dezembro 05, 2013

Sangue Bom: Trilhas Sonoras

Sangue Bom chegou ao seu derradeiro fim e o sabotador, ou no caso os sabotadores (a mandante e o pau mandado panaca), foram descobertos, e desculpa a falta de modéstia, mas acertei a mandante! A Malu (Fernanda Vasconcellos) ficou, graças a Deus, com o Maurício (Jayme Matarazzo), e o Bento (Marco Pigossi) e a Amora (Sophie Charlotte) parecem que vão conseguir construir uma nova história.

Já até estreou Além do Horizonte, "sua nova descoberta das 7h” (rs), e só agora, por motivos de estar fora do ar pirando com o TCC, é que vou falar sobre a trilha sonora de Sangue Bom que, venhamos e convenhamos, como diz a mamãe, é SENSACIONAL. Foi, com certeza, uma das coisas mais acertadas da novela. Lançada de uma só vez em junho, contando com três CDs, dois com os sucessos nacionais e um com os internacionais.

Só de olhar para o catálogo de músicas nacionais e internacionais dá pra sacar que a trilha sonora é bem eclética. Entre os sucessos tupiniquins tem MPB, tem pagode, tem “Camaro Amarelo”, tem até Mulher Mangaba, a querida Brunettý, na verdade a atriz Ellen Rocche, intérprete da funkeira e mulher fruta. E entre as faixas gringas temos alguns clássicos regravados no meio de uma playlist de pop atual. Coube até Justin Bieber com All Around The World.

Como as três compilações juntas têm mais de 40 músicas, ficaria extensivo e excessivo falar de uma por uma, então não seguirei o modelo de análise que a Fangirl costuma usar. Assim, eu preferi destacar as músicas de acordo com o que eu queria e, às vezes, precisava falar.

Primeiro, quanto ao resgate de muitas músicas antigas, seja com uma nova versão rítmica ou não. Segundo, sobre a suavidade de determinadas canções. Impressionou-me serem suaves sem caírem na chatice (não me batam, por favor) da Clarice Falcão ('tô' usando ela só porque ouvi gente reclamando dela e tal, e foi a primeira pessoa que me veio a mente pra comparar). Ou da Tiê que eu realmente não tenho paciência para aturar, por exemplo. Consigo me sentir embalada pelas músicas, sem analisar letra, ou pensar no eu-lírico e tal... Terceiro e último, mas não menos importante, é quanto a marca que acredito que a trilha e a novela tenham deixado. Não sei se sou só eu, mas quando ouço na rádio algumas músicas lembro imediatamente da novela. E se vejo alguma arte que referencie a novela penso logo em algumas músicas que compunham a trilha.

SAMBÔ - TODA FORMA DE AMOR by Va - Vários Artistas on Grooveshark
Toda a forma de amorSambô
A música de abertura da novela é também a primeira faixa do primeiro CD nacional e com certeza é uma das que marcou e foi marcada pela novela, permanecendo no imaginário das pessoas por um tempo. Escrita e cantada originalmente por Lulu Santos, a canção lançada em 1988 aparece aqui em uma versão pagode sobre a batuta do grupo Sambô, conhecido por transformar clássicos do rock em samba e pagode, que ou você gosta ou você o-dei-a. P'ra não cometer injustiças e, principalmente, pra não queimar a língua depois (nunca se sabe o dia de amanhã), vou me limitar a dizer que, nesse caso específico, achei sacrilégio tornarem uma música maravilhosa do Lulu em pagode. Eu até ouço e gosto de uns pagodinhos, mas disso não gostei. Começa a tocar eu ligo o Lulu na minha cabeça #prontofalei.

Composta por Jair Rodrigues e cantada originalmente por Luciana Mello, essa música é uma baladinha pop que com Thiaguinho ganhou a levada de pagode sem perder a suavidade original. Dessa eu até gostei, e tem outro motivo, a letra faz pensar em como a gente se sobrecarrega de coisas desnecessárias e em como poderia ser interessante se livrar disso e aproveitar uma vida mais leve, mais feliz. É uma música que faz muito bem ouvir, não importa a versão, e com certeza vai fazer você se lembrar da novela.

Até PenseiThaís Gulin
Música de 1968 de Chico Buarque regravada por muitos artistas e para a trilha sonora de Sangue Bom ganhou uma nova intérprete, Thaís Gulin, que por sinal tem uma linda voz. A canção manteve a suavidade de cantiga tanto da versão original quanto da versão, por exemplo, de Nana Caymmi. É a mais fina flor da MPB.

06. Calma Aí by Monique Kessous on Grooveshark  
Calma aíMonique Kessous
Composição da própria Monique Kessous, de longe a minha favorita desse CD. Não sei explicar o porquê, só sei que adorava quando ela começava a tocar na novela. Por mais que a suavidade venha acompanhada de uma letra meio triste, essa música não me afeta pra baixo, pelo contrário, entro em uma calma imediata e profunda. E não estou nem tentando analisar a letra, apenas sou levada pela melodia.

03. Vagalumes by Pollo on Grooveshark  
VagalumesPollo (part. Ivo Mozart)
Não é o primeiro novato nessa trilha, mas com certeza é o que mais teve e vai ter visibilidade. É uma das músicas que mais está associada à novela, uma das mais tocadas nas rádios e, medindo pela quantidade de celulares que tocaram perto de mim com “Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí / P'ra te ver sorri, eu posso colorir o céu de outra cor...”, uma das mais baixadas. Tema da marrenta Giane (Isabelle Drummond), a música é solar, alegre e bacana, apesar de ser um pouco chicletinha, mas chiclete por chiclete, temos outros nessa trilha (o que não vem ao caso)

02. De Janeiro a Janeiro by Roberta Campos-Nando Reis on Grooveshark 
De Janeiro a Janeiro Roberta Campos (part. Nando Reis)
Mais uma canção que na minha opinião marcou e foi marcada pela novela. Eu sinceramente não consigo ouvir essa música no rádio, no shopping e não pensar na novela e, principalmente, na Amora e no Bento, nos momentos de cumplicidade dos dois. Uma composição da própria Roberta Campos que compõe o CD de 2008 da cantora e que combinou muito com a novela.  

07. Poema by Ney Matogrosso on Grooveshark
PoemaNey Matogrosso
Composta em 1975 por Cazuza, essa música nunca cantada por ele, ganhou forte e belíssima interpretação com Ney em 1998. Provavelmente, é a música que mais me afeta tristemente e não consigo explicar o porquê. Só sei que me angustia. Lembro que assistir ao núcleo Perácio (Felipe Camargo), Rosemere (Malu Mader) e D. Glória (Yoná Magalhães), era sempre doloroso. A história deles já era complicada e a música dava um tom de ilusões despedaçadas, de presente fracassado devido a muitas decisões erradas do passado, que era a realidade do núcleo. 

Dias Melhores Virão - www.CdsParaBaixar.Org by Rita Lee - www.CdsParaBaixar.Org on Grooveshark
Dias Melhores VirãoRita Lee
Rita Lee e Roberto de Carvalho, seu marido, compuseram essa canção que integrou a trilha sonora do filme Dias Melhores Virão de Cacá Diegues, de 1989, e do qual a própria Rita participou. Tema da vilã-mor fútil e canastrona Bárbara Ellen (Giulia Gam), a música me faz pensar nas marchinhas de carnaval de antigamente, e até mais, me faz imaginar um belo baile de carnaval, daqueles de antigamente que ocorriam em sedes sociais de clubes da alta roda da sociedade. rs 

01 Flores by Sangue Bom on Grooveshark
FloresSambô
Primeira faixa do segundo CD é outra desnecessária versão pagode de mais um pop rock nacional incrível sob a batuta de Sambô. A opinião é a mesma que a registrada em Toda Forma de Amor, uma música sensacional de uma banda mais sensacional ainda, Titãs, lançada em 1989. Mas tem uma coisa que esqueci de falar antes, como sou do tipo que procura encontrar uma coisa boa num troço ruim, acredito que o fato de fazer parte da trilha de uma novela deu visibilidade e possibilitou que até sem querer algumas pessoas pudessem conhecer as versões originais dessas músicas incríveis de pessoas mais incríveis ainda. 

02 Quem É Você by Sangue Bom on Grooveshark
Quem é vocêFelipe Catto
Mais uma regravação que manteve a suavidade, apesar de possuir uma batida um pouco mais forte devido à bateria, da composição de Isolda e Eduardo Dusek e que foi sucesso na voz de Simone, lançado em 1995.

03 130 Anos by Sangue Bom on Grooveshark
130 anosAgridoce
Essa vem do primeiro CD do bem-sucedido projeto do casal Pitty e Martin Mendezz, Agridoce, que parece ter futuro. A música é outra que se destaca por sua suavidade que contrasta, mas ao mesmo tempo, não sei explicar o porquê, combina com a voz grave da Pitty. 

04 Alfazema by Sangue Bom on Grooveshark
AlfazemaCídia Luize
Outra que está na minha caixinha de favoritas é essa regravação de responsabilidade de Luize. Música de 1974, composta por Carlos Walker, também conhecido como... e que integrou a trilha sonora da novela O Espigão, também da Rede Globo. Para quem não se lembra, Cídia participou do programa de descoberta de novos talentos musicais Fama.

06 Fogo by Sangue Bom on Grooveshark
FogoCapital Inicial
Mais uma música que originalmente foi lançada há anos, mais especificamente em 1988 no álbum Você Não Precisa Entender (qual o número do CD, por exemplo, o quarto da carreira do Capital Inicial). Essa versão que compõe a trilha da novela é, provavelmente, a mais conhecida, a do Acústico MTV que saiu em 2000. 

07 Jacarandá by Sangue Bom on Grooveshark
JacarandáMichele Leal
Das canções suaves que fiz questão de destacar talvez essa seja a mais enjoadinha, porém ainda não consegui pegar ‘reiva’, como diria Adoniram Barbosa. E digo isso porque pra mim essa composição da própria intérprete em parceria com Alan Athayde exige algumas notas que de vez em quando arranham no ouvido, como se a cantora estivesse desafinando. 

09 Agamamou by Sangue Bom on Grooveshark
Agamamou Leandro Lehart
Samba-funk que não diz absolutamente nada, mas entrou nessa lista só pelo fato de ser de 1999 quando Leandro Lehart e o grupo Art Popular significavam a mesma coisa pra mim :P

12 Mordida de Amor (Love Bites) by Sangue Bom on Grooveshark
Mordida de Amor (Love Bites)Yahoo
De 1988 vem mais uma música, a versão nacional de Love Bites de Def Leppard e que estourou no Brasil inteiro com o grupo Yahoo, formado no mesmo ano. 

13 De Volta Ao Começo by Sangue Bom on Grooveshark
De volta ao começoNana Caymmi
Composição de Gonzaguinha que integrava o disco de mesmo nome lançado em 1980, e que ganhou essa interpretação marcante com Nana. Pura MPB. Só isso que tenho a dizer. 

01. Ho Hey by Vários Artistas on Grooveshark
Ho HeyThe Lumineers
A primeira faixa do CD internacional é um indie rock (ou indie folk) que também entra no quadro das mais tocadas nas rádios e, claro, é mais uma que está intimamente associada à novela. Não dá para ouvir e não lembrar das artes gráficas, dos personagens ou de algum momento específico. 

03. Some Nights by Vários Artistas on Grooveshark
Some NightsFun
Assim como a anterior e a próxima, essa música também carrega a marca da novela, assim como a novela se deixou marcar por essa canção. É mais uma que quando toca fica impossível na pensar em Sangue Bom. 

05. Feel So Close by Vários Artistas on Grooveshark
Feel so CloseCalvin Harris
Não acho que seja fácil eleger uma entre essas três últimas músicas como a que mais se destaca por fazer pensar na produção, porque sinceramente é páreo duro essa disputa. Essa é a mais dançante entre as três, com certeza, mas nem por isso posso dizer que seja a mais alegre e solar, pois estaria desconsiderando que as outras duas são tão alegres e envolventes quanto esta. 

12. Because You Loved Me by Vários Artistas on Grooveshark
Because You Loved MeJesuton
Regravação da mais que estourada composição de Diane Warren e interpretada tão magistralmente por Celine Dion que concorreu ao Grammy Awards e ao Academy Award (o Oscar, leso/a) em 1995. Sabe como é, aquela melosidade, você acaba lembrando da Dion e aí se você não gostou da música naquela época e/ou não gosta da Dion, não vai conseguir aturar. Tô mandando logo a real, não pense que é grosseria. 

13. Theme From New York, New York by Vários Artistas on Grooveshark
Theme from New York New YorkRonaldo Canto e Mello
O que falar de um clássico? P'ra mim, nada! Regravação muito boa de uma pessoa que já emplacou muitas outras músicas em novelas da casa. 

14. Mercedes Benz by Vários Artistas on Grooveshark
Mercedes BenzEdson Cordeiro
A música é a faixa bônus do CD de 1998 do cantor. E apareceu novamente no CD de 1999. Aqui aparece em uma versão de estúdio.

Sou do tipo que cantarola tudo quanto é música, das minhas favoritas até as mais baixas-horrorosas-que eu não suporto. E se estão nas novelas que eu assisto, piora. Mas nunca tinha tido uma identificação tão grande e intensa como aconteceu com a trilha sonora de Sangue Bom.


Sangue Bom foi ao ar pela Rede Globo no horário das 17 hrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME