abril 07, 2012

Doo-Wops & Hooligans Review

Alguns serão capazes de reconhecer o nome do artista e a capa, certo? Outros ficarão alguns minutos em confusão até que a ficha caia. E uma pequena (ou moderada?) parcela só vai realmente saber onde está pisando quando eu disser que Bruno Mars co-escreveu a ‘quero-chocar’ Fuck You de Cee Lo Green, ou que ele tem vocais em Nothin’ on You o hit de B.o.B.

Todos situados agora? Bem, partindo dessa ideia, diria eu que Mars resolveu aproveitar que os caminhos lhe foram abertos e trilhar para si mesmo uma direção, seja ela torta ou não, que o levará ao topo. Se das paradas, do mundo, ou da história da música, isso ainda não está claro, mas que o rapaz sonha grande, ah, esse sonha.

Como bom estrategista, Mars precisa de aliados (fãs, que seja). Para isso ele precisa agradar. Nada mais sensato do que escolher um nome como Doo-Wops & Hooligans para um álbum. Segundo o próprio cantor o Doo-Wops é para as garotas e o Hooligans é para os rapazes. Mas isso não é o bastante para nosso rapaz, que faz de seu álbum de estreia uma espécie de salada de frutas – todos os tipos possíveis para agradar a gregos, troianos e quem mais estiver na guerra. Vou brincar com a analogia e fazer das doze faixas a analisar, doze frutas. Para o entendimento do agrado desta que vos escreve, sigam a métrica:  

+ gosta                                                                                                               - gosta
--|-------|--------|-------|--------|-------|-------|-------|-------|-------|---
maçã   manga   morango  laranja     pêra   banana  mamão    uva   abacaxi  abacate
 
ANÁLISE PARCIAL

1. Grenade
A banana pop.

Perfeita para as rádios e bem selecionada para música de abertura. Particularmente adoro a sensação tribal do ritmo, minha imaginação é tão horrível que já vejo Mars no meio de um sacrifício canibalesco em alguma ilha havaiana. Mas eles não comeriam compatriotas, certo? Quer dizer, do jeito que ele afirma ser capaz de fazer todo e qualquer tipo de loucura pela mulher amada, um ritualzinho canibal não deve ser nada demais. Eu pelo menos, não levaria uma bala no cérebro por ninguém, obrigado, eu tenho muito amor pelos meus neurônios.

2. Just The Way You Are
Uma uva verde.

Fui só eu, ou esses ohs não dão um #MichaelJacksonFeelings? Outra mostra de pop e o toque R&B, que é praxe nos dias de hoje. Ele deixa um pouco de lado as metáforas de efeito dramático e basicamente rouba o ar de todas as garotas ao redor do mundo, dizendo: 
 Oh you know I’d never ask you to change
(Oh, você sabe que eu nunca lhe pediria para mudar) 
If perfect’s what you’re searchin’ for then just stay the same
(Se perfeição é o que você busca, então simplesmente permaneça igual)
 Esse tem topete, hein?

3. Our First Time
Laranja docinha sem caroço.

Da vibe reggae. Daquelas que você dança agarradinho, pendurada no pescoço de alguém, com os olhos fechados e se deixa seduzir pelos vocais aveludados de Mars, ou vamos todos fingir que o cara não sabe cantar? Ele sabe, mas a canção é tão deliciosamente genérica que mesmo que ele não soubesse, acho que nem iríamos ligar.

4. Runaway Baby
Pêra argentina.

Essa é para os amantes do rock anos 60. Ou aqueles que adoram uma música para chacoalhar o esqueleto. O engraçado é que Runaway Baby soa bem distante das outras faixas e é uma das melhores. A letra é tola, a energia explosiva, e de cara dá pra imaginar Mars e sua banda brilhando nos seus ternos sob medida e sapatos engraxados, fazendo performance das melhores.

5. The Lazy Song
Um mamão molenga.

Não tem como ouvi-la e não lembrar do clipe, mas vamos tentar esquecê-lo um pouco. Novamente um toque de reggae e a sensação de praia no fim de semana torna essa faixa a preferida daqueles que só querem uma música para encher o silêncio, que não tenha profundidade e que te permita cantar somente as partes que você se sente bem para cantar, ou seja, uma música de feel-good vibe. Traduzindo: música legal, que faz com que você se sinta bem. Nem mais, nem menos.

6. Marry You
O morango que não é do Nordeste.

E não é que a minha preferida é uma das mais comuns de todas? Marry You é pop rock daquelas para tocar em estádios mundo afora. Fala de um dos maiores problemas de Las Vegas: muito álcool e capelas. E os sinos tocando. Muito esquisito.

♪ It’s a beautiful night
We’re looking for something dumb to do
Hey baby, I think I wanna marry you ♫

7. Talking To The Moon
Um abacate podre.

Vocês já ouviram falar em power ballad? Bem, essa faixa é uma. Melosa, com um fundo super bem trabalhado, piano, cheia de aura e cantada do fundo do âmago até a exaustão. AHHHHH! Já deu. Próxima por favor, que meu estômago é muito delicado.

8. Liquor Store Blues
Manga amarela e gelada batida com rum.

Ótima. Quase tudo de bom que Mars pode tentar fazer ou dizer, musicalmente e liricamente falando está nessa canção. Pena que mais da metade do álbum já tenha se passado e a impressão não seja das melhores.

9. Count on Me
Um abacaxi com casca.

O que amigos devem fazer de verdade é alertar os outros dos perigos dessa canção. Pelamorrrr, não ouça.

10. The Other Side
Maçã do amor.

Eu sinceramente não sei nada sobre o outro lado, mas por outro lado, Mars chama por reforços e fecha sua salada musical, com um sabor exótico, quase experimental e por um segundo podemos imaginar o que seria desse álbum se ele tivesse tentado esse caminho ao invés de dar uma prova de tudo.
--

Só para ser coerente escolhi duas canções bônus da versão deluxe – para o mercado americano – para tentar explicar o que quero dizer com isso. Quando ao lado de nomes grandes do R&B e do reggae (os casos deste álbum) Mars parece que divide a pressão de ser agradável e simplesmente relaxa e se diverte criando e cantando, e faz de suas músicas uma experiência boa de pop e não apenas mais uma faixa pra tocar e pra vender. Mas quando deixado a sua própria sorte ele tenta colocar tudo junto no liquidificador, como se decidisse que assim ninguém poderia distinguir quais as falhas.

Felizmente Mars conseguiu ser o mínimo agradável. É o que conta. Mas eu no lugar dele, teria mandado gregos e troianos à merda e faria do CD o melhor possível, mesmo que fosse a única que acreditasse nisso.

JÚRI FINAL 

- Nota: Sde Salada. Era tanta coisa junta, que quase nem deu para dizer se era boa ou não, e você se viu obrigado a catar os pedaços que gostava.  
- Capa: Sem caminho. Se fosse assim, talvez fizesse juz ao fato dele ter se perdido totalmente no que queria dizer com esse álbum que no fundo, não disse nada.  
*Fangirlmomêtro: Febre de 37° – Nem me afeta.

BANCO DE DADOS

*Título: Doo-Wops & Hooligans
*Artista: Bruno Mars
*Gravadora: Atlantic Records 
*Ano: 2010
*Estilo: pop, R&B, soul,
*Álbum de estúdio
*Tracklist:
  1. Grenade
  2. Just the Way You Are
  3. Our First Time
  4. Runaway Baby
  5. The Lazy Song 
  6. Marry You 
  7. Talking to the Moon
  8. Liquor Store Blues [feat. Damian Marley]
  9. Count on Me
  10. The Other Side [feat. Cee Lo Green and B.o.B]
*Deluxe Edition (Americana): 

   11.  Just The Way You Are (Remix) [Feat. Lupe Fiasco] 
   12.  Somewhere in Brooklyn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME