setembro 19, 2015

Bottom of the 9th with 2 Outs Review

Muitos de nós cometemos o erro de julgar o livro pela capa. Assim como o programa pelo nome. A primeira vez que cruzei com esse drama me veio logo na cabeça: “Argh, beisebol!”. Sim, eu sei que soa rude e preconceituoso e que eu estava errada afinal. Essa história fala sobre beisebol, mas não é sobre ele. O jogo funciona mais como uma grande metáfora sobre os relacionamentos ou como nos comportamos quando esse é o assunto em questão.

Nossa heroína, Hong Nan Hee (Su Ae) sempre sonhou em ser uma grande escritora, mas trabalha como uma simples funcionária em uma editora. Em casa, ela não para de ser atazanada pela mãe para que deixe de sonhar em ser uma escritora e arrume logo um marido já que está chegando na casa dos 30 anos.

Em oposição, seu melhor amigo, Byun Hyun Tae (Lee Jung Jin), parece que vive sua melhor fase. Solteiro, bem sucedido em sua carreira numa empresa de Marketing, mora sozinho num bom apartamento e se diverte com as mulheres bonitas que atravessam seu caminho.

Cansada de tantas brigas e decidida a tentar realizar seu sonho, Nan Hee resolve sair de casa de uma vez por todas e aproveita que Hyun Tae está saindo para umas longas férias e o convence a deixá-la morar em seu apartamento enquanto ele estiver fora.


O único problema é que Hyun Tae não consegue ficar nem 24 horas de folga e resolve voltar para casa. Nesse ínterim, outras forças previamente pensadas pelo roteirista vêm à tona e forçam nossos BFF a morarem juntos.

A convivência os força a descobrir lados um do outro que eles antes desconheciam, mesmo sendo amigos de infância. E o tempo e a proximidade (física principalmente) os faz questionar seu(s) relacionamento(s), sonhos e desilusões.

Primeiro com Nan Hee, que apesar do que Mamãe Hong pensa, tem um namorado sim, pena que ele não preencha os requisitos para casamento. Universitário, 22 anos, esquentado, jogador de beisebol. Esse é Kim Jung Joo (Lee Tae Sung).


Depois com Hyun Tae, que mesmo dizendo o contrário ainda sofre pelo repentino abandono de uma antiga namorada, a violinista Yoon Sung Ah (Hwang Ji Hyun) e por isso parece não ter interesse algum em se envolver demais com alguém.

Mas não é só do quadrado (pentaedro por vezes) amoroso, que vive 9 Ends 2 Outs – outro nome que esse drama recebe. Também presenciamos em menor escala os mesmos questionamentos sobre “Realidade vs. Expectativa” com os personagens que gravitam ao redor do elenco principal, em especial o grupo de amigos dos tempos da faculdade do qual Nan Hee e Byun Tae fazem parte.

Gosto de ver quando a história não se agarra somente a uma única ideia. Muitos dramas sobre pessoas que acabam dividindo o mesmo teto perdem muito tempo sufocando os telespectadores com discussões bestas, gritaria e mal entendidos entre as quatro paredes que os personagens principais dividem, achando que assim, estão mostrando um progresso positivo do relacionamento dessas pessoas (vide Full House).


Esse drama, no entanto, mesmo perdendo tempo para chegar ao ponto principal, ou seja, quando Nan Hee e Byun Tae assumem para si mesmos que seus sentimentos um pelo outro são mais do que amizade. A amizade, aliás, é o que fica no meio dos dois.

Não tome essa ultima frase como uma reclamação, é até difícil fazer isso após assistir aos 16 episódios. Fica claro que essa é uma amizade sólida, representada com bastante veracidade e capaz de produzir certa inveja em nós do outro lado da tela, não por querermos ser qualquer um dos personagens, mas por nos fazer suspirar por uma amizade verdadeira como essa, pela qual você se dispõe a fazer as coisas mais ridículas – como rabiscar uma foto da ex cretina do seu amigo – até as coisas mais dolorosas – dizer a verdade que dói, mas que é necessária.

Apesar de a personagem principal passar muito tempo tendo crise de “meia meia-idade” (30 anos) Su Ae (Mask, Queen of Ambition) faz dela uma mulher em descoberta ao invés de uma tola infantil, embora chegue bem perto disso.

Por isso mesmo, fico sempre mais inclinada a lembrar de Jo Eun Ji (Let's Eat 2, Personal Taste), a melhor amiga que desde cedo se viu tendo que assumir a responsabilidade de prover para sua família. A cena na qual ela decide usar seu suado dinheiro para fazer, pela primeira vez em vida, algo por si mesma poderia ter se tornado piegas, mas adquire sensibilidade e humor quando ela decide torrar esse dinheiro para fazer um nu fotográfico. Nas palavras da personagem:
Eu gostaria de lembrar da (minha) juventude, pela qual lutei tanto, que tem muito mais valor do que qualquer outra coisa de marca.

A CENA

Se você achou que a cena citada acima já contava como minha preferida, errou. Na verdade gosto bastante de boa parte dos flashbacks. Em especial, os que estão no episódio 5. O drama deixa claro que os dois amigos sentem algo mais um pelo outro, mas eles nunca se deixam levar, muito mais por uma questão de timing, do que outros fatores.

A ideia do timing, por sinal, é bem explicada ao longo do drama. Por isso gosto dos flashbacks; eles querendo ou não são nossas pequenas provas de que as faíscas estão sempre ai, pena que não seja a hora certa.


TRILHA SONORA

Para ser sincera, não gosto da trilha. A canção Fly Again (Byul) toca religiosamente em todo o episódio e é capaz de tirar qualquer um do sério de tão repetitiva. Até mesmo 보이나요 (JIHO) que tem o mesmo jeito de “música de dorama” quanto a citada anteriormente, não chega a ser tão enjoada.

De todas as 18 faixas a única que gosto mesmo é Stay (Jung Jae Wook). E acho uma sacanagem não terem adicionado 그냥 걸었어 (Lim Jong Hwan), que é o “dueto” que os dois amigos cantam toda vez que estão andando na rua tarde da noite, bêbados ou empolgados.

CONCLUINDO

Uma comédia romântica que é as duas coisas em partes equilibradas e que faz seus personagens agirem de acordo com quem são e com a IDADE que têm, ou seja, adultos agindo – pelo menos na maioria das vezes – como adultos.

A boa química do OTP convence, segura os pontos soltos e nos faz lembrar que ter um círculo de amigos de longa data é uma coisa boa e todo mundo deveria ter um.


Até mesmo as pequenas referências esportivas encaixadas na série conversam bem com as intenções do enredo. O quê; vai dizer que você nunca usou esporte como fonte de sabedoria? Nem nunca usou a expressão “pode tirar o seu time de campo”?! E para quem ainda não entende o que o título quer dizer, aqui vai a explicação.

Bottom: baixa – representa o time da casa;
9th (inning): 9ª entrada – o último tempo da partida (um jogo é dividido em 9 entradas);
Out: fora – normalmente indica que alguém não conseguiu rebater a bola.

O título indica que o time da casa está no ultimo tempo da partida e só tem mais uma chance de rebater e vencer (são 3 chances, então 2 outs, são duas chances perdidas/desperdiçadas), mas a situação toda indica que o jogo está para acabar e essa é a última chance deles tentarem vencer, no tempo regulamentar. Ou seja 9 Ends 2 Outs representa a derradeira oportunidade desses dois amigos colorarem os pingos nos is e se resolverem de uma vez.

Mas, voltando agora para a série, mesmo com a boa ideia, a história demora um pouco para desenrolar e não me deixou muito empolgada ou ansiosa por mais, mesmo que como um todo seja um bom exemplo de história bem contada e eu já tenha reprisado umas duas vezes. Então faremos uma classificação CRÉU na velocidade 3 para Bottom of the 9th with 2 Outs – já que não desperdiçou a oportunidade de contar uma boa história de amor entre grandes amigos.

P.S.: eu realmente gostaria de ler o conto que Nan Hee estava escrevendo. Parecia interessante, bem Joseon X-Files misturado com Arang and the Magistrate.



IMAGENS ALTERNATIVAS



JÚRI FINAL

- Rir ou Chorar? Rir. Mesmo em momentos de lágrimas, esse drama nos quer sorrindo.
- Créditos: Nada de mais. A abertura é básica e não faz mais do que apresentar o quadrado amoroso.
- Boy Magia: Lee Jung Ji pode não ter muitas expressões faciais, mas quando ele faz o tipo entristecido, faz como ninguém.
*P.S.: Ainda solteira? Não se preocupe, faça seu melhor amigo prometer que não vai se casar antes de você, ou que se casará com você, caso os dois fiquem encalhados eternamente.
BANCO DE DADOS

*Título Original: 9회말 2아웃
*Nomes Alternativos: 9 Ends and 2 Outs, 2 Outs in the 9th Inning, 9 Ends 2 Outs
*Direção: Han Chul Soo
*Roteiro: Yeo Ji Na
*Estilo: K. Drama, Comédia Romântica,
*Emissora: MBC
*Episódios: 16
*Ano: 2007

Imagens: MBC/2out; Daum Music

Um comentário:

COMENTE E/OU RECLAME