o que você está perdendo
I'm your I'm your paradise I'm miracle I'm miracle – Eu sou seu, eu sou seu Paraíso, sou milagre, sou milagre.
모든 걸 이루어줄 나 기적을 만들어줄게 – Eu farei tudo tornar-se verdade, eu criarei milagres para você
만들어줄게 네가 원하는 모든 걸 – eu (os) criarei para você, tudo o que você quiser
Look at my eyes Look at my eyes 천국이 보여 보여 – Olhe para meus olhos, olhe para meus olhos, o paraíso eu vejo, eu vejo...
Let me show you what's you're missin’ – Deixe-me mostrar o que você está perdendo
Let me show you what's you're missin’ – Deixe-me mostrar o que você está perdendo
I'm your I'm your paradise Look at my eyes – Eu sou seu, eu sou seu Paraíso, olhe para meus olhos
Look at my eyes 천국이 보여 보여– Olhe para meus olhos, o paraíso eu vejo, eu vejo...
Let me show you what's you're missin’ – Deixe-me mostrar o que você está perdendo
Let me show you what's you're missin’ – Deixe-me mostrar o que você está perdendo
I'm your I'm your paradise – Eu sou seu, eu sou seu Paraíso.
*Na construção da frase, é usado “look at my eyes”, que além de soar abrupto, também parece indicar que você deve olhar somente para os olhos e nenhum outro lugar. Esse “look at” normalmente irá indicar que alguém dê uma checada, uma espiada, ‘dê um olho’ em alguma outra coisa, como se estivesse fazendo uma análise objetiva.

Aqui pode ter havido uso inadequado do inglês. Teria ficado mais poético e romântico usar “Look into my eyes” ou então “Look me in the eyes”, como uma forma de afirmar que ele não está mentindo. Apesar de que “Look at my eyes” como em ‘examinar’ também é de certa forma um desafio, já que na cultura coreana não é nada comum olhar as pessoas nos olhos, portanto, dizer tão abruptamente que “olhe para seus olhos” é uma frase muito, muito forte. Interessante, né?
--

WWW é definitivamente a confirmação e a glorificação de Jaejoong como um intérprete e como uma estrela de k. rock. Além disso, querendo ou não, o álbum também parece ter funcionado como um veículo essencial para a expulsão dos demônios amorosos do cantor, que pelo visto tinha muito a falar sobre relacionamentos mal sucedidos. O rock aqui não é somente os riffs; é também os destroços do seu coração.

BÔNUS

Dessa vez, o cantor foi além. Depois de experimentar com o preto e branco e o glamour de uma produção rocker "clássica" em seu EP, ele resolveu expor uma faceta mais teatral, com cenários, poses calculadas e muita, muita tatuagem artística.

Até mesmo a C-Jes Entertainment entrou na brincadeira e saiu espalhando por aí os pedacinhos desse novo e aperfeiçoado Jaejoong. Que – pasmem – fica a coisa mais linda com os fios loiros.





Seja qual for a interpretação de tudo isso, ele está absolutamente lindo.














*clique nas imagens para ver gigante.

JÚRI FINAL

- Nota: E de espetacular; pois como é um conceito a gente finge que deu 10, mas na verdade deu 9,5, porque querendo ou não uma ou duas canções não desceram muito bem depois de um tempo.
- Capa: Hipnótica. Não consigo parar de olhar e ao mesmo tempo não sei se estou olhando para o cantor ou para as tatuagens.
*Fangirlmomêtro: Febre de Fossa – dizem que não existe, mas só você sabe como dói.

BANCO DE DADOS

*Título: WWW
*Artista: Kim JaeJoong
*Ano: 2013
*Estilo: k. rock, j. rock, ballad rock, post-grunge
*Formato: álbum de estúdio
*Tracklist:
  1. Don’t Walk Away
  2. Just Another Girl
  3. Butterfly
  4. Rotten Love
  5. 햇살 좋은 날
  6. Let The Rhythm Flow
  7. 그랬지
  8. Now Is Good
  9. 9+1#
  10. Luvholic
  11. Modern Beat
  12. Paradise

Fonte: Daum Music; Jaetaku; JYJ3 | Imagens: Melodrama/JYJ3, Facebook/JYJ e segundo as tags

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME