fevereiro 26, 2018

Dark: Episódio 1

Os conceitos de passado, presente e futuro estiveram sempre muito presos a uma ideia de linearidade. Mas e se isso tudo for uma persistente ilusão? E se ao invés de estarem correndo um atrás do outro, eles possam estar correndo um ao lado do outro? Sobrepondo-se um ao outro? Ligados infinitamente?  

RECAP EPISÓDIO 1: Geheimnisse (Segredos)

A câmera sobrevoa uma floresta. As imagens de lugares, objetos e fotos de diversas pessoas vão passando enquanto um narrador afirma: “Acreditamos que o tempo decorre de forma linear. Que ele avança uniformemente para sempre. Até o infinito. Mas a diferença entre passado, presente e futuro não passa de uma ilusão. O ontem, o hoje e o amanhã não são consecutivos, mas estão conectados em um circulo infinito. Tudo está conectado”.


Estamos em 21 de junho de 2019. Um homem termina de fechar uma carta e em seguida, comete suicídio, enforcando-se. A câmera volta para a carta que contém uma mensagem: Não abrir antes do dia 4 de novembro de 2019 às 22:13. Ao lado da carta está uma foto onde todos sorriem menos o sujeito que acaba de se matar. Corta. Um rapaz acorda assustado (teria sido um pesadelo?).


Pulamos para 4 de novembro de 2019 (o dia de abrir a carta!!!). O rapaz assustado chama pela mãe para reclamar da falta de luz, enquanto ela aproveita as delicias da carne no andar de cima. Interrompidos, o casal se despede e o homem sai pela janela. Hum... isso é um caso ou o quê? E sim, mãe e filho são parentes do nosso homem suicida.

Garoto Assustado e seu terapeuta conversam caminhando pela floresta. Ele comenta que continua vendo o pai em seus sonhos e esbraveja que ele tenha ido embora assim, sem sequer explicar o porquê. E antes que eu possa perguntar “cadê a carta?”, a cena seguinte informa que a outra senhora na fotografia de família está com ela.


Nosso amigo pulador de janelas e amante de viúvas, também conhecido como Ulrich (Oliver Masucci) é um pai de família com TRÊS filhos e volta para casa com uma linda desculpa esfarrapada para seu atraso enquanto a esposa tenta convencer o filho Mikkel (Daan Lennard Liebrenz) a trocar de roupa; a filha Martha (Lisa Vicari) a comer; e o filho Magnus (Moritz Jahn) a aprender a procurar a própria roupa.


Papai Ulrich, no entanto, permite que Mikkel vá como quiser para a aula, e pede que o garoto faça uma última mágica antes de sair. O truque de nosso pequeno Houdini é transferir um pequeno pião de dentro de um copo para outro. Quando Ulrich pergunta a Mikkel como ele fez isso, o garoto responde que a pergunta não é “como” e sim “quando”. Garoto esperto.


De volta à escola Garoto Assustado observa os olhares em sua direção até ser interrompido por um afetuoso ‘pedala Robinho’ de seu amigo. O rapaz afirma que falou as pessoas que Garoto Assustado estava num intercambio de 2 meses na França e informa que tudo esta igual e a única novidade é Erik (Obendorf, rapaz desaparecido com a foto pregada pela cidade).

Ulrich, que pasmem é policial, chega bem a tempo de ver os pais de Erik fazendo cena na delegacia por não terem encontrado o rapaz e acalma os ânimos. Enquanto isso uma forma humana encapuzada toda sinistra sai de dentro de uma caverna. Ah mano, tava demorando! Sabia que ia sair algum bagulho daí.


De volta à escola, depois de um pequeno interlúdio entre Magnus e a CDF Franziska (Gina Alice Stiebitz) sobre baseados ruins, todos se reúnem para um pequeno aviso de volta às aulas sobre o sumiço de Erik. Garoto Assustado fica visivelmente pra baixo ao descobrir que Martha está namorandinho – de mãos dadas e tudo – com seu colega. Meu coração partiu junto com o dele, snif. 


De volta à delegacia, Ulrich e uma colega policial discutem o caso de Erik. O sumiço é estranho, pois apesar do rapaz dar umas evaporadas de vez em quando, desta vez nenhum de seus pertences foi levado e ele desapareceu sem deixar rastros. A policial levanta suspeita sobre o pai de Erik, mas Ulrich discorda, certo de que o garoto fugiu em busca de emoções fortes longe da cidadezinha de Winden.


O telefone toca no Hotel Winden. Regina Tiedermann (Deborah Kaufmann) atende só para aborrecer-se com o banco cobrando os pagamentos de um empréstimo. Regina tenta argumentar que os negócios não vão bem numa cidade onde um adolescente desaparece do nada, mas é em vão. 

Ulrich visita sua mãe e pede que ela ligue direto para ele ao invés de ligar para o numero de emergência da polícia. Ela (sentada em frente a uma coleção de bitucas de cigarro e um frasco de medicamentos) o ignora dizendo que viu uma sombra na floresta com a cabeça gigante, o que faz o filho balançar a cabeça. Para afirmar seu ponto, ele mostra a embalagem de chocolate (o Twix® antes de mudar de nome) que encontrou por lá, lembrando que era o preferido do Mads, o irmão de Ulrich, que assim como Erik, desapareceu um dia, há 33 anos.


♪Dead Or Alive - You Spin Me Round (Like a Record)♫
Erik, como vemos em seguida, está preso em algum lugar forrado com um papel de parede infantil, sendo torturado pela música super anos 80 que sai de uma televisão de tubo do século passado. E possivelmente também seja torturado em algum outro momento com a cadeira sinistra que aparece no meio do quarto.


Garoto Assustado, seu amigo Bartosz (Paul Lux), Martha e Magnus combinam de ir até as cavernas buscar as drogas de Erik que ficam escondidas por lá, enquanto sua mãe combina mais um encontro com Ulrich – urgh! Já detesto esse cara. Ele que não abra bem os olhos, pois sua esposa tem olhos bem atentos.


Em uma pequena cena na qual a ‘mami’ de Garoto Assustado faz massagem no (que deve ser) o chefão da usina nuclear da cidade, descobrimos os nomes do nosso suicida, Michael (Sebastian Rudolph) e do Garoto Assustado, Jonas (Louis Hofmann).

As duas mulheres da vida de Ulrich, a viúva Hannah (Maja Schöne) e sua esposa encontram-se rapidamente na escola. Elas estão presentes para a reunião com a policial Charlotte (Karoline Eichhorn) para falar sobre o sumiço de Erik.

Martha e Jonas são os primeiros a chegar ao local combinado. O clima pesa e Martha tenta explicar seu lance com Bartosz, mas é interrompida por Jonas que diz não precisar, está tudo bem. MENTIRAS! Pobre Jonas, que cilada. Eles são interrompidos com a chegada dos outros, inclusive Magnus que trás Mikkel a reboque já que os pais estão todos reunidos na escola. Eles também discutem o sumiço de Erik, pensando se ele foi raptado ou se já não está morto em algum lugar.


O bate boca entre os pais na reunião é interrompido pela chegada inesperada do idoso Helge (Hermann Beyer), de pijama e tudo, repetindo que “vai acontecer de novo”. Charlotte o leva de volta para o seu asilo. Enquanto isso Hannah, que há muito tempo já escapou da reunião, se encontra as escondidas com Ulrich feito dois adolescentes. E bem no canto da escola, muito apropriado.


São 22:13 – hora da revelação. A mãe de Michael finalmente abre a carta do apocalipse. Ao mesmo tempo, o grupo chega até as cavernas e descobre que alguém achou os bagulhos de Erik primeiro: Franziska, que sai toda serelepe de seu esconderijo, como quem diz “achado não é roubado, quem perdeu é relaxado”. Ela tenta negociar o pacote ali mesmo, mas tudo que ganha é um empurrão de Bartosz, que comemora. Mas todos são interrompidos por um ruído retumbante vindo da abertura da caverna logo atrás deles.


Estalos na floresta elevam os nervos, que só vão aumentando com o ruído da caverna e o piscar ininterrupto das lanternas. Todos correm. A carta do apocalipse é lida, enquanto Jonas e Mikkel correm. Jonas cai e perde Mikkel de vista, só para dar de cara com isso:


Qualquer um correria. 

Todos os adolescentes voltam para a ponte em meio à chuva, e percebem que Jonas não está com Mikkel e que Mikkel não está com ninguém. Eles vão atrás do garoto. De repente, vários pais começam a receber telefonemas e a polícia é acionada. Descobrimos que Regina é mãe de Bartosz e Charlotte de Franziska. Ulrich corre pela floresta procurando por Mikkel – desculpa cara, mas ainda não simpatizo contigo.

O dia amanhece e a busca por Mikkel está a todo vapor. O terapeuta de Jonas, que vem a ser marido de Charlotte, liga para a mesma e está prestes a confessar alguma coisa, mas ela o interrompe antes que ele tenha a coragem necessária. Depois de desligar ele reza a Deus que o ajude. Hum, nada suspeito, né?

De repente, o corpo de uma criança é localizado na floresta. Ulrich corre de encontro ao seu destino. Charlotte o recebe perto de onde o corpo foi encontrado. Ulrich ajoelha-se tirando as folhas que cobrem o garoto, mas para seu alivio e espanto, mesmo com o rosto meio desfigurado, este não é Mikkel. Ao lado do corpo, um Walkman® ligado toca uma música. 


♪Nena – Irgendwie, irgendwo, irgendwann♫
A mesma música que ouvimos e vemos na TV do quarto forrado onde Erik está agora, amarrado e amordaçado.

"Nós caímos no fluxo do tempo
Então despertamos de um sonho
Mas em um piscar de olhos
A noite retorna

O futuro começa em algum lugar
Em algum momento
Não esperarei muito tempo
O amor se cria na coragem
Então não pense duas vezes
Seguimos em rodas de fogo
Através da noite, em direção ao futuro".

COMENTÁRIOS


Ok, eu confesso; estou com medinho. Assisti a abertura consciente de que já é noite e estou sozinha em casa, e que irei pular essa parte daqui em diante se eu quiser dormir sem pesadelos. E confesso também que revi três vezes a cena de abertura porque fiquei tentando gravar todas as pessoas nas fotografias. Eu nem sei aonde isso vai dar, mas se você monta um mural obscuro desses, você está me implorando pra eu não ignorar.

De inicio fiquei um pouco confusa, pois fomos entrando sem cerimônias na vida dos personagens, nenhum aviso, nenhum alarde, nada. Tivemos que ir tateando no escuro. “Ué, não é o pai dele? Ah, namorando escondido... danadinha. Qual a bronca? *minutos depois* VOCÊS TEM UM CASO SEUS FDPS!!!!”.

A confusão também pode estar associada com essa sensação de que estamos olhando para pistas erradas. A própria série já vem indicando devagar que nem tudo é o que parece. E mais; perceba o excesso de escuridão em muitas tomadas e me diga se não estão nos dizendo simbolicamente que estamos vendo apenas o que está na luz, mas ainda há muito espaço escondido nas sombras. Diria até literalmente.


E sim, temos vários mistérios para desvendar. Porque Michael se suicidou? O que diz a carta do apocalipse? Onde está Mikkel? E Erik? Quem saiu da caverna? O que deu errado entre Jonas e Martha? O que o terapeuta esconde? O que tá rolando entre Magnus e Franziska? Quem decorou aquele quarto com aquele papel de parede que dói nos olhos?

Quem seria tão louco?

Afinal, quem está sendo iludido em relação ao tempo (presente, passado e futuro)? Nós, expectadores? Eles, personagens? Ou todos? Aguardem que tentarei descobrir nos próximos capítulos.

Fonte: Netflix/Dark

Um comentário:

COMENTE E/OU RECLAME